sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Quais os mangás mais colecionados pelos japoneses? As 15 séries que eles e elas mais completaram listadas aqui.


O Rocket News 24 trouxe os resultados de uma pesquisa feita pelo site japonês Tell Me com leitores japoneses de mangá muito interessante “Quais séries de mangá você colecionou por completo?”.  Esse tipo de questão faz sentido, pois nem sempre os japoneses colecionam o mangá que lêem na antologia.  Compra-se a revista, os capítulos das séries são lidos, e ela é descartada.  Aliás, isso até dificulta a vida dos pesquisadores que precisam ter acesso à antologia para saber como era o suporte de publicação das séries em um determinado momento... enfim, isso é outra discussão.  São muitas séries, pouco espaço, os japoneses precisam ser seletivos, além disso, há a questão do tempo de publicação e do cansaço em relação a determinados mangás.  Por exemplo, são 40 anos de Glass Mask (ガラスの仮面), será  que não houve fãs que simplesmente abandonaram a série?  


O chato do post do RN24 é que não é dito quantas pessoas participaram da pesquisa.   quantos homens?  Quantas mulheres? Faixa etária?  Fui até a fonte japonesa e não havia nada... Ainda assim, eles chegaram a uma lista com 257 títulos de mangá e organizaram um ranking com os 15 mais votados.  Mas quantos votos receberam? Ainda assim, os títulos me parecem coerentes, fora algumas surpresas pontuais. Vejam só a lista:

15. Yu Yu Hakusho (幽遊白書) – 19 volumes – shounen
13. Parasyte (寄生獣) – 10 volumes – seinen
13. City Hunter (シティーハンター) – 35 volumes – shounen
11. Tenshi Nanka Ja Nai (天使なんかじゃない) – 8 volumes – shoujo
11. Kyo, Koi wo Hajimemasu (今日、恋をはじめます) – 15 volumes – shoujo
10. Pretty Soldier Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン) – 18 volumes – shoujo
8. Kekkaishi (結界師) – 35 volumes – shounen
8. Rurouni Kenshin (るろうに剣心) – 28 volumes – shounen
6. The Rose of Versailles (ベルサイユのばら) – 10 volumes – shoujo
6. Nodame Cantabile (のだめカンタービレ) – 25 volumes – josei
5. Touch (タッチ) – 26 volumes – shounen
4. Hikaru no Go (ヒカルの碁) – 23 volumes – shounen
3. Dragon Ball (ドラゴンボール) – 42 volumes – shounen
2. Hana Yori Dango (花より男子) – 37 volumes – shoujo
1. Slam Dunk (スラムダンク) – 31 volumes – shounen 


Fiquei contente em ver vários mangás femininos muito bem posicionados.  O segundo colocado é Hana Yori Dango, ora bolas! E se a autora lançar mais alguma coisa da série, duvido que não venda muito, muito bem.  Aliás, queria muito ter acesso à lista atualizada dos shoujo (*josei*) mangá mais vendidos da história, acredito que a última que vi era de 2006, quando muita gente jurava que Nana iria para o topo da lista desbancando Hanadan.  Outra coisa a se pontuar é que o único mangá de antes dos anos 1980 a figurar no topo é a Rosa de Versalhes.  O RN24 comentou que quem tem 10 volumes da rosa não pode dizer que tem tudo e, bem, não deixa de ser verdade, já que os gaiden que estão saindo na Margaret passaram a seguir a numeração do clássico original.  E haverá um volume #12, em breve, já que Ikeda continua publicando... Já os gaiden dos anos 1980 não foram publicados na Margaret, mas seguiram como coisa à parte mesmo.


A maioria dos mangás na lista é shounen, não é surpresa isso, mas esperava ver mais seinen e só há um.  Não sabia que Parasyte era tão popular.  Josei só há um, também, Nodame Cantabile.  Não me surpreende, aliás, me alegra ver a série tão bem colocada, empatada com a Rosa de Versalhes, aliás.  Sailor Moon está em boa colocação, seria estranho não aparecer na lista.  E tem Touch, do Mitsuru Adachi, um top favorito dos japoneses.  Feliz pela série não ter sido esquecida.

GOSTOU?

3 pessoas comentaram:

A lista me surpreendeu positivamente. Temia que só fosse dar shonen, mas apareceram muitos shoujos e até um seinen! Só não esperava que fosse ser Parasyte, jurava que seria alguma coisa do Naoki Urusawa como Monster ou 20th Century Boys. A ausência de Nana também me surpreendeu e fiquei feliz pela colocação de Yu Yu Hakusho. O sucesso de Yu Yu foi tão grande a ponto da Sueisha tolerar o ritmo de trabalho do Togashi? kkk Ps: E Clamp? Nadinha? Que pena... Pps: Slam Dunk estar em primeiro não me surpreende em nada. Tenho alguns volumes esporádicos do mangá, mas a qualidade da edição é da Conrad da época é de chorar, muito ruim...

Ana Beatriz, Nana não poderia aparecer, porque não foi encerrado, está em compasso de espera.

Me surpreendeu mesmo foi Kekkaishi estar numa lista desta, visto que aqui no Brasil a série foi um fracasso tão grande que a Panini nem se digna a terminar a série.
Mas foi bom ver alguns clássicos lá no meio.

Related Posts with Thumbnails