quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Espanhóis preparam um seriado sobre as Cruzadas e atriz protagonista de 69 anos reclama de escalarem alguém mais jovem para encarná-la quando tinha 25

 Descobri faz algumas semanas que ano que vem teremos uma série medieval espanhola chamada Glow and Darkness que supostamente contará a vida de Francisco de Assis. Veja o que está na Variety: "“Glow and Darkness” retrata a vida de São Francisco de Assis, enquanto se concentra em figuras históricas populares, como Ricardo Coração de Leão, Leonor de Aquitânia e Papa Urbano II."  Sim, esse é o resumo da maioria dos sites que falam da produção, mas quando a gente lê as matérias o que encontramos é informação sobre as atrizes de língua inglesa no elenco, as veteranas Joan Collins, Jane Seymour e Denise Richards.  Seymour será Leonor da Aquitânia, Joan Collins sua primeira sogra, Adelaide de Savoy, daí começam a falar de Ricardo Coração de Leão... O problema é que Francisco de Assis está no século XIII e essa galera toda é do século XI e XII.  

Aí, você vê o trailer e a minha conclusão é que eles vão fazer uma série sobre as Cruzadas, todas elas, imagino.  Francisco de Assis participou da quinta Cruzada,  Urbano II convocou a primeira Cruzada, ainda no século XI, Leonor da Aquitânia esteve na segunda, seu filho Ricardo, foi um dos líderes da terceira. A quarta Cruzada foi aquela vergonha épica para a Cristandade Ocidental e um desgosto que o papa Inocêncio III não merecia ter que engolir. Ou temos um sério problema de temporalidade, ou trata-se de uma série sobre as Cruzadas mesmo.  Ao todo, segundo uma matéria espanhola, serão 150 personagens históricas nessa série, mas a mesma matéria insiste que Glow and Glory é sobre Francisco de Assis.  Vai entender?  Se bem prestei atenção, Francisco nem dá as caras nesse trailer que liberaram. 

Sei lá, olhando a roupa e maquiagem das atrizes que citei, imagino que o material será bem ruinzinho no quesito figurino e reconstituição de época.  E todas elas, apesar de muito bonitas, já tem uma idade respeitável para encarnar uma mocinha.  Curiosamente, olhando o trailer, os homens me pareceram muito mais convincentes em seus papéis e vestidos de forma mais adequada, também.  OK, mas como fiquei sabendo da série?  Só descobri Glow and Darkness por causa de uma matéria com a Jane Seymour RECLAMANDO que escalaram uma atriz mais jovem para fazer Leonor da Aquitânia aos 25 anos, porque ela, com 69, convenceria como alguém muito mais jovem. "É algo que eu realmente não entendo, porque, acredite ou não, e você pode ver no Instagram, eles nem mesmo precisam fazer as coisas no meu rosto. Funciona muito bem. Joan Collins tem 87 anos e ela deveria interpretar uma mulher que morre aos 40." Autoestima digna de homem-hetero-cis-branco e eu pensando que Vera Fischer em O Clone era o ápice da falta de noção nesse quesito.  Julguem pelas fotos do post.  Seymour e Collins estão na foto abaixo.

O fato é que Leonor da Aquitânia viveu uma longa vida, alcançou 80-82 anos, os medievais poderiam ser bem imprecisos no registro das datas de nascimento, e estreou na vida pública com 13-14 anos.  Acredito que para ser justa, uma representação de Leonor precisaria escalar pelo menos umas três atrizes, se a mostrassem criança, seriam quatro.  Enfim, parece que a produção atrasou um pouco por causa do Covid-19, mas que a série estreia mesmo em 2021.  O resumo do IMDB está mais decente e aponta para aquilo que eu comentei, é uma série sobre as Cruzadas, ainda que queiram dar destaque para Francisco de Assis, sabe-se lá por qual motivo.  Já tem de quatro temporadas.

3 pessoas comentaram:

Eu costumo amar histórias sobre as cruzadas, Leonor de Aquitânia, Ricardo Coração de Leão e etc. Mas assim como você, fiquei confusa com essa sinopse. Se eles queriam adaptar vários séculos diferentes, deveriam especificar isso sem medo. Imagine a galera querendo assistir uma série sobre São Francisco e ele só aparecer no final da temporada? Pode ser muito frustrante.

Sabia que vai sair uma série sobre El Cid na Amazon Prime? Gostaria muito de saber sua opinião, já que é medievalista e a única adaptação audiovisual que conheço sobre esse herói medieval é o ótimo filme de 1963 com o Charlton Heston e a Sofia Loren. Trailer abaixo:

https://youtu.be/OZ4tqeREbYE

Também vai sair uma série sobre Leonardo da Vinci, mas essa não tem data de estreia ainda e nem sei se chegará em algum streaming no Brasil, já que ela está sendo feita pela RAI TV, mesma emissora de "MÉDICI", série que nunca chegou oficialmente no Brasil, apesar de estar disponível na Netflix em toda europa.

https://youtu.be/LxkUlNU0u8s

Médici está disponível a um tempo considerável no Globoplay

Apenas a primeira temporada, que saiu há quatro anos.

Related Posts with Thumbnails