sexta-feira, 26 de julho de 2013

E Jane Austen vai enfeitar a nota de 10 Libras


Anteontem, o Banco da Inglaterra anunciou que Jane Austen irá substituir Darwin nas notas de 10 Libras em 2017.  Pelo que entendi, e já comentei isso por aqui, as notas de libra tem suas efígies trocadas de tempos em tempos.  O problema é que a maioria absoluta das caras que ilustram o dinheiro britânico é masculina, daí, uma mulher chamada Caroline Criado-Perez liderou uma campanha para que, quando chegasse a vez de trocar o rosto de Darwin por outro, o rosto fosse feminino.  Até hoje, se não me engano, somente três mulheres apareceram nas notas de Libra, a Rainha, claro, Florence Nightingale e Elizabeth Fry, só que esta última cedeu espaço para Churchill.


A escolha de Austen é uma homenagem à grande romancista, uma das mais importantes da literatura inglesa, e ao aniversário de 200 Anos de Orgulho & Preconceito, o romance em língua inglesa de maior vendagem.  O problema é que, pelo menos aqui no Brasil, o povo não entendeu a razão da mudança (*não que isso faça diferença, afinal, o dinheiro é inglês e Austen é Austen*) e tem gente achando que as feministas fizeram uma campanha para tirar Darwin, criatura 1000 vezes mais importante que Jane Austen, ou que há mulheres mais importantes a se homenagear.  Bem, importância é critério subjetivo, e a questão é a baixa representatividade das mulheres nas notas inglesas, não o absurdo de dizer que Austen não merece a homenagem.  Outra tolice é não se informar sobre a rotatividade dos rostos e vir com o papo de “como podem ter tirado Darwin para dar espaço para Jane Austen!”.  Darwin ia sair de qualquer jeito, pessoal, o importante, neste caso é que uma mulher aparecesse na nota.  Vitória para Caroline Criado-Perez e Austen merece, também, assim como outras mulheres.  Quem sabe nas próximas mudanças de rosto?

GOSTOU?

1 pessoas comentaram:

Muito merecido Jane estampar as notas. Essa galera que não concorda está apenas falando besteira. Só é uma pena que ainda vai demorar muito para essas notas serem lançadas.

Related Posts with Thumbnails