segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os 25 Mangás mais rentáveis do mercado americano



O ICV publicou a lista com os vinte cinco mangás mais rentáveis do mercado americano. Como seria de esperar, domínio da VIZ, com quinze títulos entre os vinte cinco. Três eram da Tokyopop, dois deles, shoujo, Fruits Basket há anos entre os mangás mais rentáveis dos EUA. Agora, com o fechamento da editora, vamos ver o que acontece com esses títulos. Hetalia em especial. Sete dos vinte cinco são shoujo mangá, mas vários títulos shounen têm grande apelo junto ao público feminino, como Black Butler. Vampiros continuam bem cotados nos EUA, vide a terceira colocação de Vampire Knight e Rosario + Vampire. One Piece aparece somente em 11º lugar, reforçando o que eu sempre digo, vende bem, mas não é um título arrasa-quarteirão como os japoneses e licenciadores esperavam. O mesmo vale para Bakuman. Não há nenhum josei, mas alguns seinen conseguem marcar presença discreta, vide K-On! e Hetalia.

1. Naruto - Viz Media
2. Bleach - Viz Media
3. Vampire Knight - Viz Media
4. Black Butler - Yen Press
5. Death Note - Viz Media
6. Blackbird - Viz Media
7. Rosario + Vampire - Viz Media
8. Fullmetal Alchemist - Viz Media
9. Dragonball & DBZ - Viz Media
10. Soul Eater - Yen Press
11. One Piece - Viz Media
12. Maximum Ride - Yen Press
13. Alice in the Country of Hearts - Tokyopop
14. Hetalia - Tokyopop
15. Yu-Gi-Oh! - Viz Media
16. Pandora Hearts - Yen Press
17. Bakuman - Viz Media
18. Fruits Basket - Tokyopop 19. Dengeki Daisy - Viz Media
20. D. Gray Man - Viz Media
21. Yotsuba! - Yen Press
22. Ouran High School - Viz Media 23. Shugo Chara - Del Rey Manga
24. K-On! - Yen Press
25. High School of the Dead - Yen Press

Detalhe é que essa lista sai nos EUA pelo menos duas vezes ao ano. Aqui no Brasil, NUNCA! Como saber o que vende, o que está em alta? Podemos inferir algumas coisas, como "Naruto vende", mas ir além disso só para quem tem fontes secretas (*e não pode revelá-las*) ou chute... E, bem, essas coisas não deveriam ser chutadas ou secretas. concordam comigo?

GOSTOU?

5 pessoas comentaram:

Mas heim... não é muito cedo pra Hetalia aparecer na lista? Foi lançado o que... 2 volumes? .-.

Não, Matt, acho que saíram três, mas neste tipo de ranking conta o valor do produto. Hetalia é um mangá valioso, vendeu bem até agora e teria possibilidade de vende rmuito mais. Acho que é assim que se calcula isso nos EUA.

Também nunca concordei com a postura das publicadoras brasileiras de guardar as suas vendas a 7 chaves. Será que vende mal? Além da divulgação e distribuição deste produto ser extremamente restrita (pra não dizer obscura), só podemos nos contentar com expeculações de possíveis sucessos e fracassos em nosso mercado.

O pessoal daqui parece ter medo de revelar o que vende. Será que tem tanto ecchi vendendo assim? ._. (tentativa falha de humor)
Tem uns mangás da lista que eu gostaria muito que fossem licenciados aqui no Brasil...

Nossa, surpresa por ver Dengeki Daisy nessa lista... mas realmente, é muito bom mesmo!!!

Related Posts with Thumbnails