domingo, 12 de dezembro de 2021

RIP: Anne Rice morre aos 80 anos

 Anne Rice é a grande referência contemporânea quando o assunto são histórias sobre vampiros, não que eles tenham saído de moda em algum tempo desde os finais do século XIX, mas a autora trouxe novas temáticas e discussões que revigoraram o gênero, se é que é correto usar este termo aqui.  Rice morreu decido a complicações de um AVC, segundo o G1.

Nascida em Nova Orleans, no estado da Luisiana, nos Estados Unidos, em 1941, formada em Ciências Políticas e Escrita Criativa, ela começou a escrever em 1972.  O maior sucesso de sua carreira foi a série Crônicas vampirescas, o primeiro dos seus livros Entrevista com o vampiro, foi lançado em 1976, ano em que eu nasci.  A tradução brasileira da obra foi feita por Clarice Lispector. Em 1994, Entrevista com o Vampiro foi transformado em filme com um elenco de jovens astros, alguns já consolidados, outros em ascensão, como Tom Cruise, Bradd Pitt, Kirsten Dunst, Antonio Banderas, além da própria autora. Rice continuou escrevendo até o fim de sua vida e sua última obra lançada no Brasil em 2018 foi Comunhão do Sangue.  Ao todo, a escritora americana publicou mais de 30 livros e virou referência em obras de terror e fantasia.

Curiosamente, quase ao mesmo tempo em que Rice começava a escrever suas Crônicas Vampirescas, Hagio Moto publicava uma de suas primeiras obras e que continua sendo um de seus grandes mangás até hoje, Poe no Ichizoku (ポーの一族), lançado entre 1972 e 1976, que também trata de vampiros e trouxe novas abordagens para o segmento. Poe no Ichizoku continua tendo continuações lançadas em nossos dias.  Imagino que Moto conheça a obra de Rice, isso é certeza, na verdade, mas será que a americana tinha tido a oportunidade de conhecer a produção de uma das maiores mangá-kas japonesas?  Realmente, gostaria de saber.

2 pessoas comentaram:

A grande rainha dos vampiros partiu pra imortalidade.
Não sei se ela conheceu as mangakás... talvez o mangá de Hagio não fosse famoso nos EUA.
Agora... imagina se Hagio e Ikeda adaptassem os livros de Rice em mangá... creio que ficariam ótimos.
Entrevista com o vampiro virou mangá... mas por parte de outro mangaka.

Isso foi algo que me chocou muito quando soube. Para nós os fãs ela será eterna! Que descanse em paz.

Related Posts with Thumbnails