quinta-feira, 18 de junho de 2009

Azumanga Daioh em nova versão



Já falei que Azumanga Daioh (あずまんが大王) está sendo republicado no Japão por conta dos dez anos da série e que capítulos novos serão publicados na revista Monthly Shounen Sunday (*originalmente, o mangá é seinen*). Pois bem, vários sites estão publicando imagens da nova edição e parece que o autor redesenhou 60% da obra. Comparando o antes e o depois, alguns sites ressaltam o fanservice da personagem Sasaki (*esta aí em cima*) que agora aparece nas mesmas cenas com um biquini bem mais revelador. Um dos grandes problemas da personagem muito tímida era ser alta demais, peituda demais, e ter um espírito de menina kawaii.

Enfim, eu amo Azumanga, mas não era isto que eu queria comentar. Não acho que o biquinhi novo seja esta "OH" todo como alguns tarados estão comentando por aí, mas me incomoda uma coisa. O traço do autor está masi arredondado, ele desenvolveu sua técnica e tal. Mas vocês não percebem algo de diferente na personagem? Ela está muito mais magra e longuilínea. Não está anoréxica, mas é visível, pelo menos para mim, o interesse em vender um outro padrão de beleza. Isso, sim, e não o decote do sutiã me incomodam. Aliás, falando em Azumanga, com o desempenho da reedição nos rankings de vendagem de Oricon (7º lugar) e da Taiyosha (2º lugar), não surpreenderia se tivéssemos um novo anime.

7 pessoas comentaram:

Bom, val, falando do ponto de vista de quem desenha: De repente o traço do artista pode ter evoluído nesse sentido, não de "vender outro tipo de aparência", mas de fazer personagens mais esguios, até por uma questão de influência de ambiente ao redor. Esse tipo de coisa acontece e muitas vezes não é planejado. Alterações de tônus muscular de personagem e detalhes do tipo são mudanças comuns quando o traço de um artista se altera e reestiliza.

De resto, eu não sou muito fã de Azumanga Daioh, e o segundo desenho é visivelmente melhor acabado, mas a nível de marmanjo acho que uma moça com o primeiro corpo de modo geral até é mais interessante para mim, salvo pelo fato pelos seios no segundo estarem desenhados de forma bem mais natural. Não pense que é implicância.

Sinceramente, não vi diferença alguma de um desenho para o outro. Para mim, o corpo da Sasaki está igual, o que muda é o efeito de um biquini de modelagem diferente.

Talvez vendo numa página completa do mangá até fique mais evidente uma mmudança corporal.

E caso exista uma mudança de fato talvez seja coisa do traço que evoluiu. Tão somente isso.

Nâo acredito que há nesse contexto do re-desenho uma tentativa de evidenciar um novo padrão de beleza.

Bom, o que importa é que eu preciso terminar de ler Azumanga Daioh. Aliás, essa série foi uma das primeiras que eu comecei a ler, quando perdi minha fixação em Comics e passei a admirar os mangás. Bons tempos.

Desculpe, o corpo ão está igual e o Alexandre viu o que eu vi, embora tenha explicado a coisa de outra forma. A antiga era mais rechonchuda e tinha muito mais quadril. E eu não sei como alguém não consegue ver isso.

Meu medo é, se um dia licenciarem o mangá de Azumanga Daioh, publicarem esta versão DIED... digo, DIET do mangá. Seria um prejuízo e tanto para os fãs brasileiros que apreciam a obra original.

Olha, eu acho que se houver licenciamento, o que virá é a nova versão. À princípio, a história não mudou. O autor somente mexeu no traço. E eu nãovou negar que agora ele está mais fluído, mais bonito, e mais simplificado, independente das alterações que me incomodem.

Acontece que estas alterações no traço não incomodam só você, Valéria. Os leitores homens certamente não vão gostar de se deparar com essas "tábuas de passar roupa" que o autor está desenhando? O que está sendo feito é um deserviço aos fãs de Azumanga Daioh

Olha, pessoalmente eu até prefiro o traço da direita. A personagem está mais esguia (e pode muito bem ser uma mudança no traço em geral, ou até uma atentativa de representar melhor o tipo fisico dela), acho que ela está menos sexualizada que no desenho da esquerda.

Related Posts with Thumbnails