domingo, 4 de setembro de 2022

"Badly done, Emma!" Diferentes perspectivas sobre a mesma passagem do livro de Jane Austen. (vídeo)


Semana passada, decidi recortar e postar no meu canal, que tem uma playlist Jane Austen, a sequência da escadaria das adaptações de Persuasão.  Achei que ficou bom, ainda que a montagem precise melhorar muito, e acabei me empolgando e pegando a sequência em que Mr. Knightley repreende duramente Emma, depois que ela humilha Miss Bates, a solteirona tagarela, durante o piquenique em Box Hill.  É um ponto de virada no livro e em todas as adaptações.  Para esse vídeo, que vocês poderão ver abaixo, usei as adaptações que eu assisti cinema de 2020 e 1996, filme para a TV de 1996 e séries da BBC de 1972 (*parte 1 e parte 2*) e 2009 (*parte 1 e parte 2*). Estão linkados, porque todos têm resenha no site, inclusive com análise mais extensa da mesma sequência, porque é uma das mais importantes em qualquer adaptação. Antes de seguir, a ilustração que usei é se uma artista chamada Neko, visitem a página dela.  Após o vídeo, eu retorno:

Revendo as sequências, confirmei algumas coisas.  Gosto infinitamente mais das duas adaptações de 1996, inclusive, o filme para o cinema tem a versão mais longa para a sequência.  Agora, nestas duas versões, Mr. Knightley, seja Mark Strong, ou, em especial, Jeremy Northam, são bem violentos com a mocinha.  Chegam a tocar nela, acredito que o puxão que o Knightley de Northam dá no braço de Emma deixaria até marcas.  Ainda assim, a indignação e a frustração do mocinho, que acredita que Emma está irremediavelmente enredada por Mr. Frank Churchill, está muito clara.

Já a versão para o filme, com todas as críticas que fiz para esta adaptação, ficou boa, no geral, está tudo lá e a mensagem também está clara.  O mocinho parece triste, Emma fica furiosa, porque, mimada como é, não quer admitir que errou.  Na versão de 2009, o tom é melancólico.  A Emma de Romola Garai já tinha plena noção de que havia errado, as outras Emmas pareciam ou não ter percebido, ou terem dúvidas quanto a sua atitude, o Mr. Knightley de Jonny Lee Miller a repreende, mas parece se sentir derrotado, melancólico até.  Eu não gosto da intepretação do autor no geral, mas o tom da cena ficou muito bom, acho que é um dos melhores momentos do ator no seriado.

Agora, apesar dos méritos da adaptação de 1972, e minhas duas resenhas apontam tudo o que vi, tem a pior versão.  Cometeram a atrocidade de cortar o "Badly done, Emma!".  Como puderam omitir isso?!  Enfim, eu devo fazer mais dois recortes de Emma ainda comparando versões e vou aproveitar que estou me sentindo estimulada a olhar para Jane Austen esses dias, talvez um conforto às vésperas da eleição, e parar para reassistir e resenhar Orgulho & Preconceito de 2005, uma das omissões do Shoujo Café.

Antes do fim, comento que Emma foi o último livro publicado em vida por Jane Austen, o romance foi publicado em 1816.  Há várias edições no mercado nacional, não saberia dizer qual é a melhor, em termos de tradução, mas deixo o link para a edição da Martin Claret, que teve tradução da amiga Adriana Sales Zardini.  Há muitas opções, o importante, é ler Emma e todos os livros de Jane Austen.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails