terça-feira, 17 de maio de 2016

Vencedores do 40º Kodansha Manga Awards


A editora Kodansha anunciou os vencedores do 40º prêmio dado pela companhia aos melhores mangás em andamento no Japão.  É um prêmio importante, sem dúvida, mas tende a ser um prêmio para os melhores da própria editora, que terminam sendo os mais premiados.  Os candidatos já eram conhecidos, embora eu não tenha feito um post sobre isso.  Enfim, os vencedores foram:


SHOUJO MANGÁ: Watashi ga Motete Dousunda (私がモテてどうすんだ).  Autora: Junko.  Revista: Betsufure.  Editora: Kodansha.

- Os outros indicados, só para vocês terem uma idéia, eram:  Kurosaki-kun no Iinari ni Nante Naranai (黒崎くんの言いなりになんてならない), Suki-tte Ii na yo。(好きっていいなよ。), Nijiiro Days (虹色デイズ), e Hatsukoi Monster (初恋モンスター).  Só Nijiiro Days não era da Kodansha.


SHOUNEN MANGÁ: DAYS (デイズ).  Autor: Tsuyoshi Yasuda. Revista: Weekly Shounen Magazine.  Editora: Kodansha.


GERAL: Kōnodori (コウノドリ).  Autor: Yū Suzunoki.  Revista: Morning.  Editora: Kodansha.

- Esta categoria normalmente é vencida por seinen, aliás, não raro empurram os josei para a categoria shoujo, o que é muito injusto, afinal, não fazem o mesmo com os mangás para o público masculino adulto.  Enfim, dos indicados este ano somente um era josei, Tokyo Tarareba Musume (東京タラレバ娘), da Akiko Higashimura.  Mais cedo, ou mais tarde, este mangá irá ganhar alguma coisa, nem que seja adaptação para anime, ou dorama, mas dificilmente vai levar um prêmio Kodansha, não na categoria geral.  E não estou me desfazendo do vencedor, mas da forma como as indicações para esta categoria são feitas, aliás, depois de ler o resumo do mangá, pretendo é ir atrás de scanlations desta série.


- Detalhe, desde o ano passado, segundo o ANN, a categoria infantil (Kodomo) desapareceu.  Isso é ruim, porque a possibilidade de um mangá infantil ser contemplado em shoujo ou shounen é remota. Manter a categoria dava visibilidade para séries voltadas para um público mais jovem.

- O comitê julgador deste ano incluiu  Ken Akamatsu, Tochi Ueyama, Oh! great, Atsushi Kase, Miyuki Kobayashi, Yūji Moritaka, e Kazumi Yamashita.  Os premiados recebem um certificado, uma estatueta de bronze e 1 milhão de ienes (cerca de US$9,170). 


Kōnodori teve dorama ano passado.  O protagonista, um obstetra que toca jazz nas horas vagas, foi interpretado por Gou Ayano.  Já Watashi ga Motete Dousunda e DAYS estão com anime anunciado.  

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails