segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A escolha de uma atriz negra para fazer Ana Bolena gera controvérsia na Inglaterra

O Channel 5, emissora britânica, anunciou que irá produzir uma série sobre os últimos dias de Ana Bolena (c.1501-1536) sob a perspectiva da rainha e escalou a atriz negra Jodie Turner-Smith para o papel.  Esta notícia era uma das que eu queria discutir desde a semana passada, dentro dos posts que gostaria de fazer para a semana da Consciência Negra e não consegui.  Pois bem, como não poderia deixar de ser, essa escolha da emissora despertou uma onda de repúdio nas redes sociais e acusações de que em nome da diversidade estão querendo deformar a História.

Enfim, meus dois centavos sobre o assunto.  Eu não sou contra esse tipo de escalação desde que ela não seja a única pessoa não-branca do elenco.  Sempre cito Muito Barulho por Nada do Kenneth Branagh, mas poderia incluir o último filme sobre a rainha Mary Stuart, também, como exemplos bem sucedidos de filmes que simplesmente ignoraram a etnia e escalaram elencos multirraciais em uma história que deveria ter somente gente branca.  Problema?  Nenhum.  Há muitos atores negros maravilhosos que poderiam ser Henrique VIII.  Pelo que sabemos do elenco até o momento, talvez tenhamos um Henrique negro, também.

O que eu vejo como realmente complicado é um outro tipo de ideia de diversidade que é colocarem pessoas de cor em papéis improváveis não para discutir racismo, mas ignorando que ele existisse. Critiquei Enola Holmes por isso, assim como a última versão de Éramos Seis.  E acabei de descobrir que meu post do Dia da Consciência Negra do ano passado foi sobre a novela.  Essa inclusão sem discussão acaba fazendo parecer que a sociedade na Inglaterra do final do século XIX, ou na São Paulo dos anos 1920 e 1930 era uma democracia racial.  essas produções alienadas das questões raciais podem fazer crer que racismo é uma invenção da cabeça das pessoas (*negras*), ou de militantes de nossos dias.

Enfim, mas lendo um artigo de opinião do The Guardian vi uma crítica muito pertinente a essa nova visita ao trágico final de Ana Bolena e a essas produções de época com elenco diverso.  Segue um trecho: "Tenho certeza de que Turner-Smith será um Bolena brilhante, mas, para ser clara, não acho que haja nada particularmente progressista na decisão do elenco. Acredito que haja um equívoco generalizado de que “diversidade” significa conectar talentos não brancos a histórias e espaços brancos. O que é muito mais importante é diversificar os tipos de histórias que contamos. A história de Bolena é fascinante, mas também muito familiar. Enquanto isso, há muitas rainhas não brancas com histórias sangrentas e sedutoras que poucas pessoas conhecem.".  A autora segue citando rainhas não-brancas com histórias super interessantes e que nunca tiveram um filme, ou série feitas sobre elas.  Pessoas negras têm história.  que tal contá-las TAMBÉM?

Ana Bolena é ótima, mas será que não seria interessante contar outras histórias e não as mesmas simplesmente escalando não-brancos?  Vocês decidem.  O fato é que existem muito mais casos de branqueamento de personagens de cor (*negros, indígenas, árabes etc.*) do que o contrário e certamente essa adaptação não pretenderá afirmar que Bolena era uma mulher negra. É isso.  Amanhã tem mais.

6 pessoas comentaram:

Queria ver a interpretação de um branco fazendo Zumbi dos Palmares, ia dar pano para manga. Eu sou leiga e não entendo a razão dessas interpretações irreais, mas sou aberta para aprender e ser convencida de que isso é bacana. Eu acredito que seria bacana contar mais histórias de pessoas negras e assim abrir mais espaços para os negros interpretarem e também informar mais as pessoas sobre os feitos, lutas e tudo mais que a história nos trás desse povo maravilhoso.

Se JESUS CRISTO é loiro de cabelo liso e olhos azuis,os Anjos são loiros de cabelos cacheados e olhos azuis,nunca deu pano pra manga !
O ator Russel Crowe que é branco interpretou Noé um personagem bíblico
Cleópatra sempre foi retratada como mulher branca nos filmes !
No filme do Michael Jackson, o ator que interpretou o cantor era branco !
Atrizes ou atores brancos interpretando personalidades históricas que são ,negras,indígenas,asiáticas e Oriente médio sempre foi natural !
Ator branco interpretar,Zumbi dos palmares nessa altura do campeonato, seria muito óbvio !
Também sou leiga no assunto,vivendo e aprendendo !






Acho que forçaram a barra. Uma pessoa negra fazer um personagem branco não fará que essa pessoa sofra menos preconceito. Todas as atrizes que fizeram Ana Bolena ate hoje se assemelham a personagem. Uma teve até que pintar o cabelo! Não entendi o motivo dessa decisão porque não tem sentido nenhum. A atriz pode ser muito boa, mas parece que se pretendeu descaracterizar a personagem. Tem coisa que é muito forçada! Colocaram negros no elenco porque realmente acham que a diversidade é importante ou foi só para maquiar um preconceito?

Estou assistindo a série e devo resenhá-la. Não são somente negros no elenco, a ideia é mais ampla. Há pessoas de várias etnias na série, ela se propõe a ser color blind e consegue, ma medida do possível. O que interessaria para a produção é mostrar que em uma obra para o cinema, ou TV, qualquer ator poderia fazer qualquer papel. Simples assim. A gente pode gostar, ou não. Quanto ao cabelo de An Bolena, há controvérsias se ela seria morena, ou não. Colocá-la morena é uma opção que tem função simbólica, da mesma a forma que colocarem Catarina de Aragão que era loura, morena, é a reprodução de uma ideia preconcebida sobre os espanhóis e contrária às evidências, mas pouca gente reclama. Nesta série sobre os últimos dias de Ana Bolena é como se ninguém tivesse cor mesmo.

Eu concordo com vc.
Particularmente fiquei confusa, a fidelidade das características físicas do personagem também fazem parte do conjunto para entender a representação histórica neste caso. Quando vi a série disponível, assisti pq achei que se tratava de uma rainha negra. Eu olhei para o personagem e não consegui entender como ela se tornou rainha sendo negra em 1500, assisti um bom pedaço esperando a cena que explicaria como ocorreu até ir buscar a informação e saber que na verdade a personagem era branca.
Então pq não contar histórias de personagens reais negros ?! Eu sou negra e senti que a escolha do elenco funcionou mais para criar polêmica em vez de realmente representar a luta contra o preconceito.

Related Posts with Thumbnails