terça-feira, 29 de março de 2016

Mahou Shounen ou Mahou Shoujo? Sobre um comentário que recebi.


Ontem recebi um comentário daqueles bobinhos e que tem como único objetivo sugerir que a gente não sabe do que está falando (*puro mansplaining, aliás*) no meu primeiro post sobre Binan Kōkō Chikyū Bōei-bu Love! (美男高校地球防衛部LOVE!).  Lá eu escrevi que seria o primeiro mahou shounen da história, afinal, os meninos seriam as garotas mágicas.  A pessoa que deixou o comentário (*"Primeiro" mahou shounen? Por favor..."*), que eu não publiquei, porque não enriquecia em nada, postou um link do fórum do My Anime List no qual se listavam os mahou shounen. A lista incluía uma infinidade de mahou shoujo para o público masculino, ou que não foram derivados de mangás shoujo.

Cutey Honey, provavelmente, o primeiro mahou shoujo SHOUNEN.
Enfim, o que a pessoa não entendeu, e nem acho que tentou, é que mahou shoujo surgiu dentro do shoujo anime - sim, Mahou Tsukai Sally (魔法使いサリ) anime veio antes e é considerado o primeiro shoujo anime da história -, mas caiu no gosto masculino desde muito tempo, vide Cutey Honey, obra de Go Nagai (キューティーハニー ).  Assim, há mahou shoujo em todas as demografias (*ainda que eu não me lembre de imediato de nenhum josei, deve haver algum*), com o mais diferente tipo de abordagem, com direito à fanservice sem vergonha e discussões profundas, também.

Última encarnação de Precure, um legítimo mahou shoujo SHOUJO. ;)
Agora, mahou shounen, com meninos no lugar das garotas mágicas é coisa nova e, claro, surge como comédia, porque trata-se de uma paródia bem humorada do gênero garota mágica.  É isso, precisava comentar e, quem sabe, ajudar de alguma forma.  Anime que nasce como anime, a gente não tem como rotular em uma demografia, salvo se o estúdio, seus autores ou sei lá, decidam a fazer tal coisa, como no caso da franquia Precure (プリキュア).  Então, apesar do coleguinha discordar, Binan Kōkō Chikyū Bōei-bu Love! é, sim, o primeiro mahou shounen, independente de  ser, ou não ser, pertencente a uma demografia x ou y. 

1 pessoas comentaram:

Se fosse pra esse cara acrescentar algo, pelo menos que falasse de kore wa zombie desu ka? que tb é uma paródia mahou shoujo, onde a garota mágica é um cara... mas tb é um zumbi... é bem viajado, mas tem a temática no entorno... Omis sendo omis...

Related Posts with Thumbnails