quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Quais animes da Era Showa os japoneses gostariam que fossem refeitos?



Reboot é uma palavra que volta e meia aparece em manchetes de noticiários.  Jornada nas Estrelas (Star Trek), Os Caça Fantasmas são reboots famosos do momento.  Reboot, bom avisar, não é remake, pode contrariar o canon estabelecido para uma série ou mesmo a obra original.  Nesse caso, acredito que o termo se aplique, afinal, as obras já nasceram neste formato.  A meu ver, o melhor reboot de animação (*baseada em mangá*) que os japoneses já fizeram foi Patrulha Estelar (*Yamato*).  Ficou muito, muito bom e superior ao anime original em seu roteiro e composição de personagens.

A pesquisa do site Anime Anime se aplica a animes que derivados de mangá (*salvo Gunbuster, se não me engano*).  Caberia então a palavra reboot?  Sim e não, afinal, quando um anime faz muito sucesso - e isso poderia se aplicar a uma adaptação de livro - uma revisita, não raro, vai olhar para o original e para as versões para cinema e/ou TV.  Isso se aplica aos rebbots e aos remakes indistintamente, eu diria. Caso clássico?  Orgulho & Preconceito de Jane Austen.  Quantas vezes vocês já viram Mr. Darcy com a camisa molhada ou se largando em um lago?  Pois é, não está no livro... A lista que o site produziu foi a seguinte:

1. Galaxy Express 999
2. Macross
3. Akira
4. Dragon Ball
5. Sherlock Hound
6. Captain Tsubasa
7. Aoki Ryuusei SPT Layzner
8. Gunbuster
9. Space Adventure Cobra
9. Armored Trooper Votoms

Gunbuster, clássico da ficção científica
apesar da roupa de ginástica fanservice.
Para quem não sabe, a Era Showa corresponde ao período do governo do Imperador Hiroito, o único líder do Eixo que foi preservado ao final da 2ª Guerra, e que se estende de 1926 até 1989.  O recorte temporal foi grande, mas as escolhas praticamente se limitaram ao final dos anos 1970 e anos 1980.  Senti falta de muita coisa.  Ashita no Joe, por exemplo.  Ace wo Nerae é outro, porque eu sei que fez sucesso para além dos limites do público feminino original do mangá.  O primeiro Gundam, cadê ele?   E Touch????   Nenhum mahou shoujo?  Enfim, mas amostragem é tudo, vamos lá!  

A pesquisa foi feita entre 13 e 18 de setembro com 475 pessoas, 70% eram homens.  Bingo!   A desproporção entre os gêneros deve ter tido um impacto grande nesse resultado aí de cima.  Outro ponto, 30% eram adolescentes e pessoas na casa dos 20 anos.  Esse pessoal não assistiu aos animes da Era Showa quando exibidos.  O site dá dados incompletos e diz que 20% do grupo tinha 40 anos ou mais. Isso dá 50% somente.  E os outros 50%?  Deveriam ter colocado um gráfico mais claro.

O espetacular Ace Wo Nerae.
Nenhum shoujo.  Vocês devem se perguntar o motivo para essa pesquisa aparecer aqui no Shoujo Café.  Normalmente, não publico pesquisas que não trazem um shoujo ou josei nos resultados.  Bem, motivo um nostalgia.  Eu vi uma parte considerável desses animes e alguns foram muito importantes quando eu estava na adolescência e na juventude.  Amo Gunbuster, por exemplo.  Acho uma ferramenta maravilhosa para ensinar Física para adolescentes.  É dramático, tem um roteiro poderoso boa parte do tempo e, sim, é uma homenagem ao meu mais que favorito Ace Wo Neare. 💞  Este é o motivo da publicação, mas está faltando muita gente e a lista poderia ser diferente com menos pessoas pós-era Showa e com mais mulheres, isto é certo.  

Se me perguntassem o que eu gostaria de ver refeito, diria que já passou da hora para que A Rosa de Versalhes tivesse uma nova animação que bebesse diretamente no mangá, mas não se esquecesse de coisas que funcionaram muito bem no anime.  Sim, quem me conhece sabe que tenho pesadas críticas ao anime do final dos anos 1970, a começar pela releitura machista que fizeram de protagonista, algo que fez com que, no Japão, o anime fosse um fiasco na sua primeira exibição.  Agora, ele tem uma trilha sonora linda, é poético em muitos momentos, tem um character design maravilhoso e algumas cenas que foram colocadas na versão para TV superaram o original.  A do quadro, por exemplo, é uma delas.

Minky Momo, cadê?!  Nenhum Mahou Shoujo?
P.S.: Tropecei na pesquisa no Sankaku Complex.  Só aviso que é NSFW e para maiores de 18 anos.  É pesada a coisa lá, mas, volta e meia, eles publicam algo legal.

GOSTOU?

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails