sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Óculos são proibidos para as mulheres em várias empresas japonesas


Dia desses, li no Sora News uma matéria que falava de algo que as garçonetes em cafés no Japão eram proibidas de usar.  imaginei muita coisa, sabe, mas, no fim das contas, elas eram proibidas de usar ÓCULOS.  Há quem use óculos por questões de estilo, mas a maioria das pessoas, como eu mesma, usa óculos por necessidade.  Enfim, uma moça pode não conseguir um emprego por usar óculos.


No hentai, há sempre meninas com óculos.
Pois bem, a BBC trouxe uma matéria mais ampla, hoje, falando como muitas, não poucas, vejam bem, empresas incluem essa proibição do uso de óculos para as mulheres junto com a obrigação de usar salto.  A matéria se pergunta se são somente exigências de "dress code", senti certa ironia nesse ponto do texto, ou tem a ver com questões ligadas a forma como as mulheres são vistas na sociedade.  

A professora entrevistada na matéria, Kumiko Nemoto, defende que se trata de discriminação de gênero, mulheres precisam ser atraentes e os óculos são considerado adereços que atrapalhariam essa ideia de feminilidade ideal.  Normalmente, óculos são associados à inteligência e seriedade, duas características que não são muito apreciadas em uma mulher.  Podem ser associados à timidez e, bem, isso pode ser uma característica feminina desejável, claro.  E pode ser o contrário, óculos podem atiçar certos desejos, melhor não deixar que as mulheres usem um adereço tão erótico.


Miyazawa não usava óculos em público.
Lembrem que no caso do salto alto, e há o movimento #Kutoo no Japão, o ministro do trabalho responsável por proibir essas barbaridades disse que as empresas tem o direito de impôr o seu próprio dress code.  Sim, absurdo, mas é um homem velho e rico decidindo que atentar contra o bem estar das mulheres é legítimo.  Afinal, se elas não querem seguir dress code, podem ficar em casa, não é mesmo?

Concluindo, comecei a pensar sobre quantas heroínas de mangá, ou anime, que não seja hentai, ou algo do gênero, porque há gente que tem fetiche por essas coisas, usam óculos.  Não falo da menina, ou mulher, reprimida que usa óculos no início da série, como acessório de defesa, ou para se esconder, e, depois, deixa de usar, porque, bem, ela descobriu o amor, ou a sexualidade.  


Yumiko Readman, os óculos enfatizavam
que ela era uma criatura esquisita.
Lembrei de três casos: Miyazawa, protagonista de Karekano, que usava óculos somente em casa, quando estava relaxada (*guardem essa palavra*), na escola, ela usava lentes, poque queria parecer elegante e ser popular.  Kaya (*imagem de abertura do post*), de Midnight Secretary, que é um josei erótico, usa óculos quando está trabalhando, fingindo ser fria, séria e profissional, uma forma de se proteger, inclusive, do interesse dos homens, mas quando as coisas esquentam...  Em Watashi ga Motete Dōsunda, Kae Serinuma emagrece quase que por magia, lembram?  E ela emagrece e deixa de usar óculos, também.


Serinuma é "curada" da obesidade e da miopia.
Yomiko Readman, de Read or Die, uma série que eu gosto muito, usa óculos a série inteira, mas ela era uma leitora fanática, uma mulher de hábitos estranhos e tímida.  Claro, não era shoujo, nem josei, embora todas que citei sejam protagonistas.  Outro caso bem marcante para mim, porque é uma série que eu gosto muito, Azumanga Daioh, é Koyomi Mizuhara.  Yomi era a segunda mais inteligente do grupo, mas era ansiosa, tímida e se achava gorda.  O óculos servia como reforço do fato de ser inteligente e séria, mas apontava que ela era, também, insegura. Percebe as associações?  


Yomi de Azumanga Daioh.
E, vocês, se lembram de outros exemplos?  Há vários sites com rankings das meninas de óculos mais charmosas, a maioria está nos shounen, ou seinen, e elas geralmente não são as protagonistas, mas as amigas da protagonista, o interesse romântico do herói, normalmente, não a moça por quem ele vai se apaixonar de verdade, e coisas do gênero.

P.S.: O Daily Mail também fez uma matéria sobre a questão , mas só vi, agora, quase 20h.  Cito uma parte: "Certas redes de varejo disseram que os óculos causam uma "impressão fria" às mulheres, mas as mulheres estão protestando contra as novas regras. (...) Uma mulher que trabalha em restaurantes twittou que foi repetidamente instruída a não usar os óculos, porque pareceria rude e não combinava com o quimono tradicional que usava. (...) "Se as regras proíbem apenas as mulheres de usar óculos, isso é uma discriminação contra as mulheres", disse Kanae Doi, diretora do Japão no grupo de defesa global Human Rights Watch, à Thomson Reuters Foundation na sexta-feira."

1 pessoas comentaram:

Me lembrei da Fuu/Ane de Rayearth. A típica menina tímida de óculos. Tem a Letuce de Tokyo Mew Mew e a Anthy de Utena que também dá pra por nesse balaio dos óculos da timidez...

Related Posts with Thumbnails