quarta-feira, 7 de julho de 2021

Golgo 13 tira de Kochikame o recorde de mangá com maior número de volumes publicados

Golgo 13 (ゴルゴサーティーン), uma série sobre um exímio assassino de aluguel, estreou em 1968 e foi um dos primeiros mangás seinen.  Publicado desde então por seu criador Takao Saito, que é dono de um estúdio e trabalha em equipe, mesmo que mantenha algumas funções para si, além de um controle da qualidade das histórias, a série chegou ao volume 201 e tirou de Kochikame o título de mangá com maior número de volumes publicados.

O Sora News reproduziu várias falas de Saito explicando o sucesso do seu mangá e vou reproduzi-los aqui, porque são interessantes.  Perguntado sobre como ele conseguiu manter Golgo 13 em publicação por tanto tempo, ele respondeu: “Em primeiro lugar, é uma questão de mentalidade. Para mim, fundamentalmente, desde que me tornei um artista de mangá, tenho pensado nisso como meu trabalho (...) As pessoas costumam me perguntar 'Você não se cansa de ter feito o mesmo trabalho por décadas?', Mas o que você pensaria se um fazendeiro dissesse que está 'cansado' de cultivar arroz ou trigo?”

Sobre a natureza competitiva da indústria. “Também é importante manter sua palavra. Sempre cumpro meus prazos. Quando eu estava começando, nunca sabia quando a série poderia ser cancelada, então nunca tirei férias ou perdi o prazo.”  Nunca tirar férias, esse não é um conselho muito saudável, mas, vá lá... 

Ele agradece também aos especialistas de várias áreas que consulta para escrever suas histórias: “Graças [a eles], fui capaz de escrever mais de 600 capítulos, mas se tivesse que fazer tudo apenas com o meu conhecimento, provavelmente teria chegado somente ao capítulo 10”.  E, por fim, ele diz: “Golgo 13 é o meu mangá, mas ao mesmo tempo é dos leitores também e, para eles, quero continuar criando, uma história de cada vez”.

Falando em Kochikame, ou Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen Mae Hashutsujo (こちら葛飾区亀有公園前派出所), a série foi publicada na revista Shounen Jump entre 1976 e 2016 fechando com 200 volumes.  Muito menos tempo de publicação, claro, mas a Jump é semanal e isso pesa.  Entre os shoujo mangá, Patalliro!  (パタリロ!) é o que tem o maior número de volumes, 102, sendo publicado desde 1979.  Já entre os josei, eu realmente não sei quem tem o maior número de volumes.

2 pessoas comentaram:

Nunca li Golgo 13, embora tenha visto ele sendo citado aqui e ali pela internet. Adorei a comparação dele com o trabalho de um fazendeiro. Muitas vezes eu critico histórias por se arrastarem demais, ou por terem continuações desnecessárias, mas poxa, é o ganha-pão das pessoas. Eu sempre tenho a opção de não assistir uma continuação desnecessária, de largar algo que está chato, mas ficar cobrando de artistas que "não se vendam" é uma coisa meio besta e, por vezes, até maldosa. Foi um pragmatismo interessante de ler, muito obrigado por selecionar e traduzir a notícia.

Apenas 3 volumes de Golgo 13 foram publicado pela JBC, talvez como um teste da série. Pelo visto, não vendeu bem, porque nunca mais saiu nada a respeito.
É uma série episódica, sem grandes arcos ou história principal. Uma coisa meio James Bond, que vai evoluindo com o tempo, mas mantendo certas tradições.
Para quem gosta de séries com início, meio e fim, com certeza não vai agradar.

Related Posts with Thumbnails