quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Panini finalmente admite cancelamento de Otomen


Abro o post repetindo algo que já disse várias vezes (*aqui, no Shoujocast, na antiga coluna do Annime-Pró, etc.*): cancelamentos acontecem em qualquer mercado saudável, no Japão, vários títulos são cancelados por falta de popularidade, por exemplo; pouco importa se é seu mangá favorito, uma editora é uma empresa e precisa ter lucro, se o título não preenche as expectativas da editora, ela tem todo o direito de interromper a publicação pelo bem da sua saúde financeira.  O problema, aqui no Brasil, pelo menos, é que as editoras brasileiras costumam mentir, omitir, enrolar, enfim, não admitem o problema – a necessidade de descontinuar um mangá – e ficam enrolando os fãs-consumidores.  Para mim, este é a questão chave, junto com a culpabilização do produto, ou de uma demografia inteira (*O velho mantra “Shoujo não vende!”*) por um problema que, não raro, começa na má distribuição, passa pelos atrasos, e termina com o tradicional segredo em relação às vendagens.

Pois bem, ontem, no Facebook Oficial da Editora Panini, admitiu-se, pela primeira vez e de forma definitiva, que Otomen (オトメン(乙男) está cancelado: 


A gente já sabia, a gente já sabia... Custava um pouquinho mais de transparência?  Pois é, falta muito profissionalismo no mercado de mangá no Brasil e inexperiência não é mais a desculpa.

4 pessoas comentaram:

Mais pela falta d consideração q pelos cancelamentos, eu passarei a evitar a medida do possível d agora em diante certas editoras nacionais... ¬¬

Não é a primeira vez que a Panini faz isso. Depois, eles reclamam que nós, otomes, vamos atrás dos scans, sem licenciamento e feito por fãs!
Tenho até o número 6 e adorava Otomen. Quer saber? Vou atrás de scan mesmo e quero ver quem irá falar que colaboro com a pirataria!

Concordo com o que foi dito no post.
Isso é muita falta de respeito com os consumidores!! La no fundo ja sabiamos que Otomen não iria voltar...

Ah estou bem triste :9 eu gostei muito de otomen eu tenho ate o volume 7 :( e eu estava olhando no site de mangas que esta ate volume 11 o jeito e ler em inglês mesmo :'( eu não entendo nd de Inglês so um pouco...
bem obrigada pela informação.
kissu

Related Posts with Thumbnails