sábado, 30 de dezembro de 2006

Hana Yori Dango em Português


Um rapaz avisou lá no Orkut que está fazendo a tradução do anime de Hana Yori Dango para o português. Assisti com legendas em inglês e tenho tudo arquivado, então não vou baixar em português, ainda mais estando fora da casa, mas vale para que quiser prestigiar o trabalho e checar a qualidade. O site é este AQUI.

É uma iniciativa excelente, pois estando em português mais gente tem acesso a essa série que é uma referência entre os shoujo mangá. O anime é bom, mas acompanha somente metade do mangá e tem que lhe dar um fim que não é o mesmo do quadrinho. O quadrinho, para quem não sabe, é o shoujo mangá mais vendido de todos os tempos (o segundo é Glass Mask, mas este é publicado faz mais de 30 anos com dois doramas e três séries animadas) e terá uma segunda novela live (dorama ) na tv japonesa estreando agora em janeiro. Isso fará com que o abismo entre suas vendagens e dos demais da lista dos top 20 aumente.

Manual Útil e Divertido



Eu comprei o Shojo Beat Manga Artist Academy ainda quando estava em pré-venda, é um livro muito legal, com a participação de várias autoras e muitas dicas de como fazer shoujo mangá. O grande destaque é Yuu Watase que aparece na imagem aqui no post mostrando suas técnicas de pintura. Tudo é ensinado com muito humor e dinamismo. A resenha abaixo dá nota 4,5... tomara que o 5 seja a máxima, se não é muita injustiça...

Eu descobri algo muito legal na parte Chie Shinohara. Ela coloca um quadrinhos rascunhado, talvez algo descartado de Anatolia Story onde a irmã de Yuuri e Satoshi, o primeiro namorado da protagonista, estão pensando no amor que sentem um pelo outro... Eimi, a irmã, parece uns três anos mais velha... Enfim, há uma sidestory no fanbook que mostra Eimi como arqueóloga trabalhando com o marido em uma escavação na Anatólia... Olhando bem, o marido é Satoshi! Quanta coisa as mangá-kas não devem descartar? Só esta descoberta já valeu o livro. ^_^ Eu recomendo.

Voltando das férias, talvez faça uns scans... Não fiz por falta de tempo e preguiça. Bem, como estou fora de casa, talvez não poste todos os dias nem poderei colocar muitas imagens... Estarei meio off-line e como o pc do meu irmão vai mal das pernas, talvez fique totalmente off mesmo.



A USEFUL HOW-TOBy Max Loh

SHOJO BEAT'S MANGA ARTIST ACADEMY
Concept: Hiroyuki Iizuka
Art: Amu Sumoto, et al
Publisher: VIZ Media; 200 pages
(ISBN: 1-421-50769-2)
For all ages

YES, your eyes have not deceived you. OtakuZone has finally started reviewing art books and guide books, and it's all thanks to your love and support! Okay, okay, back to the review.

In spite of its title, this book teaches you to draw more than just shojo manga, under the expert guidance of some established artists.

In Shojo Beat's Manga Artist Academy, readers are taught drawing techniques via a series of comics.

We follow the adventures of Satomi Panda (or your alter ego, as the publisher would like you to believe) in her journey to become a shojo manga artist. Again, I would like to emphasise that this guide book doesn't just limit your scope to shojo manga.

The techniques highlighted here can be applied generally. As in all manga genres, there are things like storyboard creation, panelling, drafting and colouring to consider.

In the book's first few colour pages, professionals guide you, step by step, on how to create a manga. Among these professionals are Yuu Watase (the mangaka of Fushigi Yuugi or Mysterious Play) and Amu Sumoto (the creator of the shojo manga S+M). If you're a fan of any of the names featured, you'll definitely cherish the colour photographs of the artists doing what they do best.

Undeniably, the guide's main drawing power is the line-up of professional shojo artists roped in for the project.

Unlike other such how-to publications which feature relatively obscure names, Shojo Beat's Manga Artist Academy enlists the help of well-known shojo mangaka.

As a reader of manga-drawing guides, I must say that this is quite a gem. The artists seem to have a lot of fun with Satomi Panda in their respective comic strips.

Their guides are easy to follow and do not bore the reader unnecessarily with too many jargons.

Of course, the tips given by the artists are merely bare essentials of manga-making. However, I have honestly found some of the comments about the pros and cons of certain techniques very helpful.

For instance, do you know why manga artists should minimise contact between their hands and the artwork? Well, that's just one reason why you should go out and grab this book!

(Rating: 4.5)

Material "Educativo" Erótico Junto com a Ciao


Eu entrei no site Manga News e eles estavam comentando que a revista Ciao - que é para faixas etárias bem baixas - veio com um panfleto pornográfico. Pelo conteúdo, acredito que tenha sido feito por alguém para prejudicar a revista... Só pode! Não se trata de algo realmente informativo, não para a meninas de até 13 anos em média... Pensando bem... Podem ter confundido o nome da revista... Será que não saiu na Cheese ao invés da Ciao?! Enfim... O Manga News sinaliza que a imagem é só para maiores, é um infográfico, nada demais mas estejam avisados...

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Fruits Basket Lidera as Vendas na Semana de Natal nos EUA




O volume 15 de Fruits Basket foi o campeão de vendas entre as GN na semana mais movimentada do ano nos EUa, aquela que precede o Natal e que terminou no dia 17 de dezembro, diz o site ICV. Foi um dos desempenhos mais expressivos de uma GN com uma venda de 12 mil exemplares, Naruto #12 terminou em segundo lugar, mas colocou 4 de seus números entre os dez mais vendidos. a diferença é que Naruto tem anime na tv e Fruits Basket, cujo mangá acabou de terminar no Japão, se mantém pelos seus próprios méritos, sem maiores incentivos.

Naruto vai Ocupar o lugar de Cavaleiros?


Estava discutindo com um amigo sobre o sucesso de Cavaleiros e se Naruto conseguirá se tornar um hit de igual monta... Só para citar um exemplo, toda revista Neo Tokyo com Cavaleiros na capa vende mais que as outras, apesar da raiva de açlguns. Tendo isso em vista, eu listei alguns motivos para a febre de Cavaleiros continuar.

1. Cavaleiros veio sem censura e passou em vários horários, conseguindo atingir vários públicos diferentes.
2. Veio em um momento no qual NÃO havia anime nas nossas tvs, pegando desde gente da minha faixa etária, que era fã mas não tinha o que ver, até o público mais novinho.
3. Esse público mais novo, via de regra se manteve fiel, embpra curta outras coisas.
4. Esse mesmo público hoje tem dinheiro para manter a franquia funcionando e normalmente tenta fazer mais fãs.
5. Continuam produzindo coisas de Cavaleiros no Japão. É um fenômeno de longa duração, gostando dele ou não gostando dele.
6. E raios, Naruto é igual a um monte de coisas que você tem por aí, já Cavaleiros, se tinha outros era cópia de Cavaleiros e só apareceram aqui depois. Nem uma das fontes de inspiração imediata, Hokuto no Ken, passou por aqui.
7. O character design era bonito (Shingo Araki e Miki Himeno) e expressivo. Ajudou inclusive a trazer parte da Rosa de Versalhes. E Cavaleiros tinha apelo para vários públicos desde os fãs de shounen porrada aos fãs de yaoi, incluso aqueles que gostam de mitologia e História.

Por essas e outras, eu acredito que Cavaleiros do Zodíaco continue mais amado, mais lembrado, mais lucrativo. Se tudo for feito como sempre, nem brinquedos de Naruto as crianças terão para comprar. Aliás, qualquer lixo de cartoon, até daqueles que não passam aqui, é lançado. Quando é anime, contam-se nos dedos! Até nisso Cavaleiros foi feliz.

E Acabou NHK




Junto com Ouran Host Club era o outro anime que eu estava acompanhando fielmente... Alguém estava assistindo? Consegui vencer várias vezes a raiva em relação ao protagonista, Satou-kun, e fiquei intrigada em relação à Misaki até que revelaram o segredo da menina... Segredo digno de Confidential Confessions. Enfin, tudo terminou bem, com uma virada muito interessante. A protagonista não estava em delírio (*eu imaginei isso... sei lá... poderia estar no hospício*), não conseguiu morrer (*era outra possibilidade*), não era "deus" (*Foi por pouco*) e o penúltimo capítulo foi ótimo, o último poderia ser melhor. Era um anime adulto, com comédia mas sério e realista... O conformismo japonês é caso de polícia, Yamazaki se ajustou rapidinho e passou a cumprir religiosamente os planos meticulosos que os pais dele tinham traçado para sua vida... Dá até angústia.
Agora a crítica: Raios, porque nos shounen/seinen os caras são tão travados? Depois de tudo o que aconteceu e como aconteceu, não houve sequer um beijo! Se fosse em um material para mulheres, ou se fosse um produto feito no Ocidente, havia espaço até para sexo e duvido que a coisa não tivesse fluído. E não se trata de timidez, eu acredito que exista um descompasso muito grande entre materiais femininos e masculinos no Japão, entre a vida das adolescentes e jovens e a dos seus contrapartes masculinos. A forma como o Yamazaki se comportava por exemplo era terrível. Depois reclamam porque as mulheres lá não querem casar...
Pois bem, nada de beijo, nada de sexo, nada do casla principal andar de mãos dadas. Se alguém vier dizer que é "cultural', recomendo material feito para mulheres e as novelas para a TV japonesa... Há algo de muito perturbador nos produtos para o público masculino, ainda mais quando se trata de produto para adultos. Mas de repente posso estar falando bobagem... Será que o mangá também é assim? Tenho quye investigar...

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Confidential Confessions vol.3



Estou quase terminando de ler a série Confidential Confessions e devo dizer que Momochi Reiko nunca para de me surpreender. É um desafio juntar todas as facetas do 'mundo cão" em um único volume e ainda assim compor uma história coerente, plausível e humana. O tema da história do volume 3 (*Há uma outra que visvelmente está lá para completar o volume sem fazer parte da série em si*) é genericamente o uso de drogas por parte de uma adolescente chamada Kyoko superpressionada pelo pai que exige que a menina respire para estudar, pois ela deve limpar a vergonha de não ter passado para um colégio top entrando na Toudai (Universidade de Tokyo). De quebbra o pai ainda humilha a mãe da menina e a culpa porque o fracasso da menina é uma demonstração de que ela não seria boa mãe e esposa. Sentiram o drama?

Tendo isso como ponto de partida, a autora nos mostra como a adolescente chega às drogas por estar insegura com o seu peso e sofrer bullying por conta disso. Bullying por parte do amigo que na verdad "gosta" dela. As drogas a fazem seu papel, ajudam a emagrecer, ajudam a ficar acordada virando noites estudando. Ela vira a primeira da turma, mas eis que deseja largar... E aí temos, queda de notas, depressão, o pai indo pro hospital, a avó humilhando a nora "incompetente", a menina tendo que estudar com um tutor aluno da Toudai que é sádico e tenta estuprá-la. E a coisa termina envolvendo até a Yakuza... Assim, descendo a ladeira temos adolescentes prostituídas, chantagem, uso de drogas cada vez mais pesadas, degradação física e moral, morte... acho que da série até agora foi o mais pesado que eu li. Mas o volume 6 está na fila e pelo que eu folheei, é mais duro ainda. Não vou dar mais spoilers.

Confidential Confessions faria grande diferença no Brasil. É uma série dura, franca aberta e, principalmente, humana. Se tivesse que escolher uma editora para lançar, seria a Conrad, tem o perfil. Só que, sei lá, parece que o pessoal não se liga em material shoujo, quanto mais alternativo e sério. Seria interessante ver um dorama de Confidential Confessions saindo no Japão. O incrível é que nem na Itália essa série magnífic saiu... Vai entender...

Qual o shoujo mangá que você gostaria de ver no Brasil 2 (2006)?


Todo o ano eu faço uma enquete e coloco na minha página (Shoujo House) e também aqui no blog (Shoujo Café). Como Karekano foi licenciado, eu reiniciei a enquete e agora, mesmo antes do dia 31, decidi encerrá-la. Afinal, Paradise Kiss, o 11º na votação, foi licenciado e estamos no fim do ano mesmo. Vou estar montando a nova enquete e colocando no ar. Provavelmente, retirarei os dois menos votados. Uma pena que o pessoal não tenha valorizado Crimson Hero.Sailor Moon, sempre bem votado, desta vez venceu com folga... Mas, talvez, seja tarde demais para este grande mangá no Brasil... Talvez... Quem quiser comentar, fique a vontade. ^_^ A nova enquete já está no ar!



RESULTADOS:

Hanakimi 8,24% (215 votos) – 2º colocado
NANA 7,89% (206 votos) – 3º colocado
Anatolia Story (Red River) 4,41% (115 votos) – 9º colocado
Mais CLAMP 6,40% (167 votos) – 5º colocado
Gravitation 7,09% (185 votos) – 4º colocado
Full Moon Wo Sagashite 6,02% (157 votos) – 6º colocado
Shoujo Kakumei Utena 4,79% (125 votos) – 7º colocado
Sailor Moon 8,66% (226 votos) – 1º colocado
Nodame Cantabile 2,03% (53 votos)
Paradise Kiss 4,21% (110 votos) – 11º colocado
Hot Gimmick 2,95% (77 votos)
Um Clássico dos anos 70 ou 80 2,41% (63 votos)
Mars 4,29% (112 votos) – 10º colocado
Vitamin ou Life 3,52% (92 votos)
Honey and Clover 3,37% (88 votos)
Kimi Wa Pet 2,30% (60 votos)
Sugar Sugar Rune 0,80% (21 votos) – 25º colocado
Crimson Hero 0,84% (22 votos) – 24º colocado

Mais Yuu Watase 2,41% (63 votos)
Hana Yori Dango 4,60% (120 votos) – 8º colocado
Deep Love 2,03% (53 votos)
Akuma no Eros 2,22% (58 votos)
Maria-sama ga Miteru 3,68% (96 votos)
Confidential Confessions 2,30% (60 votos)
Outro (*Coloque nos comentários*) 2,53% (66 votos)

Total: 2610 votos

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

O Anel de Noivado




Finalmente terminei os prometidos scans... Eis o Anel de Noivado (The De Burgh Bride) que é um livro que eu gosto até mais que O Lobo Domado. Eu retiro o que disse a respeito do Anel de Noivado ter um traço mais descuidado, acho que avaliei mal. Este volume está no mesmo nível do Coração de Guerreira, talvez até melhor. E o Geoffrey está bem bonito, também. A imagem interna – que vocês podem ver no post – deixa a capa no chinelo. Aliás, se a gente fica somente com a capa até pode decidir não comprar o mangá. Propaganda enganosa é isso aí...

Para quem não conhece a história, um breve resumo: O Anel de Noivado continua a história de onde terminou O Lobo Domado. Todos os irmãos De Burgh estão reunidos para o Natal no castelo do pai quando chega a ordem do rei – na verdade, é uma honra – para que um deles se case com Elen Fitzhugh. O que poderia ser um bom negócio causa repulsa (e medo) aos jovens, pois o pai da Fitzhugh era inimigo de Dunstan e tinha tentado matá-lo. Já Elene, agora órfã, teria assassinado o marido – que traíra O Lobo – na noite de núpcias.

Os jovens tiram na sorte e Geoffrey, o mais inteligente e educado dos irmãos, perde. A partir daí, os piores pesadelos do jovem se concretizam, mas ele não desiste e tenta conquistar a confiança da mulher, que se mostra uma fera selvagem. Elene não é má, mas sofreu demais na vida e somente a paciência de Geoffrey pode resgatá-la... Mas tudo tem limites, claro!

Eu escaneei algumas cenas importantes, trata-se de amostra grátis. Pouco foi mudado no livro, somente uma ou duas cenas foram cortadas. O resultado foi muito bom. Aguardo agora Um Lorde para Amar (My Lord De Burgh), que tem dois volumes. Para baixar, é só clicar
aqui.

Full Metal Alchemist na lista da Amazon



Fullmetal Alchemist: The Conqueror of Shamballa foi eleito entre os melhores filmes da Critics' Choice: Top 100 Editors' Picks (Escolha dos Críticos: a top 100 dos Recomendações dos Editores). Full Metal ficou classificado em 85º lugar, o que é uma ótima posição para um anime, deixndo para trás até o primeiro filme de James Bond, quando o agente secreto está em alta. A informação está no site Anime News Network.

Top 10 Mangá nos EUA



A Publishers Weekly soltou uma lista dos top 10 mangá do ano nos EUA. Toda lista é discutível, acomeçar pelo shoujo que está em terceiro. Há material europeu encabeçando a lista , o que fez muitos fãs de lá reclamarem, e um OEL, então sem saber quais os critérios, fica somente a curiosidade.
1) The Building Opposite, de Vanyda (FanFare/Ponent Mon) – Nouvelle Manga... Isso quer dizer que tem dedo europeu.
2) Basilisk, de Masaki Segawa, baseado no romance de Futaro Yamada (Del Rey Manga) – Não sei se é Shounen ou Seinen, mas apostaria no segundo.
3) Punch! de Rie Takada (Viz Media) – Shoujo.
4) Eden: It's an Endless World! de Hiroki Endo (Dark Horse Manga) – Seinen... Aquele mesmo que a Panini do Brasil descontinuou.
5) Air Gear de Oh! Great (Del Rey Manga) – Shounen, também dispensa apresentações.
6) Project X: Nissin Cup Noodle de Tadashi Katoh, Akira Imai (DMP) – Business Mangá.
7) Death Note de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (Viz Media) – Dispensa apresentações.
8) The Judged de Akira Honma (DramaQueen) – Yaoi.
9) Boys of Summer de Chuck Austen and Hiroki Otsuka (Tokyopop) – OEL.
10) Blood Alone de Masayuki Takano (Infinity Studios) – Mangá de Vampiro, saia na Comic Dengeki Daioh... pode ser chamado de shounen, mas a revista não tem mira certa.

domingo, 24 de dezembro de 2006

Boas Festas!!!!




Aos amigos e amigas que visitam regularmente o meu blog,

Deixo meus votos de Boas Festas. Decidi não dar "Feliz Natal", pois sei que nem todo mundo celebra o Natal... E também porque para quem tem Cristo no coração Natal é todo dia, pois Ele renasce dentro de nós sempre e sempre. Que o Ano Novo possa ser de muita paz, serenidade, saúde e esperança (que não pode faltar nunca) para todos nós.

Que o Brasil ( e o mundo) de 2007 seja melhor, com mais justiça, com mais participação e com o triunfo de uma democracia legítima feita pelo povo. Que as pessoas tenham comida na mesa, emprego, respeito, dignidade, liberdade de escolha e igualdade para todos nós, homens e mulheres. Que o Brasil possa se lembrar que é um pais multiracial e que deve a sua existencia a isso.

Que a nossa fé nunca acabe, pois só ela pode fazer esta nação crescer e triunfar contra as adversidades - muitas criadas por pessoas que se consideram brasileiros, mas que ao invés de trabalharem pelo Brasil, querem que o Brasil trabalhe para eles.

Um grande Abraço para todos e todas!

1945: Mais um Shoujo em 2007



Eu participei diretamente do processo, e não podia comentar antes que a coisa se confirmasse, então, fico feliz em poder anunciar que além de Paradise Kiss, há outro shoujo mangá confirmado para 2007. Trata-se de 1945 de Keiko Ichiguchi. A história se passa na Alemanha Nazista e já foi publicado, além do Japão, na França, na Itália e em outroa países. Vai sair por uma nova editora que começa lançando um shoujo mangá. ^_^

É um mangá oneshot, baseado em fatos reais, a existência da chamada Sociedade da Rosa Branca que rendeu o filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano chamado "Uma Mulher Contra Hitler", com um roteiro bem amarrado, que daria um ótimo filme. Como professora, eu usaria em sala de aula sem problema, afinal, acho que existem muitos materias mostrando crianças e a guerra, adultos e a guerra, mas faltam materiais, quadrinhos e filmes, mostrando o drama dos adolescentes e jovens. De cabeça eu só lembro de dois filmes que discutem a coisa diretamente "Os Filhos da Guerra" (Europa, Europa) e Swing Kids. Este último nem lembro mais do título em português e não foi lançado em DVD.

Bem, eis a sinopse que eu fiz: Alemanha, anos 30. O poderio nazista está em seu auge e os exércitos do führer ameaçam boa parte da Europa, a vitória para alguns é certa. Elen é uma jovem estudante, cheia de vida e de sonhos que está vivendo seu primeiro amor. Ela não deseja se envolver com as organizações nazistas, mas não sabe ao certo o porquê. Seu namorado, Alex, é um vibrante membro da Juventude Hitlerista, absolutamente comprometido com o sistema, o futuro parece promissor, e o dela também. Só que Maximillian, irmão de Elen, está metido em atividades contra o regime e sua família corre perigo. Mas isso é só o início...

Espero que seja um sucesso e que o MEC recomende na sua lista de HQs.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Scans do Lobo Domado


Dunstan, o Lobo

Tinha prometido fazer os scans do Lobo Domado em quadrinhos, atrasei por excesso de trabalho demorou e ainda falta O Anel e Noivado... O Lobo Domado é o livro mais famoso da Saga dos Irmãos De Burgh de autoria de Deborah Simmons. O livro é da editora Harlequin e foi publicado faz tempo pela Nova Cultural. No Japão, assim como vários livros Harlequin e outras obras da Deborah Simmons foi transformado em mangá. A desenhista é Nanao Hidaka e a fidelidade ao livro é grande.
O romance se passa no final do século XIII, na Inglaterra governada por Eduardo I. A jovem Marion é encontrada desmomoriada por dois dos irmãos De Burgh, Simon e Geoffrey, e é levada para o castelo do pai dos jovens, o Conde Campion. Todos sabem que ela é nobre, a acharam no meio de uma comitiva massacrada, mas como não sabem quem é, ela vai ficando no castelo e coloca a casa em ordem, sendo muito estimada pelos seis irmãos e seu pai. Só que durante a visita do irmão mais velho, Dunstan, chega uma ordem do Rei dizendo que a moça deve ser devolvida a seu tio que reclama a sua posse. Marion fica aterrorizada, mas não sabe o porquê, já que não se lembra de nada. O conde propõe que um dos filhos se case com Marion e resolva o caso, mas nenhum dos jovens se oferece. Cabe a Dunstan, que não a conhece, nem tem o mínimo de afeto ou estima por ela, conduzi-la até o tio.
Dunstan é tido como grosseiro e de poucos amigos, trata Marion com frieza, mas, na verdade, se sente curioso a respeito dela. Já a moça, fica atraída por ele, mas detesta a forma como é tratada. A viagem é acidentada, pois ela tenta fugir várias vezes, retoma a memória perdida, cai em desespero profundo. Ao vermos seu tio, compreendemos exatamente o motivo, mas Dunstan está lá para salvá-la, afinal, ele não quer dar o braço a torcer, mas não é somente a justiça que o impele a protegê-la. Já nossa Marion, deseja que o mal humorado e Burgh confesse o seu amor. Bem, não vou dar mais spoilers.
O livro é legal, e o mangá seria um lançamento muito interessante no Brasil ou em qualquer outro lugar. O problema, como disse em outro post, é que a Harlequin parece só estar interessada em lançar porcarias nos EUA, deixando as melhores adaptações de lado. O link para download é esse aqui. Para mim, dos três volumes é o que tem um traço mais bonito. Peguei somente a primeira parte da história, até o Lobo e a Marion se entenderem. Se alguém quiser mais, posso escanear, mas isso provavelmente causará grande dano ao volume. :(

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Notícias da Itália



Passando pelo site Shojos de Deirdre, descobri que em 2007 vão lançar o artbook de Fruits Basket por lá, já no fórum do Shoujo Manga Outline estão dizendo que a Lucca Comics licenciou o fanbook de Anatolia Story também para lançamento ano que vem. Quando é que vamos sair da fase do mangá no Brasil? Ou melhor, quando é que vamos sair da fase do mangá no caso dos shoujos, porque de Cavaleiros do Zodíaco e Kenshin até que já lançaram alguma coisa... :(

Cadê o Tom?



Comecei a assistir Utena com nossa ma-ra-vi-lho-sa dublagem nacional. Digo comecei, porque não sei se terei coragem para ir até o fim. As vozes são inadequadas (*a voz máscula do Miki me assustou e melhor nem comentar Wakaba ou a voz balzaca da Utena*), a interpretação está quase no nível Evangelion. Lembram da dublagem de Evangelion na Locomotion? Aquela que transformou a série em uma deliciosa comédia? Pois é... Como não tem legenda, o que mostra não só a pobreza do lançamento como a não preocupação nem com os deficientes auditivos, ou você assiste japonês puro, ou você assiste dublado em português... Um pelo menos nos deram, a nós que ouvimos, alguma opção, não é? Isso mostra bem como os lançamentos de DVDs em no Brasil estão melhorando...
Mas por que eu parei de assistir mesmo? Ah, Juri virou Jerry como o ratinho, ou Jeri, fica a gosto de quem ouve. E ela não é capitã do time de esgrima ela é regente. Quem foi que teve essa idéia infeliz? Regente é o Chiaki de Nodame Cantabile, Juri, ou Jerry aqui no Brasil agora, é capitã. Esgrima tem regente? E isso de capitão de clube escolar é tão comum em anime que fiquei passada com o amadorismo. Bem, larguei antes do Tom aparecer, eu larguei, o Jerry já foi demais para mim. Desperdício total esse lançamento de Utena!

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Paradise Kiss é da...


Como o editor me permitiu revelar com 48 horas de antecedência em relação ao comunicado oficial, aqui vou eu... Foram meses guardando o segredo, e até com medo da editora dar para trás no último momento, mas enfim, ParaKiss chega em 2007 e espero que seja um sucesso. Ao contrário do que muita gente esperava, não é a Panini quem vai publicar, muito embora o trabalho atual da editora me agrade muito. Paradise Kiss vem pela Conrad e, caso seja bem sucedido, há 99% de chances de termos Nana logo de enfiada. Como a qualidade da Conrad vem subindo consideravelmente, fico feliz que eles voltem a investir em shoujo mangá. Também fiquei feliz porque o Alexandre Linares confiou em mim e me passou essa preciosa informação, muito embora eu tenha ficado me coçando para comentar o mais cedo possível. ^_^ Aliás, escrevam para eles com sugestões e, claro, agradecendo porque decidiram investir em Ai Yazawa.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Rankings de Shoujo da Taiyosha



Estou postando atrasado o ranking de shoujo da Taiyosha das últimas duas semanas. Na semana passada usei a tradução do Mangazone como base, mas o que saiu hoje foi traduzido por mim. Esta semana temos 3 mangás de agentes secretos ou similares entre o top 10, só para quem pensa que isso não é do interesse das mulheres. Eroica que é publicado faz 30 anos; Musashi N.9 que é uma garota agente secreta e eu nunca tinha ouvido falar... Também, sai na revista Bonita que passa em brancas nuvens no Ocidente; e Key Jack que tinha uma capa bem neutra. De resto temos o retorno forte de Nana, a permanência de Bokura ga Ita e Kokou Debut. Dá para imagina como vai ficar o ranking de dezembro dos mais vendidos sem precisar usar muito a imaginação. Ah, esse My Heavenly Hockey Club é da doidinha da Ai Morinaga e Mademoiselle Butterfly é da Ohzora - editora que publica os mangás Harlequin no Japão - e fala da luta de uma garota alta demais para ser bem aceita. Li a sinopse no Shoujo Manga Outline e pareceu interessante. Queria ver os scans e avaliar. Bem, é isso.

Semana de 18/12
1. My Heavenly Hockey Club #6
2. Bokura ga Ita! #11
3. Love Berrish #3
4. Ano Ko to Issho #7
5. Kokou Debut! #7
6. Musashi N.9 #20
7. Eroica Ai no Komete #34
8. Nana #16
9. Demon Sacred #9
10. Key Jack #6

Semana de 11/12
01. Demon Sacred #9
02. Bokura ga Ita #11
03. Rakuen Route #6
04. Koukou Debut #7
05. Mademoiselle Butterfly #2
06. Zoku. Sensei no Oki ni Hairi
07. Shiiku Hime
08. Galism #5
09. Sprout #3
10. Nana #16

Ranking da Taiyosha


Esse é o top 10 geral da Taiyosha da semana que terminou no dia 18/12. Tradução direta e nenhum shoujo na lista...

1. Yotsubato! #6
2. School Rumble #15
3. One Piece #44
4. Hayate the Combat Butler! #9
5. Ahiru no Sora #14
6. Bleach #25
7. Pumpkin Scissors #6
8. Fairy Tail #1
9. Kaikouki #30
10. Sayonara Setsubo-sensei #6

sábado, 16 de dezembro de 2006

Rankings Japoneses


Estou deixando para publicar somente hoje os rankings japoneses. No da Taiyosha, publicado pelo Mangazone, não há shoujo mangá. Já o ranking da Tohan, publicado pelo Manga News, continua com Kokou Debut – que eu aposto que vai virar anime em breve – e Bokura ga Ita, que tem anime na TV. Os dois melhoraram posições. Eis as listas:

TAIYOSHA
01. One Piece #44
02. Bleach #25
03. Eyeshield 21 #22
04. Worst #16
05. Rurouni Kenshin Kanzenban #11
06. Rurouni Kenshin Kanzenban #12
07. 20th Century Boys #22
08. Imouto wa Shishunki #8
09. Muhyo to Roji no Mahou Ritsu Soudan Jimusho #9
10. Majin Tantei Nogami Neuro #9

TOHAN
1. 20th Century Boys #22
2. Full Metal Alchemist #15
3. Initial D. #34
4. Bokura ga Ita #11
5. Koukou Debut #7
6. Ouokut #2
7. One Piece #44
8. Reds Supo no Bible Akarbishi no Eleven
9. Real #6
10.Ah! Megami-sama #34

Bunkos de Anatolia Story



Mangás importantes sempre recebem versão bunko no Japão. Passando ontem pelo site do Amazon japonês, vi que Anatolia Story está sendo republicado nesse formato compacto e com mais páginas. Já vai no volume 5, se cada edião tiver dois volumes completos, serão 14, talvez 15 incluindo uma história que só tem no fanbook. Não confundam com Perfect Edition (kanzenban), pois bunkos podem nem possuir imagens especiais ou páginas coloridas. Não gostei das capas, achei feias, mas queria olhar por dentro... Será que algum dia vão nos dar um anime? Bem que a série merece!

