quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Comentando o primeiro episódio de Yuri!!! on ICE


Assisti o primeiro capítulo de Yuri!!! on ICE (ユーリ!!! on ICE) hoje pela manhã e preciso comentá-lo.  O anime tem muito de clichê, mais humor do que eu gostaria e terá uma visível pesada carga yaoi, mas o protagonista, que pelas últimas informações eu acreditava que iria odiar, é interessante.  Acho que é por causa dele, mais do que nada que o anime vale a pena.  

Yuri Katsuki é o nosso protagonista.  Começamos o anime com uma derrota humilhante do rapaz no Grand Prix Finale, em Detroit.  Yuri termina em último, é hostilizado pela estrela em ascensão da patinação, Yuri Plisetsky, e não tem coragem de tirar uma foto com seu grande ídolo, Victor Nikiforov, o veterano russo que ganhou tudo o que é possível no esporte.  Yuri, então, volta para a faculdade e passa um ano inexpressivo concluindo seus estudos.  Depois, conforme vamos conhecendo melhor a personagem, ficamos sabendo que ele sofre de crises de ansiedade, tem tendência à depressão e que sofre de compulsão alimentar (binge eating).  Para piorar, ganha peso com facilidade.  

A barulhenta e super pinguça, Minako-sensei.
Formado e ainda depressivo, Yuri retorna para sua cidadezinha, Hasetsu, em Kyushu, onde sua família tem uma pousada com um ousen.  A decadente cidade turística tem cada vez menos habitantes.  A maioria dos jovens partem, ficam os velhos, principalmente.  Na comunidade, Yuri é um astro.  Passaram-se cinco anos e, ainda assim, ele é visto como um astro e modelo.  Ele é recebido efusivamente pela sua antiga professora, Minako-sensei, que observa de pronto que ele está acima do peso.  Rever a família e a terra natal faz bem para Yuri e ele decide retomar sua carreira.

Mais tarde, já no fim do dia, ele segue para o ringue de patinação da cidade e reencontra sua amiga de infância, Yuko.  Não dá para saber se ela e o marido são donos (*mais provável*), ou empregados.  Yuko é mais velha que Yuri e foi sua fonte de inspiração quando ele, criança, se tornou patinador.  Eles inclusive patinaram em duplas.  Yuko lhe apresentou seu ídolo, Victor Nikiforov, e os dois passaram a acompanhar a carreira do russo.  Yuri pede para patinar, apesar do estabelecimento já ter fechado, pois quer apresentar uma performance para Yuko.  Yuri simplesmente apresenta uma linda e perfeita série, a mesma que dá a vitória no Grand Prix para Nikiforov.

Yuko, a amiga ex-patinadora.
O que nem Yuko, nem Yuri sabiam, é que as trigêmeas, filhas da moça, filmaram a apresentação impecável do protagonista e a colocaram na internet.  É um sucesso imediato, ela viraliza e chega até Victor Nikiforov.  O russo, entediado por suas muitas vitórias, decide mudar sua vida e partir para um novo desafio.  Ele segue para o Japão e, no final do episódio, ele se apresenta para Yuri e diz que quer ser o seu novo treinador.  Imagino a reação enlouquecida de Minako-sensei no próximo episódio...

Enfim, o primeiro episódio de Yuri!!! on ICE teve uma animação excelente, que garantiu a beleza e a emoção que um anime sobre patinação no gelo exige.  Será que a qualidade irá se manter a mesma ao longo de todos os capítulos?  Eu realmente tenho minhas dúvidas.  A abertura do anime foi belamente animada, também, a música e tudo combinou bem.  Trata-se de uma apresentação de Yuri.  Ela é bonita, muito mesmo em seus tons predominantemente azuis.  Já o tom do encerramento é mais alegre e com muito fanservice.

O belo Viktor.
Falando em fanservice, tenho certeza que Yuri on Ice!! fará muito sucesso com as fujoshi.  Só no primeiro capítulo já tivemos um fanservice – sim, foi inegável – violento de Victor Nikiforov.  Sintam o final do episódio: close nas pernas musculosas e bem delineadas, depois a câmera para nas nádegas do moço, assim, sem nenhum motivo, e, por fim, ele é mostrado de frente, nu, mas com aquela luminosidade sobre as genitais.  Fiquei esperando o sangramento nasal de Yuri.  

Fora isso, o outro patinador russo, o jovem Yuri Plisetsky, é o típico tsundere, sua aparição foi agressiva e ele avis que só existe espaço para um Yuri nos ringues de patinação.  Quero ver como vai ficar a relação quando ele descobrir que Viktor se mudou de mala e cuia (*levou até o cachorro*) para a casa do outro Yuri... Se o encerramento do anime está mostrando o futuro, ele também deve ir morar no Japão e ser o outro pupilo de Viktor.

Yuri X Yuri
Digo o seguinte, Yuri!!! on ICE tem muito potencial.  O primeiro episódio foi bonito e emocionante, ainda que com um tom cômico mais exagerado que que eu gostaria.  O protagonista é crível e seu drama não pareceu exagerado.  Espero que ele  continue gostável ao longo do seriado.  Resta saber que tipo de treinador é Viktor.  Será que ele será um oni couch (*treinador demônio*) como o de Ace Wo Nerae (エースをねらえ! ) e Swan~Hakuchou~ (スワン 白鳥), ou vai ser um sujeito bonzinho?  Esperemos o capítulo 2.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails