quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O que (nós, fãs de shoujo) podemos esperar da Panini em 2012



Ontem, quando eu já estava de saída para Brasília, o Gyabbo me passou o link para um post muito importante que ele fez em seu blog. O assunto era a política da Panini em relação aos mangás em andamento e aos lançamentos de 2012. Ele conseguiu as informações por vias oficiais, através de uma conversa com Catharine Campos Paulossi, responsável pela área de marketing e produtos da área de mangás da editora. Muito bem, eu não vou comentar tudo o que está escrito lá, vou focar somente no que interessa ao blog, isto é, a relação da editora com o shoujo mangá. Por esta frase, já tirem que não houve uma palavra sobre josei ou BL ou yuri, portanto, acho que não convém alimentar esperanças vãs. Parece que em 2012 o foco da editora será lançar seinen e shounen, alguns desses materiais previamente cancelados pela Conrad. Mas vamos lá:
1. Otomen não foi cancelado: apesar de não vender bem, a editora se compromete a completar a série que, por sinal, está em andamento no Japão. Isso é bom, mas considero a promessa de nunca, jamais, voltar a cancelar um mangá uma grande falácia. Já disse e escrevi isso e repito: editoras não são instituições filantrópicas e em todos os países há títulos que, eventualmente, são cancelados. São as regras do jogo e não se enganem quanto a isso. Só torçamos para que isso não aconteça com nossas séries favoritas.

2. Último volume de Ouran só em abril: chato, eu sei, mas vamos ter que esperar já que não tem jeito. Os italianos (*e eu*) esperaram quase um ano pelos últimos volumes de Kiss & Never Cry...

3. Kimi ni Todoke e Kaichou Wa Maid-sama estão se saindo bem: suponho que isso signifique que estão vendendo bem, pois já é possível ter noção dessas coisas com três edições lançadas. É bom saber disso, afinal, são licenças importantes e mangás que precisam se destacar mesmo.

4. A editora não vai lançar mais que um ou dois títulos shoujo este ano, o objetivo é terminar o que foi começado: antes de gritar e se rasgar, vamos refletir. Quantos mangás shoujo em andamento a Panini tem hoje? Vou contar, excluindo Ouran, e se esquecer algum por favor, me lembrem nos comentários: Vampire Knight, As Estrelas Cantam, Otomen (*que deve voltar*), Kaichou Wa Maid-sama, Kimi ni Todoke, 07-Ghost, Zone-00. Salvo As Estrelas Cantam, nenhuma das outras séries está encerrada no Japão ou sinalizou isso. Não acho que algum desses mangás vão emendar trinta volumes mas são muitos títulos "em andamento" nas mãos da editora. Caímos na mesma situação que eu apontei para os shounen da Panini temos atrás em um Shoujocast, acho... Vejam que se a editora anunciar dois títulos mesmo será para colocar no lugar de Ouran e de Quando as Estrelas Cantam. Queria muito que um deles fosse Sailor Moon e que a editora nos surpreendesse com um josei. Quem sabe? De qualquer forma, não considero esse encaminhamento um desprezo com os fãs, nosso mercado é restrito e, bem, melhor termos um número razoável de títulos indo bem ou muito bem, do que vários títulos da mesma editora competindo entre si e se prejudicando a ponto de termos cancelamentos. Enfim, não estou passando a mão na cabeça da Panini, afinal, eles já tem condição de nos oferecer pelo menos um josei de peso, mas ponderando sobre as razões justas, a meu ver, da editora. Sem a Panini, não teríamos shoujo nas bancas ou somente esmolinhas de outras editoras.

5. Os preços vão aumentar: isso também era esperado... queria que a qualidade geral dos produtos acompanhasse o preço.
É isso, leiam, por favor, o post completo do Gyabbo, assim, vocês terão uma visão geral do que está para acontecer inclusive com os shounen e seinen da editora. É isso. :)
ATUALIZAÇÃO - 28/01: Esqueci de incluir dois detalhes. Há outro shoujo mangá terminando este ano, Shinshi Doumei Cross ou The Gentlemen's Alliance Cross, de Arina Tanemura, termina este ano. Ou seja, temos três shoujo encerrando. E esqueci de incluir um shoujo que foi anunciado, Mad Love Chase na conta. Ou seja, terminam três, provavelmente serão anunciados dois títulos, e teremos três shoujo para colocar no lugar. Continuo achando justo, razoável e racional. Obviamente, que não lançarem um josei é falta de visão, mas as editoras precisam aprender com seus erros.

7 pessoas comentaram:

Então, basicamente, o que podemos esperar é um 2012 mais magro que 2011 para os shoujo/josei.
Nada de Fumi Yoshinaga (sonho meu) à vista pelos próximos anos, pelo visto.

A Panini também vai lançar Kuroshitsuji/Black Butler, que tem um grande apelo ao público feminino ou que gosta de Shoujo.

Espero que um dos poucos shoujos que a panini pretende lançar este ano seja Sailor Moon, já passou da hora deste mangá ser publicado no Brasil.

Bem, Caio, apelo Black Butler tem, mas não é shoujo, então, não conta para mim. Talvez, entretanto, conte para a Panini. Sua observação não deixa de ser importante, sabe?

Olá, Valéria... Fico um pouco triste com o anúncio de poucos shoujos este ano, mas temos bastante em andamento, deixa eu perguntar, se vc esqueceu ou não são shoujos, tem ainda Gentlemen's Alliance e Karin. Tem tantos shoujos que gostaria de ver nas bancas e quando termina o ano e vc vê que não lançaram, fico com esperança de talvez ve-lo no próximo ano....

Gentlemen's Alliance eu esqueci mesmo... Mais um que termina este ano. Já Karin, não é shoujo: http://bit.ly/xR9ijl

Axo q eles até lançaram e tem bastante shoujo em andamento, ao ponto d ser sensato só lançar 2 a princípio ano q vem. Só axo falta d consideração essa d parar os títulos e ñ avisar nada sobre quando volta. ¬¬ É mta falta d consideração. Fora q Otomen por exemplo já teria volumes suficiente para uma renovação.

Verdade, apesar de não ser sohujo boa parte do fandom de Kuroshitsuji/Black Butler é formado de girls '-' acho que elas ficaram felizes com o lançamento ^^ Ouvi dizer que Mad Love Chase só sai em 2013 =/

Related Posts with Thumbnails