sábado, 9 de maio de 2020

Aleatoriedades Austenianas 1: Quem é o melhor Mr. Darcy "molhado"?

Essa pergunta é uma das mais banais possíveis em um grupo de Jane Austen, está certo, o "molhado" coloca a coisa em outro patamar e o Colin Firth se molha duas vezes, enfim... Só que o objetivo básico é medir "Qual o melhor Mr. Darcy?" mesmo.  Mas eis que alguém emerge das sombras e diz "O melhor Darcy é o da série de 1980.". Como a pessoa não escreveu "O melhor Darcy é o David Rintoul.", até imagino que era trollagem, assim, para chocar geral.

Por que estou escrevendo isso? O fandom de Orgulho & Preconceito (1980), que eu acho excelente, aliás, tende a ser muito agressivo. "Ninguém nunca captou a essência de Mr. Darcy como o David Rintoul!  Vocês é que não entendem a personagem!"  "Vocês são vulgares e querem é camisa MOLHADA!".  Não vou reclamar de camisa molhada nenhuma, mas David Rintoul não é o melhor Darcy.  E olha que o Darcy dele beijou a Elizabeth antes do casamento e o do Colin Firth, não.   Enfim, para quem nunca ouviu esse nome (David Rintoul), o rei louco de Game of Thrones. Não acredito mesmo que uma fã extremada de O&P (1980) iria esquecer o nome do ator que supostamente melhor interpretou o Darcy.


Eu defendo que a melhor Elizabeth (Elizabeth Garvie), a melhor Charlotte (Irene Richard) e a melhor Lady Catherine (Judy Parfitt) estão nessa série e é engraçado tropeçar nisso, porque fui dirigindo para o trabalho ontem e pensando em O&P (1980) por algum momento que não me lembro mais.

David Rintoul não é um Darcy ruim, afinal, ele dá a interpretação dele da personagem e há o Laurence Olivier, ora bolas! Quem teve que carregar nas costas o pior Darcy foi ele. Enfim, o problema do Rintoul é que ele passa boa parte dos capítulos inexpressivo, ou impassível, talvez diriam suas fãs, por isso mesmo, minha amiga Lina Inversee o chamava de "robô Darcy" e que O&P (1980) era uma série de ficção científica disfarçada. No final, no derradeiro episódio, o robô aprende a sorrir.  


Mas eu gosto do David Rintoul como Darcy, só não vou dizer que ele é o ator que melhor interpretou a personagem.  E recomendo a série de 1980.  Anos atrás, fizemos dois Shoujocast sobre Orgulho & Preconceito com a Adriana Sales do Jane Auten Sociedade do Brasil.  Acho que eles não estão mais disponíveis on line.  Tentarei fazer o upload em algum lugar.

1 pessoas comentaram:

Colin Firth é o Darcy eterno pra mim. Embora ele pareça odiar isso kkkkk

Related Posts with Thumbnails