sábado, 2 de julho de 2022

Coisas que eu descobri ontem: Há uma troupe masculina especializada em reproduzir as peças do Teatro Takarazuka.

Não postei nada ontem, porque fiquei um tempão procurando informações sobre a Kazurakata Uta Gekidan (カヅラカタ 歌 劇団), uma companhia de teatro masculina especializada em reproduzir as peças do Teatro Takarazuka.  Pelas fotos, os rapazes também mimetizam a forma como as otokoyaku (atrizes especializadas nos papéis masculinos) e musumeyaku (atrizes especializadas nos papéis femininos) performam seus papéis de gênero publicamente.

Fiquei sabendo do Kazurakata através de uma matéria do Comic Natalie que fala do livro de autoria de Suzuki Takashi que conta a história da companhia e, mais que isso, fala do colégio que criou a companhia em 2003, uma escola particular masculina Tokai, em Aichi, que tem alunos do ginasial e colegial.  O livro traz entrevistas com os alunos, mostra sua rotina, e tem as falas dos pais e mães, dos motivos pelos quais apoiam os filhos em seu desejo de interpretar as famosas peças do Takarazuka.  Achei muito lindo e muito louco isso.

E eles, claro, não poderiam deixar de apresentar A Rosa de Versalhes.  Além disso, outra peça que parece ser favorita é Elizabeth.  A página oficial do Kazurakata está falando de Poe no Ichizoku.  

Mas nas minhas andanças, descobri que Kazurakata inspirou um shoujo mangá em três volumes chamado Revou-dan! (レビュダン!) e que foi publicado na revista Dessert.  A autora, Nakamura, conta a história de um rapaz que vai estudar em um colégio e descobre o clube teatro masculino que reproduz as peças do Takarazuka e acaba sendo cooptado, contra a sua vontade no início, para fazer os papéis femininos nas peças.  Não achei scanlations.

Remexendo mais, achei um documentário contando a história do Kazurakata chamado High School KagekidanOtokogumi (ハイスクール歌劇団☆男組).  Ele é de 2012.  De repente, está disponível em algum lugar.  E achei vídeos do Kazurakata no Youtube.  Coisa pouca.  Parece que a maior plateia que eles já tiveram foi de 1500 pessoas e isso é bastante coisa.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails