quinta-feira, 31 de maio de 2018

Maio Mais Triste da História dos mangás termina com 5 antologias canceladas. Adeus revista YOU!


Passei o dia fora no trabalho e vi no Twitter que a revista YOU, a mais antiga antologia de mangás josei, foi cancelada.  Mais tarde, saíram maiores detalhes no Comic Natalie e no ANN.  Ela não continuará em formato digital, a Shueisha acabou com ela mesmo.  A revista surgiu em 1980 como uma edição extra da revista Seventeen, na época a mais madura das revistas shoujo, e tornou-se independente em 1982.  Foram 38 anos de história. Curiosamente, a sua spin-off Office You continuará sendo publicada.  A mensagem está, também, no site da revista e no Twitter:

Segundo a editora, o número de compradoras da revista vinha declinando em virtude da mudança de hábitos de leitura, isto é, a preferência das leitoras por formatos digitais e por volumes completos.  A Shueisha decidiu investir no fortalecimento da revista Cocohana, ao invés de manter a YOU.  eu entendo a estratégia, mas lamento.  Aliás, fiquei triste mesmo com a notícia.  O cancelamento da Betsuhana não me abalou, afinal, a revista mãe, a Hana to Yume, continua firme. A ARIA, bem, foi uma surpresa, mas não me deixou comovida. Agora, a YOU?  Logo ela? Não daria para continuar digital?  Será que a Shueisha não muda de ideia?


Gokusen foi um dos grandes
sucessos da revista YOU.
O Manga Mag listou cinco cancelamentos de antologias este mês: Aria (8 anos), Bessatsu Hana to Yume (41 anos), Comic Ryuu (13 anos) e Monthly Birz (22 anos).  Então, somando tudo, foram duas revistas shoujo, duas seinen e uma josei.  Para quem interpreta isso como uma crise do mercado de mangá, esqueça.  O que parece estar em mudança são as antologias.  Não acredito que todas desapareçam, mas o enxugamento parece ser inevitável.  Se durante anos foi aceitável que elas funcionassem no vermelho, parece que, hoje, não é mais e que os hábitos de leitura dos japoneses e japonesas mudaram muito.  A fatia de mercado de mangá digital só faz crescer, a de papel não encolheu, mas a parte das antologias vem funcionando com tiragens cada vez menores.  É isso.  Agora, é esperar para saber para onde vão La Reine Margot (王妃マルゴ), de Hagio Moto, que está em hiato, e Dame na Watashi ni Koishite Kudasai, de Aya Nakahara (ダメな私に恋してください).  Todo o resto deve se encerrar na última edição impressa da revista que sai em 15 de outubro.

1 pessoas comentaram:

Fiquei muito triste pela YOU e pela Aria, que era uma das minhas revistas shoujo favoritas. Mas realmente torço para que as antologias se modernizem e virem todas digitais. Seria um sonho se as editoras investissem na internacionalização das antologias através do lançamento digital, lançando elas também em inglês, por exemplo. Sobre Dame na Watashi ni Koishite, no Manga Updates consta que a série terminou com 10 volumes, então talvez não precisemos nos preocupar muito com ela. :)

Related Posts with Thumbnails