quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Qual o emprego que paga melhor na indústria de animação japonesa?


Tempos atrás, fiz um post aqui sobre os péssimos salários pagos aos operários da animação japonesa.  Agora, o Rocket News 24 publicou e comentou um vídeo do canal Tokyosaurus que traz dados sobre a remuneração da indústria de anime.  O vídeo está aí embaixo:


Segundo a lista, os animadores estão na base do sistema e recebem os piores salários.  10 mil dólares/ano (*34 mil reais*), se forem japoneses; 8.500 dólares/ano (*28,900 reais*), se forem filipinos.  Eles citam o exemplo da péssima qualidade do último anime de Dragon Ball e pedem para que imaginemos como esperar mais de alguém que ganha tão pouco.  Pois é... Um degrau acima, estão os animadores em tempo parcial.  Imagino que sejam aqueles que pegam vários trabalhos ao mesmo tempo e mal conseguem dormir, ou fazer outras coisas... Eles recebem cerca de 20 mil dólares/ano (*68 mil reais*).  O artigo do RN24 esclarece que eles conseguiram chegar a esse valor checando os dados dos impostos públicos.

Variando entre 21 mil e 24 mil dólares/ano (*71.400-81.600 reais*), estão os assistentes de produção, animadores responsáveis por CGI e diretores de episódios.  O vídeo diz que esse tipo de remuneração é o suficiente para que você viva de maneira muito limitada em Tokyo, ou seja, não vai passar fome, mas não vai ter uma vida nada confortável.  E temos o primeiro salto, um diretor de série faz 47 mil dólares/ano (*159.800 reais*), enquanto um diretor executivo consegue chegar à 71 mil dólares/ano (*241.400 reais*)


E quem ganha mais?  Enfim, um dublador de sucesso pode conseguir até 666 mil dólares/ano (*2.264.400 reais*).  A maioria do dinheiro não vem da dublagem da série em si, mas de direitos de imagem, shows e outros trabalhos.  O dublador, neste caso, é uma celebridade, um artista, que tem fã clube e participa de inúmeros outros empreendimentos.  Obviamente, há várias categorias de dubladores, mas só pelo topo é possível perceber a discrepância entre os diversos nichos de trabalho no mundo da animação.

P.S.: Usei como cotação para a conversão U$1 = R$3,41.  Variando o câmbio, os valores mudam, também.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails