domingo, 6 de setembro de 2020

Candidato à primeiro-Ministro do Japão acusado de machismo


No dia 28 de agosto, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou que renunciará em breve por motivos de saúde.  Isso, claro, detonou a corrida eleitoral dentro do próprio PLD (Partido Liberal Democrata), que domina a política do país.  Enfim, segundo o Sora News, um dos candidatos mais fortes à sucessão, o Ministro de Assuntos Estrangeiros, Fumio Kishida, tentou ganhar a simpatia da opinião pública, mas, ao que parece, a coisa fez muito mais mal do que bem.

O Tweet diz o seguinte: “Fiz uma pausa depois de aparecer em um programa noturno na televisão e descobri que minha esposa veio de Hiroshima para Tóquio para me preparar uma refeição. Sou grato. #fumiokishida #LDPpresidentialelection #snapshot #homemadefood”  Vejam que a referência à eleição não deixa dúvidas sobre a campanha.  O problema é que muitos não viram beleza na foto e o SN colocou alguns dos comentários: 

"Ela parece mais uma empregada doméstica.""Se eu não tivesse lido a legenda, teria pensado que ela era a ajudante contratada ou algo assim ..."; “Esta parece mais a foto de uma esposa agindo como serva de seu marido, o que eu realmente não vejo o apelo. Talvez tivesse sido melhor mostrar uma foto deles comendo juntos ou fazendo a limpeza depois do jantar juntos?”; “Eu sinto que se você quiser apelar para as pessoas que defendem os valores familiares, ter uma foto da esposa está bem, mas ela estar assim é meio estranho. Não sei quem está tirando esta foto, mas espero que eles possam reavaliar o tipo de imagem que estão oferecendo para o futuro.”; “Em apenas uma foto, esse cara realmente revela o que ele acha que os papéis das mulheres deveriam ser.”; “Para mim, se ela está sentada à mesa com ele ou de pé à distância, está bom do mesmo jeito.”; “Acho ótimo que ela veio de Hiroshima para Tóquio apenas para fazer uma refeição para ele. Esse cara não costuma fazer suas próprias refeições?"; “Bem, eu posso dizer que ela é uma dona de casa pela foto, mas eu não tenho exatamente a sensação de que elas são iguais em seu relacionamento.”.

É aquilo, se eles estivessem sentados juntos, estaria OK para mim.  A esposa veio de longe para ver o marido e lhe fazer um tipo de comida que é especial, que só ela consegue fazer.  Sim, pode soar romântico.  Agora, do jeito que está realmente a sensação é bem ruim, sabe?  Veja bem o tipo de eleitor que ele quer fisgar e de família que ele vende como modelo.  É o que eu já escrevi diversas vezes, a mudança, ou mesmo a melhora, dificilmente virá dos gerontocratas do PLD.

1 pessoas comentaram:

A primeira ideia que me veio à cabeça quando vi a foto, visto que estamos falando da campanha do sujeito, foi se tratar de uma mulher que estivesse servindo-o em algum local em que ele foi comer para fazer propaganda de si. Eu só tnha lido até o primeiro parágrafo.

Os comentários postados revelam quase tudo o que pensei, menos que se tratasse de sua digníssima esposa. Sério, me incomodou muito. Entretanto falar "Japão" e "machismo" é praticamente um pleonasmo.

Desculpe o termo, mas que merd* de imagem essa que a gerontocracia japonesa (ainda!) quer vender! Me enoja! Com isso, acredito que haverão muito menos simpatizantes mulheres e menos ainda aquelas com desejo de se casarem... Pois fazem muito bem. Depois os sujeitos fingem demência e desconhecem a máxima "causa e efeito" e não sabem o porquê da natalidade ser tão baixa no país e culpam as mulheres... Vontade de pular no pescoço desses velhos!

Related Posts with Thumbnails