quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Jardim Secreto ganha nova adaptação em filme


O estúdio Studiocanal liberou o trailer de mais uma adaptação de O Jardim Secreto (The Secret Garden) de Frances Hodgson Burnett.  Trata-se de outro daqueles clássicos da literatura infanto-juvenil escritos por mulheres e com uma menina como protagonista.  Lançado em 1911, o livro teve sua primeira adaptação para o cinema em 1919.  Foram muitas adaptações, acredito que eu assisti duas que eram para o cinema, mas houve minisséries e, claro, os japoneses fizeram uma versão animada com 39 capítulos chamada  Anime Himitsu no Hanazono (アニメ ひみつの花園).

Versão anime.
Essa nova versão britânica trará mais mudanças do que a média, começando por tirar o livro do início do século XX para 1947, no momento da traumática repartição da Índia. No livro original, Mary Lennox é uma menina de 10 anos, nascida na Índia de pais ingleses que não demonstram nenhum amor por ela.  A criança é educada por criados e é mimada, agressiva e aparentemente doente.  Há uma epidemia de cólera, os pais e os criados morrem e a menina é resgatada de uma mansão vazia e cheia de mortos.

Uma das versões para mangá.
Mary termina sendo enviada para a casa de um tio na Inglaterra.  Yorkshire, clima frio, um parente que não lhe dá atenção, charneca (the moors).  Mary continua se comportando mal como uma forma de defesa.  Um dia, uma das criadas, Martha, comenta com ela sobre o jardim secreto que era cultivado por sua falecida tia,  Lilias Craven,  A jovem tinha morrido em um acidente no jardim e o marido, Mr. Craven, decide fechar o lugar para sempre.

A versão de Chikako Urano.
Mary decide encontrar o jardim e conhecê-lo, termina descobrindo que o jardim continua florescendo, graças ao trabalho silencioso do jardineiro, e parece um paraíso.  Com o tempo, o comportamento da menina melhora, ela fica amiga do irmão de Martha, Dickon, e sua vida começa a melhorar, até que ela ouve gritos na mansão e termina descobrindo que há um menino escondido nela, seu primo, Colin, uma criança aparentemente doente e que não consegue andar.  Mary decide  mudar a vida do menino, mas isso não será tão fácil assim...

Há muitas versões ilustradas de O Jardim Secreto.
O trailer está aí embaixo.  O filme vai para os cinemas ingleses na primavera de 2020.  Deve chegar aqui por streaming.  Colin Firth está no elenco fazendo o tio de Mary, Mr. Craven.  Na versão para a TV de 1987, Firth aparecia como Colin Craven adulto.


Por curiosidade, fui procurar para saber se tínhamos versões para mangá do livro (*óbvio que iria achar*).  Encontrei três com certeza, uma de Fumizuki Kyouko, de 1984, outra de Fujita Motoko de 1990 e uma versão de Chikako Urano, de Attack Nº1, de 1977.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails