terça-feira, 1 de agosto de 2017

Quais são as personagens mais "Tsukkomi" dos animes?


Passando pelo Goo Ranking, me deparei com este ranking das personagens mais tsukkomi (ツッコミ) ds animes.  Primeira questão, que é tsukkomi?  Eu nunca tinha visto esta palavra.  OK, OK.  Vamos ao Urban Dictionary:
O cara furioso.  Normalmente utilizado para descrever a personagem dos animes japoneses que é frustrada, desvalorizada, ou simplesmente parece irritada.  O tsukkomi tentar manter um rosto calmo, somente para ser frustrado por alguém, ou alguma coisa, que considera irritante.  O que frequentemente resulta em ações violentas.
Comecei a entender… Daí, encontrei um verbete nesta outra página, que foi muito elucidativo.  Lá, ele explica que existe um modelo de comédia japonesa que se compõe da oposição entre duas personagens, o manzai (漫才), que é a criatura fora de controle, que faz coisas tolas, imprevisíveis, palhaçadas, enfim, e o tsukkomi, o sujeito aparentemente calmo, equilibrado, que é frustrado pelo primeiro tipo e, não raro, reage de forma violenta.  Lembrei, então, que tinha lido que a estrutura da relação Nodame-Chiaki era tirada desse modelo de comédia e que não deveria levar à sério quando Chiaki atirava coisas em Nodame, ou mesmo batia nela, enfim... Quem o décimo colocado no ranking?  Chiaki!  Mais lá adiante, aparece outra personagem que me ajudou a entender o significado de tsukkomi, a Yomi de Azumanga Daioh (あずまんが大王).  OK, compreendido o termo.

O mais votado.
Foram 4,929 votos e a pesquisa foi feita entre 11 e 25 de junho.  O Goo Ranking não separa votos por sexo, ou idade, mas os primeiros colocados abocanharam a maioria dos votos.  Os dez primeiros:

1. Shimura Shinpachi (Gintama) - 1,509 votos
2. Usopp (One Piece) - 249 votos
3. Saiki Kusuo (Saiki Kusuo no Ψ Nan) - 203 votos
4. Takatoshi Tsuda (Seitokai Yakuindomo) - 198 votos
5. Koyomi Araragi (Série Monogatari) - 187 votos
6. Choromatsu Matsuno (Osomasu-san) - 179 votos
7. Toru Kazama (Crayon Shin-chan) - 154 votos
8. Kyon (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu) - 148 votos
9. Nohara Misae (Crayon Shin-chan) - 145 votos
10. Shinichi Chiaki (Nodame Cantabile) - 130 votos

Algumas outras colocações: 

11. Bulma (Dragon Ball) - 120 votos
19. Mio Akiyama (K-On!) - 57 votos
20. Chiyo Sakura (Gekkan Shoujo Nozaki-kun) - 56 votos
25. Koyomi Mizuhara/Yomi (Azumanga Daioh) - 37 votos

Yomi, uma personagem que eu gosto muito.
Assim, quando eu publico pesquisas do Goo Ranking, há quem fique perguntando por personagem x ou y.  Bem, gente, são 50 posições, nem sempre eu tenho ânimo, ou acho necessário traduzir tudo.  Este, agora, é o caso.  A vantagem do Goo Ranking é que há foto das personagens, então, é fácil saber se a personagem que você gosta, acha que deveria estar, aparece no ranking mesmo, OK?  Basta segui o link, no caso, este aqui.

2 pessoas comentaram:

Esse modelo de contradições me lembra o Pinky e o Cérebro 😊

Related Posts with Thumbnails