domingo, 11 de janeiro de 2015

QUais os mais influentes animes de esporte de todos os tempos? Os japoneses elegem seus favoritos


A Charapedia perguntou para 10 mil pessoas quais os animes de esportes mais influentes.  Havia uma lista de pré-selecionados com 84 títulos e os vinte primeiros entraram no ranking.  Quando olhei a lista me espantei mais com as ausências shounen, Ashita no Joe (あしたのジョー) e Kyojin no Hoshi (巨人の星, Star of the Giants), assim como a posição de Touch (タッチ) na lista.  No entanto, quando a gente lê que 75,6% dos votantes era adolescente ou na casa dos 20 anos e que 53,4% eram mulheres, dá para entender o motivo.  Os mais votados, salvo as exceções esperadas como Slam Dunk e Captain Tsubasa (キャプテン翼), são ou material muito recente, sucessos do momento, mas com uma penetração entre o público mais velho, ou material que depende muito das fujoshi (fans de yaoi) para conseguir se criar.  

Enfim, mas por que publicar a lista no Shoujo Café?  Publico porque há um shoujo listado e não é qualquer shoujo, trata-se de Ace wo Nerae! (エースをねらえ!), uma das minhas séries animadas favoritas.  Além disso, a força desta série no imaginário japonês se confirma, pois, dentre as vinte selecionadas, ela é a mais antiga. A primeira temporada animada é de 1973/74 e o último material animado de Ace wo Nerae! são os 12 OAVs de 1989.  Ainda  que a série tenha sido revivida  em um dorama mais recente (2004), a lista tem por base a animação. 

Olhando a lista com os 84 títulos, só identifiquei mais dois, Attack No. 1 (アタックNo.1) – primeiro shoujo mangá e anime de esportes – e Chihayafuru (ちはやふる).  Talvez, exista outro, mas duvido muito.  São raras as adaptações de shoujo de esportes para animação e algumas séries são somente medianas  Hikari no Densetsu (光の伝説) e mesmo grandes sucessos como Crimson Hero (紅色HERO Beni-iro Hīrō) nunca se tornam animação. Curioso, no entanto, é que um dos esportes mais amados pelos japoneses, a patinação artística tenha tanta representatividade nos shoujo e josei mangá e nenhuma, pelo menos impactante, presença na animação. Mas já me estendi demais, segue os 20 animes mais votados:

20) Aim for the Ace! (Tênis)
19) Giant Killing (Futebol)
18) Kenkou Zenrakei Suieibu Umishou (Natação)
17) Baby Steps (Tênis)
16) Hajime no Ippo (Boxe)
15) Touch (Baseball)
14) H2 (Baseball)
13) Ro-Kyu-Bu! (Basquete)
12) Big Windup! (Baseball)
11) Eyeshield 21 (Futebol Americano)
10) Inazuma Eleven (Futebol)
9) Ace of the Diamond (Baseball)
8) Yowamushi Pedal (Ciclismo)
7) Captain Tsubasa (Futebol)
6) Free! (Natação)
5) Major (Baseball)
4) The Prince of Tênis (Tênis)
3) Haikyuu! (Vôlei)
2) Slam Dunk (Basquete)
1) Kuroko’s Basquete (Basquete)

Alguns sites brasileiros publicaram esta lista, mas não havia link para a pesquisa. Fui atrás, claro, e usei o Crunchyroll para chegar até a Charapedia. E para quem quiser ver Ace wo Nerae!, a primeira série foi toda legendada em inglês.  Há, também, o movie resumão de 1979, também legendado em inglês, que, em alguns momentos, é até mais fiel ao mangá, porém, não tem a mesma magia e criatividade da série de 1973.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails