terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Rumiko Takahashi indicada ao Hall da Fama do Eisner Award. Moyoco Anno está indicada a um dos prêmios, também!


Alguém me perguntou se eu sabia se a criadora de Ranma 1/2 (らんま½), Inuyasha (犬夜叉), Maison Ikkoku (めぞん一刻) e muitas outras séries de sucesso, tinha sido indicada para entrar no Hall da Fama do Eisner Award.  Soube naquela hora, não estava atenta aos Eisner, porque, bem, esqueci e por geralmente não rolar nenhum barraco nessa premiação, basta ver a diversidade presente nas indicações este ano.  Trata-se, acredito, da mais importante do gênero nos EUA, com várias categorias, muita gente considera os Oscar dos quadrinhos.  A entrega dos prêmios ocorrerá no San Diego Comic-Con em 22 de julho. Além de Rumiko Takahashi, os outros candidatos a entrarem para o Hall da Fama são:

Lynda Barry
Kim Deitch
Rube Goldberg
Edward Gorey
Bill Griffith
Matt Groening
Jack Kamen
Francoise Mouly
George Perez
Antonio Prohias
P. Craig Russell
Jacques Tardi
Herb Trimpe

Segundo o Rocket News 24, dois indicados entrarão para o Hall da Fama este ano.  Takahashi já havia sido indicada em 2014 e é inegável a sua importância para a popularização dos mangás nos EUA, lá na época em que se publicava Ranma 1/2 em formato americano.  Takahashi já foi - não sei se ainda é - uma das mangá-kas mais ricas do Japão e sempre se dedicou a publicar shounen mangá com muito sucesso.

Nos prêmios Eisner há, também, uma categoria para melhor edição americana de material estrangeiro partida em duas partes, pois uma é somente para mangá.  Moyoco Anno está indicada por In Clothes Called Fat ou Shibou to Iu Na no Fuku wo Kite  (脂肪と言う名の服を着て) , uma história bem pesada sobre uma mulher que sofre de distúrbios alimentares e é submetida a um relacionamento abusivo.  Eu fiz a resenha, está aqui.

2 pessoas comentaram:

Valéria, desculpa perguntar, mas qual o site que você usa pra comprar mangás na Itália/ou da Itália. Eu tenho visto várias indicações suas aqui e gostaria de adquirir alguns, mas desconheço sites e livrarias confiáveis pra comprar mangás que não seja Amazon e bookdepository. Desde já agradeço a atenção. Obrigada.

Que diferença abissal entre Eisner e Angouleme!
mulheres premiadas!!
Dúvida: Como se chama do GP do manga no Japão ?

Related Posts with Thumbnails