sábado, 11 de maio de 2019

Anime clássico é remasterizado para exibição no Festival de Cannes


Hakujaden (白蛇伝), ou A Lenda da Serpente Branca, é considerado o primeiro anime longa metragem em cores.  O filme, lançado em 1958, entrou na lista de clássicos que terão exibição especial no Festival de Cannes, que estará ocorrendo na França entre os dias 14 e 25 de maio.  


Feito pela Toei, Hakujaden é baseado em uma lenda chinesa e o resumo da história é o seguinte: "O jovem Xu Xian possuía uma pequena cobra branca de estimação até que seus pais o forçaram a livrar-se dela. Anos se passam e durante uma violenta tempestade, a serpente, que na verdade tratava-se de um espírito com poderes mágicos, se transforma na bela princesa Bai Niang. Bai Niang parte ao encontro de Xu Xian, por quem havia se apaixonado, mas o encontro dos dois é breve, pois um monge local, Fa Hai, que é capaz de sentir a presença de seres sobrenaturais por meio de sua bola de cristal, acredita que Bai Niang é um espírito maligno e decide separar os dois jovens. O monge arma um plano para acusar Xu Xian de haver roubado uma jóia do tesouro imperial, e consegue que o rapaz seja exilado para uma terra distante, longe de Bai Niang.  Enquanto isso, dois outros animais pertencentes a Xu Xian, Panda e Mimi, tentando encontrar seu dono, partem em uma aventura. No meio do caminho, Mimi acaba se envolvendo em uma confusão com um dos animais da Gangue do Porco Branco, e Panda se vê obrigado a lutar com o chefe da gangue, o próprio Porco Branco, para defender sua amiga."


Segundo o ANN, a nova versão do filme foi remasterizada em 4K digital, a restauração foi extraída dos negativos de filme original de 35mm, fitas e células de animação. A Toei Lab Tech e o Toei Digital Center cuidaram da restauração.  Para quem quiser saber quais são os outros clássicos listados para exibição especial, clique aqui.

GOSTOU?

1 pessoas comentaram:

Será que teremos a opção de assistir após Cannes, é tão difícil conseguir assistir curtas e animações boas.
Adorei a matéria e fiquei curiosa para saber como termina este anime. Grande abraço.
P.S. Este anime foi publicado em revista ou livro?

Related Posts with Thumbnails