sábado, 17 de fevereiro de 2018

E Yuzuru fez história nas Olimpíadas de Inverno de 2018


Quatro anos atrás, eu fiz um post sobre o jovem patinador japonês Yuzuru Hanyu, aos 19 anos, ele foi campeão olímpico em Sochi, na Rússia.  O primeiro de seu país a conseguir tal feito.  Multiplicaram-se as fanarts do jovem que parecia ter saltado de um shoujo mangá para a vida real.  O tempo passou, veio Yuri!!! on ICE (ユーリ!!! on ICE), o o fandom do moço, que recebe chuvas de ursinhos e flores só aumentou.  Na madrugada de hoje, Yuzuru conquistou um feito inédito para um japonês e que não ocorria desde 1952, o bicampeonato olímpico na patinação masculina, em Gangneung (Coreia do Sul).  E, mais curioso, ele continua parecendo o ouji-sama (príncipe) de shoujo mangá.



De resto, a prata foi para outro japonês, que é bem baixinho perto do Yuzuru, Shoma Uno, e o bronze ficou com o espanhol Javier Fernandez.  O gif aí em cima é de 2009, com Yuzuru e Uno dividindo o pódio.  Veio daqui.


O medalhista de ouro ainda nos proporcionou um momento muito fofo ao convidar os outros medalhistas para subi no pódio com ele.  Só que os meninos demoraram para perceber o que estava acontecendo.  O vídeo está aí em cima, agradeço à Ana Beatriz que me passou o link.  Pergunto-me se Yuzuru, que foi bicampeão apesar de estar se recuperando de uma lesão, tem fôlego para tentar o tri.  De qualquer forma, foi lindo, lindo... 

2 pessoas comentaram:

Passei a manhã lendo coisas sobre ele. Não sabia, mas ele tinha machucado feio o pé tentando fazer um salto axel, se não me engano. Não treinava direito há meses. Estavam na dúvida se ele conseguiria fazer as apresentações. E ele conseguiu e ganhou. :D

Estava lendo um artigo do NY Times e lá tem um trecho que resume bem a popularidade dele:

"Five Japanese television networks covered Hanyu’s performance at the Rostelecom Cup in Moscow. So did several dozen print journalists and photographers who recorded his every jump, spin and utterance. Last spring, the skating website icenetwork.com found Hanyu on the cover of 19 publications called mooks — a combination of magazine and book — at a Japanese bookstore.

The bookstore was not in Tokyo. It was in Midtown Manhattan."

Link completo:
https://www.nytimes.com/2018/01/04/sports/olympics/yuzuru-hanyu.html?smid=fb-share

E, de fato, joguei o nome dele com mook na Amazon japonesa e apareceram vários de editoras diferentes. Imagina quantos não vão aparecer agora, né? Fiquei com vontade de comprar. Aliás, não sei onde que li, mas algumas fãs mais radicais atravessam o mundo só para vê-lo, porque acaba sendo mais fácil do que conseguir comprar ingressos no Japão. Ele vende.

Ps: de acordo com o Asahi Shinbun, esta foi a primeira vez na história que dois japoneses ocuparam o pódio de patinação nas Olimpíadas. Link aqui:
https://www.asahi.com/articles/ASL2K30RHL2KUTQP009.html

Eu só consigo ver tudo isso como lindo. Muito lindo.

Related Posts with Thumbnails