terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Saiu o trailer completo do novo filme de Emma + Mais as minhas impressões


Ano que vem teremos um novo filme baseado no romance Emma, de Jane Austen.  A última vez em que o livro foi adaptado, 2009, tivemos uma minissérie da BBC. No cinema, a última versão de Emma data de 1996.  Ano passado, exatamente por essa época, me propus a fazer a resenha de todas as versões de Emma que pudesse para o blog, mas acabei não terminando a de 2009.  Não sei se ainda terei tempo antes do fim de ano.  

Emma e Harriet Smith, que não tem sobrancelhas.
Para quem não conhece o básico do livro, Emma conta a história da única heroína de Jane Austen que é rica por nascimento e goza das vantagens que o dinheiro pode trazer.  Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) tem bom coração, mas é um tanto mimada e tem como hobby arrumar casamentos para os outros, enquanto esquece de si mesma.  Ela se dispôs a cuidar do pai viúvo e idoso (Bill Nighy) e acredita que sendo rica, pode evitar o casamento sem grandes problemas.  

Essa cena de Mr. Knightley caminhando tem em toda adaptação. 
Ele está com o tal sobretudo mostarda.
Emma tem um vizinho, George Knightley (Johnny Flynn), 16 anos mais velho que ela e que visita os Woodhouse com grande frequência.  Ele é o único a apontar as falhas no comportamento da protagonista, que é poupada por todos. O irmão de Knightley, John, é casado com a irmã mais velha de Emma, Isabella (Chloe Pirrie), o que os torna parentes de certa maneira.

Mr. e Mrs. Elton.  
A história começa com o casamento da governanta de Emma, arranjado pela própria, aliás.  Com a partida de Miss Taylor (Gemma Whelan), Emma sente um grande vazio e decide tomar como sua  protegida uma órfã pobre, Harriet Smith (Mia Goth), e arranjar-lhe um bom casamento.  A moça já tem um pretendente, mas Emma decide que Robert Martin, um arrendatário de terras de Mr. Knightley, não é digno de Harriet e decide que ela irá se casar com Mr. Elton (Josh O'Connor), o pastor, que, na verdade, está em busca do dote da heroína.  A coisa não termina bem e Elton acaba se casando com uma noiva rica e esnobe (Tanya Reynolds).  No meio disso tudo, dois jovens se mudam para a vila de Highbury onde se passa a história.

Até a carruagem de Emma é amarela.
Jane Fairfax (Amber Anderson), sobrinha da solteirona e empobrecida Miss Bates (Miranda Hart), é uma moça órfã de boa família que é tudo o que Emma deveria ser em termos de comportamento social e não é. Emma se recente disso e negligencia a moça, evitando ao máximo conviver com ela. O outro novo morador da vila é Frank Churchill (Callum Turner), filho de Mr. Weston (Rupert Graves), o homem que se casou com a governanta da protagonista.  Churchill é charmoso, mas leviano, e Emma se sente atraída por ele e se comporta mal por influência do rapaz.  

A discussão histérica.   Mr. Knightley se comporta como se a
relação com Emma fosse simétrica.  Não é assim no livro,
não era assim nas adaptações anteriores.
 
A situação gera atrito entre a heroína e Mr. Knightley que, em silêncio, sempre foi apaixonado pela moça e acredita tê-la perdido para o pretendente mais jovem.  De qualquer forma, Emma termina frustrada em todos os seus planos como casamenteira e se desespera ao descobrir que ama Knightley e que pode tê-lo perdido para sua amiga, Harriet Smith.  Antes, só tínhamos um teaser, agora, o trailer saiu e ele está aí embaixo:


O que deu para perceber desse trailer (*antes só tínhamos o teaser*), as cores serão claras, mesmo o interior das casas são muito luminosas.  As interpretações parecem pender para o cômico e/ou exagerado.  Vide as cenas de Mr. Elton, o pároco.  Optaram por colocar colarinhos ENORMES dos homens.  Sim, é de época, mas o figurino do filme me lembram mais as caricaturas que eram feitas para criticar essa moda.  Miranda Hart e Bill Nighy estão ótimos e parece que vão brilhar.

O moço visto mais de perto.  O ator parece mais jovem do que realmente é.
E, salvo se o filme me convencer do contrário, acho que Johnny Flynn vai ser o pior Mr. Knightley que eu já vi.  O que foi aquela discussão histérica no trailer?  Cada ator imprime seu toque à personagem sempre olhando para o original, mas alguém imagina Mr. Knightley agindo daquela forma descontrolada?  E, sim, a paleta do filme parece ser dominada pelo amarelo, mas será que um sobretudo mostarda é o mais adequado para o sério Mr. Knightley?  

O tamanho dessa gola?  Mas, sim,essa foto me
passou uma impressão interessante.  Ficou sexy.
No trailer, a personagem me pareceu um dandy e esse papel na história é de Frank Churchill.  Knightley critica o moço (*e há uma cena no trailer sobre isso*) por seus hábitos extravagantes.  É esperar para ver o resultado, mas desconfio que esse moço vai conseguir ficar abaixo de Jonny Lee Miller na minha escala de melhores Mr. Knightley.  Sei que é só um trailer e esse tipo de material engana, então, espero que essas impressões ruins sejam desmontadas pelo filme.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails