terça-feira, 22 de novembro de 2016

Post 2: Semana da Consciência Negra


Hidden Figures, cujo título (*brega*) nacional  é Estrelas Além do Tempo, é um dos filmes mais esperados do início de 2017.  Estrelado por Octavia Spencer, Taraji P Henson e Janelle Monáe, ele narra para o grande público o papel que cientistas negras tiveram na corrida espacial.  Falar em mulheres cientistas, ainda que várias delas tenham desempenhado papéis importantes no século XX, já é algo raro, mostrar que entre essas pioneiras havia mulheres negras é mais raro ainda.  Quer ver?  Acesse este link e veja a lista de dez cientistas que deveriam ser mais conhecidas.  Todas brancas.  Por isso mesmo, o filme baseado no livro de Margot Lee Shetterly.

A protagonista maior do filme é Katherine Johnson (Taraji P Henson), uma das cientistas, ela era física, responsável por administrar os computadores da NASA e que foi fundamental no cálculo da rota de  vôo de Alan Shepard, o primeiro norte americano no espaço, e na teoria que assegurou o sucesso da Missão Apollo.  Johnson recebeu a medalha presidencial da liberdade do Presidente Obama em 2015.  O trailer do filme está aí embaixo:


Torço para que seja um grande filme e mesmo se ele tiver falhas consideráveis, ele ajudará a divulgar a importância das mulheres da NASA nos anos 1950 e 1960 e que várias delas não eram brancas, mas mulheres negras que romperam barreiras ainda maiores para chegar onde chegaram.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails