segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Revista Da Vinci elege os melhores mangá-kas do Japão


A revista literária Da Vinci publicou mais um desdobramento do seu já tradicional the Book of the Year.  Agora, a partir do voto de 4619 pessoas, entre leitores da revista, livreiros, jornalistas, e outros profissionais, foi feita a lista dos melhores mangá-kas, ou daqueles que são mais amados pelos votantes.  Como não poderia deixar de ser, são duas categorias, feminino e masculino.  O Manga News (*e o Comic Natalie deve ter postado, também*) publicou a lista:

FEMININA
1. Chica Umino (Honey and Clover, Sangatsu no Lion)
2. Hiromu Arakawa (Silver Spoon, Fullmetal Alchemist, Hero Tales,etc.)
3. Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inu Yasha, Maison Ikkoku,etc.)
4. Yuki Suetsugu (Chihayafuru)
5. Akimi Yoshida (Kamakura Diary, Banana Fish)

Das cinco manga-kas, uma, Rumiko Takahashi (*e me corrijam se estiver errada*), só publicou shounen, e é uma dos maiores mangá-kas de sua geração. Hiromu Aikawa até publica um shoujo, mas seu sucesso se deve aos seus mangás shounen.  Chica Umino virou estrela com Honey & Clover, mas está publicando seinen.  Exclusivas mesmo dos mangás femininos até agora são Akimi Yoshida e Yuki Suetsugu, esta última deu a volta por cima e riu por último de quem achou que sua carreira iria acabar.

MASCULINA
1.  Eiichirô Oda (One Piece, Wanted)
2. Goshô Aoyama (Détective Conan, Yaiba)
3. Mitsuru Adachi (Touch, H2, Short Program,etc.)
4. Yoshihiro Togashi (Hunter x Hunter, Yuyu Haksuho, Level E)
5. Akira Toriyama (Dragon Ball, Dr Slump,etc.)

Só um comentário: Ufa! O autor de shingeki no Kyoujin não entrou. :)  Aliás, foi por isso, que não coloquei "melhores do ano"...

2 pessoas comentaram:

Bom ver o mestre Adachi Mitsuru na lista.

Acho justo a colocação, tendo em vista que ser melhor não é so questão de uma obra em si, mas sim de dedicação e persistência em seu trabalho e respeito pelos fâs!

Related Posts with Thumbnails