Não conhecia o livro Miss Austen de Gill Hornby, mas parece que é um romance de grande sucesso e que explora a relação entre Cassandra e sua irmã Jane Austen. Descobri hoje que ele está sendo gravado e vai estrear na BBC ano que vem. A produção, segundo o site Masterpiece, tem uma direção e elenco de primeira linha e esta sob a responsabilidade da norte-americana Bonnie Productions. A série terá 4 capítulos e o resumo é o seguinte, segundo o Masterpiece:
"O drama começa em 1830, um pouco depois da morte de Jane [*pouco? Ela morreu em 1817!*]. Cassandra (Keeley Hawes) corre para ver sua jovem amiga Isabella (Rose Leslie), que está prestes a perder sua casa após a morte de seu pai. Cassandra está supostamente lá para ajudar sua amiga, mas seu verdadeiro motivo é encontrar um estoque de cartas particulares que, nas mãos erradas, poderiam destruir a reputação de Jane. Ao descobri-los, Cassandra fica emocionada ao ser transportada de volta à sua juventude. Em flashback, conhecemos a jovem Cassy e Jane (Patsy Ferran) enquanto elas experimentam as paixões, brigas familiares e esperanças frustradas que moldaram suas vidas e lançaram as bases para as histórias inesquecíveis de Jane. A reavaliação de Cassandra sobre seu passado eventualmente a leva a perceber o quão cega ela tem sido para a verdadeira causa da dor e angústia de Isabella. Encontrando uma maneira de guiar Isabella em direção à verdadeira felicidade, Cassandra finalmente consegue compreender e celebrar os sacrifícios que escolheu fazer por sua brilhante irmã, Jane."
Cassandra era a pessoa mais próxima de sua irmã e foi a responsável por destruir parte da farta correspondência que trocaram. Miss Austen toma esse ato como ponto de partida, ao que parece. Agora, é fato que as censuras aos diários e correspondências de parentes eram muito comuns nos séculos XVIII e XIX, porque conheço vários casos, mas deveriam acontecer antes e depois. Aliás, quando meu tio morreu, minha avó queria queimar toda a correspondência dele, eu acabei ficando com várias cartas e terminei por descobrir que meu tio, que nunca teve um interesse romântico, tivera um amor de juventude que nunca se concretizou.
Resumindo, o que Cassandra fez era algo banal na época, tudo o que poderia ser embaraçoso para a família, para a pessoa, poderia ser apagado e isso, claro, a gente lamenta como historiadora e como alguém que se interessa pela pessoa em questão. De qualquer forma, essa série é ficcional, provavelmente boa parte dessas experiências vividas pelas irmãs vão começar com fatos verídicos e se desdobrar em situações imaginadas pela autora. Isso é ruim? De forma alguma, a questão é sempre a execução. Enfim, é ficar de olho para ver quando essa série será lançada.
1 pessoas comentaram:
Que legal! Quero ver. Teve um outro filme, Miss Austen Regrets, que tem a irmã Cassandra como personagem . Ana Luiza.
Postar um comentário