segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Japoneses elegem os Animes Shoujo que mesmo um Homem pode gostar



Passei pelo Sankaku (+18) e vi, depois de muito tempo, uma pesquisa que eu pudesse trazer para cá. Não que seja algo “Oh, que brilhante!”, mas é nossa área. Pois bem, o site anime.biglobe fez uma pesquisa na qual votaram 3548 pessoas. De quais animes shoujo até um home poderia gostar? A lista ficou com 32 títulos e alguns muito duvidosos... Há muito mahou shoujo daqueles bem infantis, tipo só para meninos até seus 10, 11 anos, aficionados pelo gênero, ou aqueles otakus que vão aos eventos de Precure fazer vergonha (*ou tentar algum ato pedófilo... faça uma busca no Sankaku e se assuste...*). Pois bem, os dez primeiros títulos foram traduzidos pelo Sankaku Complex e os dois do topo ficaram muito próximos, mas com vantagem segura para Fruits Basket. Um anime relativamente antigo, mas que se mantém bem lembrado, assim como o mangá.

Depois vem dois josei, Chihayafuru, que daqui a pouco tem segunda temporada, e Nodame, sucesso indiscutível. Aí, temos o shoujo mais bem cotado da temporada, Tonari no Kaibutsu-kun. E todos os shoujo importantes da temporada estão na lista, ainda que eu duvide que Kamisama Hajimemashita será lembrado daqui alguns anos... Já Sukitte Ii na Yo。 é encantador. Temmos, também, o anime mais importante da CLAMP, acredito eu, Sakura, que tem grandes méritos, e outro mahou shoujo, Shugo Chara. De novo pontuo, é muita magical girl, por mais encantadoras que elas sejam. Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love 1000% deriva de otome game. Sei lá, será que esse é o tipo de shoujo que atrairia um cara comum? Sei, não...

1. Fruits Basket - 391
2. Chihayafuru – 380
3. Nodame Cantabile – 319
4. Tonari no Kaibutsu-kun – 261
5. Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love 1000% – 211
6. Kamisama Hajimemashita – 202
7. Kimi ni Todoke – 196
8. Sukitte Ii na Yo。– 196
9. Card Captor Sakura – 159
10. Shugo Chara! – 132


A segunda turma da pesquisa é aberta por outro anime derivado de otome game, na verdade, uma série de animes. É material sobre o Shinsengumi. Depois, temos a série Sayuki, acredito que uma escolha mais consistente. O segundo anime top da CLAMP, Magic Knight Rayearth. Outra série com seus encantos. Aí, Hanadan... Só se o sujeito for fã de novelão. Muitos são. :) Precure, outra série de mahou shoujo. Meu marido ama uma das séries, mas é aquilo, aficionado pelo gênero. Honey & Clover, material obrigatório. Sailor Moon, as várias séries. Bem, a primeira série merece receber uma olhada de todo mundo. O resto, acredito que é mais para quem se apaixonou mesmo. Mikan Enniki, série humorística com família e bichos... eu não conhecia, mas saiu na LaLa. E fechando a série, mais mahou shoujo. Jewell Pet Tinkle☆ é material para criança.

11. Hakuōki Reimeiroku (Várias séries) – 126
12. Sayuki (Várias séries) – 112
13. Magic Knight Rayearth – 110
14. Hana Yori Dango – 67
15. Precure (Várias séries) – 61
16. Honey & Clover– 57
17. Sailor Moon (Várias séries) – 49
18. Mikan Enikki – 46
19. Jewell Pet Tinkle☆ – 44
20. Akazukin Chacha – 42


A terceira leva abre com NaNa e segue um monte de mahou shoujo, alguns infantis, ainda que isso não tire o mérito, não sei se seria material para apresentar para um cara comum. Aliás, o que não é garota mágica nessa parte da lista? Daa! Daa! Daa!, presence absoluta em várias listas, de tudo o que se pode imaginar... Koko Wa Green Wood, que é comédia escolar e muito divertida, além de outro novelão, Skip Beat. E Aka-chan to Boku, claro! Mas, sei lá...

