domingo, 10 de dezembro de 2017

Orgulho e Paixão já tem sua Catherine Morland


Para quem não sabe, Orgulho e Paixão é o nome da próxima novela das seis da Globo, com estréia marcada para março do ano que vem.  Ela é baseada em um mix de Orgulho e Preconceito com outros livros de Jane Austen: Lady Susan, Abadia Northanger, Emma e Razão e Sensibilidade,isso, se não enfiarem mais coisa.  Enfim, a Patricia Kogut publicou foto dos atores e atrizes que participarão da novela e fotos de atores que os interpretaram no cinema.  Há vários, basta clicar aqui.  

Vamos ver como fica isso aqui... 
Alguém lembra que Marianne tinha 16 anos no começo da história?
Bem, eu entendo a necessidade da referência visual.  Minhas referências são outras.  Eu jamais penso em adaptação de Orgulho e Preconceito com o filme de 2005 na cabeça.  Nunca.  Fora, claro, que meu ponto de partida são os livros mesmo.  A forma como a autora descreveu e marcou suas personagens.  Por exemplo, não gostei do Thiago Lacerda como Darcy.  Deveria ser um ator mais jovem, a personagem, no livro, tem 27 anos.  Mas já vi gente, que não leu os livros, eu imagino, dizendo que Darcy tinha uns 36 anos, que as adaptações é que o colocam mais jovem... Bem, mais velhos eram Mr. Knightley (37 anos, ou mais) e o Coronel Brandon (35 anos ou um pouco mais).  Com um detalhe, no filme da Emma Thompson, eles mexeram na idade das personagens para mais, até para a atriz poder interpretar uma das irmãs de Razão e Sensibilidade.  Por isso, Alan Rickman não pode ser padrão para a gente pensar uma adaptação, salvo, claro, se a nossa referência for o filme de 1995.
Visualmente, uma boa escolha para Jane.
Uma boa escolha para Lydia, eu diria.
Indo ao ponto, Catherine Morland é a mais jovem das protagonistas de Jane Austen.  Ela começa o livro com 17 anos.  Daí, a foto da atriz Anajú Dorigon me causou um forte impacto.  Não conhecia a atriz, olhando ela toda montada, me parece muito madura para interpretar a personagem. Aliás, ela me lembra uma atriz de Bollywood.  Mas vai que a moça, que tem 23 anos, funciona?  Só não entendi uma coisa, ela vai ser uma das irmãs Bennet? Tropeçando nas matérias sobre a moça, está escrito em todas elas que seu par romântico será Marcos Pitombo, logo, temos nosso Mr. Tilney.  Me empolguei não.

Um acerto, mas é só a minha opinião.
Boa atriz, mas ela seria ótima como Miss Bingley.
De boa notícia, já que eu torcia por isso, Murilo Rosa será Mr. Knightley.  Seu par, logo a Emma, será Agatha Moreira.  Ela é boa, mas acho que ela seria melhor como uma das irmãs do Bingley.  Aliás, ninguém fala se ele terá irmãs, quem serão elas.  Se a referência for o filme, ele só terá uma irmã.  Aliás, como irão arranjar as personagens secundárias, não sei.

3 pessoas comentaram:

Desculpa, mas acho uma péssima ideia. Os romances mantêm o decoro e têm um nível de humor o qual o público em geral não está familiarizado. Mixar essas histórias e tentar adaptar para outra mídia, de uma forma que dê audiência pode ser receita para uma heresia tremenda, visto que a emissora sempre visa o que agrada as camadas mais populares. Não queria ser preconceituosa, mas infelizmente o que popularmente agrada a grande maioria do público brasileiro não é o romance "água com açúcar", com o homem perfeito e salvador, e uma mocinha esperta.

Ainda bem que você está ciente dos seus preconceitos, ainda que não disposta a repensá-los. Muita gente considera qualquer adaptação de um clássico uma heresia, eu que li muita coisa graças ao cinema, é clássicos recortados para o público juvenil, agradeço a quem teve a idéia de tornar matéria para as "elites", na visão de alguns, acessível às crianças, aos pobres, às mulheres incultas. Espero que a novela possa despertar interesse em algumas pessoas, já será um ganho.

Eu adoro o Thiago Lacerda, mas estou muito temerosa com essa escolha para o Mr Darcy. Tanto pela questão da idade, como pelo fato dele ser sorridente demais. O Darcy era muito discreto, coisa que não consigo ligar ao Thiago. Acho que ele vai tornar o Darcy rabugento demais, na intenção de deixá-lo antissocial. Não sei. Vou torcer aqui pra estar errada!

Related Posts with Thumbnails