terça-feira, 23 de agosto de 2016

Pai mata o filho de 12 anos no Japão, porque ele não queria estudar para um vestibulinho


Segundo vários sites (*estou usando o IPC digital*), um menino de 12 anos foi esfaqueado pelo pai no bairro Kita, Nagóia (Aichi).  O pai, Kengo Sataki, 48 anos, à princípio afirmou que havia acontecido um acidente.  A autópsia, no entanto, sugeriu outra coisa... pressionado, o pai confessou que havia esfaqueado a criança, o menino Ryota, porque ele não estudava o suficiente, não mostrava interesse em fazer o vestibular para cursar o ginásio na escola particular de elite na qual o pai estudara.  O pai “perdeu a paciência” e atacou o filho único.  A mãe estava fora trabalhando.  O pai carregou o menino nos braços à pé até o hospital que ficava a 100 metros da residência.  

Por onde começar a comentar um caso triste como esse?  Por que publicá-lo aqui?  No Japão, a pressão sobre as crianças e adolescentes para que tenham ótimas notas, passem nas provas de seleção e entrem nas melhores escolas.  Os danos psicológicos muitas vezes são mostrados em vários mangás e animes.  Ao mesmo tempo, se essas crianças não são bem sucedidas, os pais se vêem como corresponsáveis, envergonhados socialmente.  Séries como Life, Confidential Confessions mostram como o desdobramento disso tudo pode ser a violência.  Neste caso, a coisa se materializou em um assassinato, é um exemplo extremo, 99,9999% não termina desse jeito, claro.  Tenho pena do menino, que se recusava a estudar para entrar na escola que o pai frequentara, e pelo pai, também preso nessa cadeia de deveres, honra e vergonha.  No final das contas, para quê?  É preciso repensar certos comportamentos e práticas.

2 pessoas comentaram:

Muito triste. Os pais tem que parar de exigir tanto assim dos filhos.

Nossa muito verdade isso que você escreveu, quantas vezes eu não já ouvi alguém comparando a educação daqui com a do Japão, dizendo que lá só existem gênios e coisas do tipo. Essas pessoas não sabem a pressão que essa crianças sofrem. Meu pêsames para essa família.

Related Posts with Thumbnails