sexta-feira, 8 de abril de 2016

Propaganda celebra as "Mulheres Resto" e seu direito de escolha


Sheng nu (剩女), que em inglês significa Leftover Women, poderia ser traduzido para nós como "Mulheres Resto".  É o termo pejorativo usado para as mulheres chinesas solteiras maiores de 25 anos (*ou 27, a depender da matéria*).  Não importa quão felizes ou bem sucedidas elas sejam, são vistas como coitadas e um problema social.  Não casar é visto como estigma e as mulheres solteiras são vistas como culpadas pelo seu azar.  Elas escolhem demais, são independentes demais, não se arrumam o suficiente, os motivos são variados.

Uma das mulheres que aparece no vídeo chega a colocar que como a maior virtude de um filho ou filha na china é respeitar os pais, recusar um casamento, ou mesmo dizer que não deseja casar, é o maior de todos os atos de desrespeito.  Em uma sociedade que por mais de 30 anos manteve a política do filho único, a pressão por casar deve ser enorme.


Enfim, o Rocket News 24 publicou a propaganda motivacional da empresa SK-II feita com mulheres chinesas e seus pais e mães.  Umas querem casar, outras, não.  Umas desejam a alma gêmea, mas algumas delas querem curtir a vida e cuidar da carreira.  Uma das mulheres chega a dizer que não é uma Leftover Woman, mas uma Power Woman.  

A pressão sobre os homens existe, claro, mas as mulheres são mais pressionadas tanto a obedecer os pais, como em casar mais cedo.  Até hoje, a história do tic-tac dos ovinhos, a pressão para casar e procriar antes que seja tarde é algo usado para assombrar as mulheres.

É um vídeo curto que termina com uma exposição de fotos em um mercado de casamentos.  Sim, isto existe.  São pontos de encontro, uma praça, por exemplo, no qual pais e mães expõe fotos e currículo de seus filhos e filhas tentando achar o par ideal.  Vale a pena assistir.  O vídeo tem menos de 5 minutos e tem legendas em várias línguas, como inglês e espanhol.  

GOSTOU?

1 pessoas comentaram:

Análise de diálogos de filmes por gêneros:


http://polygraph.cool/films/index.html

Related Posts with Thumbnails