21. NANA – 42
22. Hime-Chan no Ribbon – 39
23. Onegai My Melody ~Kuru Kuru Shuffle~ – 36
24. Aikatsu! – 36
25. Jewell Pet Kira☆Deco! – 36
26. Pretty Rhythm (Várias séries) – 36
27. Daa! Daa! Daa! (Ufo Baby) – 32
28. Skip Beat! – 31
29. Aka-chan to Boku – 31
30. Ojamajo Doremi (Várias séries) – 26
31. Koko Wa Green Wood(OVA)– 22
32. Animal Tantei Kiruminzoo – 20


O que eu apresentaria para um cara que não fosse fã de shoujo? E não discordo da lista toda, não, eu recomendaria Nodame, Honey & Clover, NaNa. Sakamichi no Apollon, sem dúvida é uma ausência curiosa... será que o povo não gostou do final, como eu? Karekano é outra das séries que poderiam servir de cartão de visitas. Se fosse alguém que curtisse comédia e já conhecesse algo de anime, Ouran Host Club. Please Save my Earth e Basara, seriam duas outras recomendações seguras. Paradise Kiss seria outra recomendação. Oniisama E... seria uma recomendação, também.  Tsubomi e Mizuiro Jidai (Aqua Age) para quem quisesse ver como animes podem discutir educação sexual de forma bem consistente e acessível para um público infanto-juvenil. Se não fosse um sujeito preconceituoso e/ou mentalmente preguiçoso, também caberia recomendar Shoujo Kakumei Utena, claro. E dos clássicos, Ace wo Nerae e a Rosa de Versalhes.

8 pessoas comentaram:

É tão importante ligar à demografia? Sou homem, gosto de shoujo, tanto como gosto de shounen e muitos outros géneros, e não tenho rótulos nem justificativas para gostar de X série. Simplesmente gosto.

Na verdade, não é importante, pois cada um gosta do que quiser. No entanto, é curioso alguém se dar ao trabalho de fazer uma lista.

Agora, obviamente, existe um público alvo. Ainda que alguns animes se proponham a tentar se tornarem mais universais, como é o caso de Sailor Moon, é fato que existe um público alvo principal. Precure é feito para menininhas. Hana Yori Dango é um novelão feito para garotas adolescentes. Se você não gosta de novelão, sendo homem, ou mulher, não vai curtir, mas o apelo maior é para as mulheres.

é preciso não perder essas coisas de vista, também.

realmente buenisimo me encanto¡¡

Precure não por favor rs.
Indicaria alguns da lista, chihayafuru vi c meu namorado e ele adorou e está esperando tanto quanto eu a continuação. Paradise tinha q tá na lista.Nana é meu favorito!
Ah Valéria, kamisama Hajimemashita é mto fofo e engraçado.

Precure não por favor rs.
Indicaria alguns da lista, chihayafuru vi c meu namorado e ele adorou e está esperando tanto quanto eu a continuação. Paradise tinha q tá na lista.Nana é meu favorito!
Ah Valéria, kamisama Hajimemashita é mto fofo e engraçado. To gostando mto dos 3 shoujos da temporada mas um q senti falta foi Kimi ni todoke, conheço vários homens q gostaram bastante do anime.

To gostando mto dos 3 shoujos da temporada mas um q senti falta foi Kimi ni todoke, conheço vários homens q gostaram bastante do anime.

Bom, para quem assumidamente não é fã do gênero, eu vou fazer a lista dos que assisti até o fim ou gostei, mesmo não assistindo.

1) Nana: eu estava vendo na época da faculdade de design e até gostava do universo da série. Pra mim a graça era a miríade de referências em diferentes campos, a autora falava com propriedade.

2) Lovely Complex: esse eu consegui ver até o final, mas não acho que conseguiria rever. Isso porque ele funcionava muito bem como comédia ANTES dos dois virarem um casal. Senti que a série desanda, eu cheguei a te falar isso.

3) Rosa de Versalhes: okay, é clássico. Nem tem como fugir disso. Mas eu gosto mais dos primeiros episódios, mais movimentados, do que aquilo que veio depois.

4) Pygmalion (ou Pigumario): Esse só é considerado shoujo porque saiu na Hana to Yume. Sinceramente acho que ele estava na revista errada.
http://www.youtube.com/watch?v=KOLP0TwTmiM
Dica: procure material em francês, porque em inglês ninguém dá nem trela para isso...
http://www.dailymotion.com/video/xv4wqx_pygmalion-01-vf-hd_creation?search_algo=2

5) ... é, tá fogo. Fica no quatro mesmo. Mas se eu incluísse mangás, eu com certeza incluiria os da Keiko Suenobu. Ela é boa. :)

Opa, corrigindo: "mesmo não assistindo tudo.

Related Posts with Thumbnails