terça-feira, 1 de julho de 2008

Mangá ajuda a vender cerveja...



Tempos atrás fiz um post intitulado Mangá Alavanca as Vendas dos Vinhos Franceses sobre como o mangá “Kami no Shizuki” (“As Gotas de Deus”) estava ajudando a vender vinhos no Japão. Pois é, anteontem abrindo o site Trends in Japan vi uma matéria sobre uma famosa personagem de mangá que virou garoto propaganda de uma marca japonesa de cerveja. O mangá é Shima Kosaku e foca na vida da personagem de mesmo nome e sua ascensão dentro da Companhia Elétrica Hatsushiba. A série começou em 1983 na revista Morning e se tornou uma espécie de manual do mundo dos negócios corporativos e um dos mangás mais bem sucedidos sobre a vida dos salarymen. Shima Kosaku é tão importante que quando ele se tornou presidente da companhia da última primavera japonesa, o jornal Yomiuri, o mais importente do Japão, deu a "notícia", como se fosse realidade. Além de cerveja Shima Kosaku já vendeu outros produtos, como suplementos alimentares. A série também tem filme, só não sei se está disponível e duvido que cubra toda a série.

5 pessoas comentaram:

Um toque, na verdade ele tem um movie. Mas se rolasse dorama não duvido que cobrisse a primeira série, Kachou Shima Kosaku, que tem dezessete volumes.Ele tem uma segunda série, Buchou Shima Kosaku, daí a impressão (juntando as duas) de que a série é enorme. Não é.

É chato dizer, mas ela é uma série que tem ao mesmo tempo tudo para ser publicada e tudo para desaconselhar a publicação aqui no Brasil. Quadrinho adulto, tema inusitado, com certeza poderia ser bem divulgado em revistas de negócios... mas ao mesmo tempo, será que ele iria atingir seu público por aqui? Tem tudo isso.

Eu realmente não acho que seria vendável aqui. Mundo corporativo japonês é diferente do mundo corporativo daqui. E o público que lê mangá aqui, não me parece similar ao público que l~e este tipo de mangá por lá.

Vou corrigir a história do filme.

Isso o que você falou é o outro lado da equação, o "tudo para desaconselhar". O fato é que o nicho de "quadrinhos profissionais" é interessante e está ainda para ser testado por aqui. Mas não com uma série que ao todo forma mais de vinte e bordoada volumes.

E não custa notar que Kosaku na verdade é uma grande novela de ascensão social. O personagem passa por um divórcio (porque sua dedicação ao trabalho come o relacionamento entre ele e sua esposa) começa a se envolver com outras mulheres, etc – não é apenas o lado corporativo; se assim o fosse, a série não teria se tornado o marco no gênero que se tornou.

E é importante dizer que o conceito de meritocracia vem crescendo com força nos últimos anos no meio empresarial, com a mudança de status causada pelas empresas de capital aberto, a ascensão da bovespa etc. Nesse sentido, Kosaku poderia sim, despertar atenção e ser um sólido exemplo do que é quadrinho adulto de massas no Brasil. Mesmo que fosse para livraria em tiragens limitadas (que eu acho que é o rumo natural de uma série como essa). Para virar cult com o marketing dirigido certo, seria simples.

O que não pode se esperar é que o leitor de Naruto ou a leitora de Kare First Love vá se interessar por esse tipo de material – ou mesmo a turma que acha que quadrinho adulto é suehiro maruo porque "ele cita Salvador Dali e Baudrillard". Ou se dirige isso para o público certo ou se quebra a cara. Ponto.

O primeiro ponto você já disse: é um mangá longo demais. Que é uma novela, é óbvio. Ainda não vi mangá que não fosse uma novela, mesmo que fosse mais forte em um fundamento do que em outro. De resto, acredito que mangás esportivos ou profissionais deveriam ser muito bem escolhidos. E marketing aqui, ninguém faz. Você sabe bem disso. O o mangá se vende, por conta da net, do boca a boca, ou é estigmatizado como fracasso.

E isso é o mais lamentável.
O pior é que não é difícil se direcionar para o consumidor de material relativo aos negócios, mas infelizmente o problema seria esse: as editoras não o fariam – o publicariam e o abandonariam a própria sorte.

E no final a série seria massacrada nos fóruns por adolescentes que não entendem que a série não foi feita para eles.

Related Posts with Thumbnails