sábado, 26 de dezembro de 2020

Janet Stephens, a cabeleireira arqueóloga

Estava lendo um verbete na Wikipedia acho que sobre as vestais, sacerdotisas romanas, e ele falava de Janet Stephens, uma cabeleireira que se especializou em recriar penteados de eras passadas usando dos apetrechos disponíveis naquele momento.  Ela investiga, também, se, por exemplo, penteados espetaculares como o da época Flaviana (69-96 d.C.) em Roma usavam apliques, ou todo o cabelo era natural.  Procurando informações, tropecei no canal da Janet Stephens.  ela não aprece tão ativo nesse momento, mas há uma série de vídeos reproduzindo penteados de época.  Para quem se interessar pelo tópico, vale a visita.

Falando em penteado flaviano, achei as fotos abaixo de uma reconstituição, mas não há vídeo mostrando como foi feito, infelizmente.  

Vou ver se encontro mais material sobre isso.  Sites e canais do Youtube.  Eu gosto muito de observar os cabelos em filmes e séries históricas, quem lê minha resenha sabe disso, e uma das coisas que mais me aborrece, ainda que eu entenda motivos para infidelidade histórica envolvidos, é ver as moças de cabelos solto quando deveria estar preso, enfim.

1 pessoas comentaram:

Que legal! Eu passei a me incomodar com figurino e cabelo estranho de tanto ler você falando sobre isso! Kkkk O cabelo solto quando deveria estar preso me incomoda muito XD Tem duas especialistas em figurino histórico no YouTube que talvez você goste: Bernadette Banner e a Karolina Zebrowska. Talvez você até conheça, elas são incríveis :)

Related Posts with Thumbnails