sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quais os animes mais representativos dos anos 1990?



Depois de algum tempo sem postar esses rankings de popularidade japoneses, achei um que poderia ser interessante trazer para cá. O Sankaku (+18) traduziu os quinze primeiros colocados, eu traduzi mais cinco e são 50 votados no total. Quem quiser, pode dar uma olhada no site original, foram 1754 votantes e, bem, passou dos três primeiros, a coisa fica muito pulverizada, daí, decidi não traduzir o resto. Preguiça, eu sei, mas todo mundo tem às vezes. Segue o top 5:

1. Neon Genesis Evangelion – 173
2. Detetive Conan – 172
3. Princess Mononoke – 162
4. Sailor Moon – 79
5. Nadia: The Secret of Blue Water – 60

O primeiro lugar é óbvio, Evangelion é um fenômeno e se mantém vivo até hoje. Só por conta disso merece liderar o ranking, mesmo não sendo nem de longe um anime que eu curta. Detalhe, passou no Brasil, não foi TV aberta, mas passou. Locomotion, saudades de você! Detetive Conan é um anime simpático, baseado em um mangá mais simpático ainda e publicado até hoje. Inspiração? Sherlock Holmes, claro. Conan é homenagem a Sir Arthur Conan Doyle. Princess Mononoke, que teve dublagem brasileira, que deveria ter saído aqui e nada. Um dos melhores da Ghibli. Sailor Moon. Precisa comentar? E Nadia: The Secret of Blue Water. Outro anime legal, que deveria ter vindo para cá. Do top 5, vejam bem, só dois passaram aqui e, mesmo assim, de forma capenga.

6. Yu☆Yu☆Hakusho – 56
7. After War Gundam X – 46
8. Yuusha Keisatsu J-Decker – 41
9. Martian Successor Nadesico – 40
9. Yūsha Tokkyū Might Gaine – 40


Yu☆Yu☆Hakusho, outro que dispensa apresentação. Passou no Brasil, na saudosa TV Manchete. Mangá saiu aqui. E até lançaram parte ou tudo em DVD. Não sei mesmo. Nunca foi dos meus favoritos, mas no deserto que era a TV brasileira, eu vi boa parte dos episódios. Até hoje, uma das melhores versões para músicas de abertura e encerramento feitas no Brasil e das dublagens mais inspiradas. Outros temos... O resto é anime de robô gigante. Dos quatro, só conheço Nadesico. Vi até o capítulo 5, aí, mataram minha personagem favorita e eu larguei. Aceito que matem minhas personagens favoritas, mas não de forma estúpida, tampouco no início do seriado. Só sobrou gente chata... ^___ ^

11. Taiyō no Yūsha Fighbird – 39
11. Slayers – 39
11. Densetsu no Yuusha Da Garn – 39
14. Haō Taikei Ryū Knight – 37
15. Gundam Wing – 36



Slayers passou na Bandeirantes, TV aberta, e com a protagonist dizendo na cara grande que estava menstruada. Não era uma dublagem nota 10, mas tinha seus momentos. Gundam Wing foi sucesso. Podem se rasgar fãs de Gundam, mas foi. Pode ser ruim (*muito*), aliás, mas caiu no gosto popular, lá no Japão, nos EUA e aqui. Outro que passou na TV por assinatura no Brasil. Mangá saiu de forma lixenta pela Panini. Os outros são animes de robô gigante. Não conheço. Não se espantem, só conheço animes de robô gigante dos anos 1970, Go Nagai na veia, e Macross.

16. Ōgon Yūsha Goldran – 35
17. Akazukin Cha Cha – 31
18. Shoujo Kakumei Utena – 30
19. Macross 7 – 29
19. Fushigi Yuugi – 29




Akazukin Cha Cha, anime famoso de garota mágica, série retomada em formato mangá recentemente. Não vi nada, grande omissão. Shoujo Kakumei Utena, série pós-moderna e mais que fundamental. Lembrem-se que é o anime para a TV, não o filme ou os mangás. Aliás, mangá saiu aqui pela JBC. Macross 7... acho que desse não lembro nem das músicas... Acho... Goldran também é anime de robô gigante. E fechando os vinte, Fushigi Yuugi. Olha, não seria minha escolha, mas veja que no meio da pulverização, conseguiu ficar no top vinte. Grande façanha. Ao todo, são quatro shoujo animes entre os 20, dois são mahou shoujo. Onze animes são de robôs gigante, contado aí Evangelion. E para você? Quais foram animes mais representativos dos anos 1990?

GOSTOU?

5 pessoas comentaram:

Cadê Escaflowne??? Choquei!

Evangelion na Tv aberta foi exibida na Rede NGT com a dublagem da Locomotion há 4 anos.

Escaflowne, sem dúvida. E Sailor Moon, que já estava na lista.

Eu amo Gundam Wing até hoje... Lembro que passava na mesma hora de Malhação, aqui nos anos 2000, e eu nem ligava por ser a única menina da minha sala que não fazia ideia de quem era a tal da Vagabanda... kkkkkkk
Também gostei muito de Nadesico. Mas, nos anos noventa mesmo, eu era toda Sailor Moon. ^^

Related Posts with Thumbnails