Mais um Capítulo de Anatolia Story



Eu disse que não iria fazer nenhum capítulo antes do dia 20, mas fui tomada por uma louca vontade de ir adiante... Acho que é a ansiedade, sei lá... Enfim, está disponível o capítulo 3 do volume 3. É quando somos apresentados ao Príncipe Zannanza, o irmão favorito de Kail, e é também neste capítulo que Yuuri começa a treinar para se tornar uma "guerreira". É um capítulo de transição, o próximo já esquenta bastante e a partir daí temos um arco de história bem interessante. Espero que gostem. O download está disponível no 4Shared. vou me esforçar para terminar o volume 3 antes de sair de férias. ^_^ E, por favor, não esqueçam do abaixo-assinado!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

The Aromatic Bitters: Mangá para Mulheres Adultas, com certeza!



Ontem e hoje recebi um mega remessa de mangás. encomendas que eu tinha feito na Cultura e na Saraiva, coisas bem diversificadas. Estou literalmente quebrada, mas terei leitura por algum tempo. Como hoje me deixaram ficar em casa, e estou curtindo minhas dores (*tomei um grande tombo no chão molhado ontem e meu braço dói... mas isso é o de menos*), comecei minhas leituras. Tinha pedido coisas já conhecidas como Ouran Host Club, Confidential Confessions (*agora só me falta volume 1*), Cantarella, S+M no Sekai, Beniiro Hero, La Corda D'Oro e The Aromatic Bitters. Comecei a leitura por este último.

The Aromatic Bitters é mais um dos trabalhos de Erica Sakurazawa lançados pela Tokyopop. Ela é autora de josei e já tinha lido dois dos seus trabalhos, Angel e Angel Nest. Sakurazawa tem um traço desleixado, típico dos josei, uma narrativa lenta, envolvente, intimista, tudo lembra um bom filme de arte, daqueles que não tem como objetivo lhe oferecer um final fechado, ou emoções fortes, somente alguma reflex
ão. Em Aromatic Bitters temos duas mulheres, Hide, de 40 anos, e Sayumi, de 31, mais o namorado fixo da última Hiroyuki. Tudo começa com Hide e Sayumi passando férias nas montanhas. Hide é rica, Sayumi sua manicure favorita.

As duas mulheres estão com seus relacionamentos desgastados, desconfiam ou sabem que são traídas. Hide já se acostumou, acha que apesar dos pesares, ela e o marido se amam, ambos têm seus casinhos mas o casamento se mantém. Sayumi não tem certeza de nada, não sabe se ama, não sabe se é amada, acha que o namoro de 5 anos está caminhando para o fim. De repente, aparece um belo rapaz perdido na porta das duas. Hide o acolhe sem pensar duas vezes, ele é simpático, prendado, e ela o atira para Sayumi. A moça resiste, o rapaz é mais novo, desconhecido, ela é fiel... Mas se deixa levar pelo momento e ela tem uma noite de sexo como não tinha há anos.

De volta a Tokyo, de volta a vida normal. Sayumi confirma suas suspeitas com o namorado... Ele tem outra. Reencontra o rapaz ds montanhas que é bartender. Seu relacionamento se erode rápido. Só que o ex-namorado, Hioroyuki, tem uma grande decepção com a "outra", aliás, mostra-se um homem inseguro, romântico e, agora, abandonado! Mas Sayumi não perde por esperar, afinal, o amor pode ser amargo, também. Não é bom confundir sexo com amor, mas muita gente se esquece.

Voltando à Hide, ela recebe um golpe inesperado. Sua vida de falso amor, casinhos com rapazes, cursos, salão de beleza e compras vem ao chão. O marido quer o divórcio! Ele engravidou outra e quer ter uma outra chance, viver uma nova vida. Hide, que tinha aberto mão da maternidade por causa do marido, perde o chão. O que fará da sua vida, não se sabe, a autora não nos conta, mas, com certeza, é possível construir algo novo, basta disposição e a capacidade de ver a vida com outros olhos.

Depois de mais este volume, com certeza lerei mais coisas de Erica Sakurazawa. Josei com certeza é bom, vale a pena e tem muito a oferecer às leitoras. Sakurazawa é uma narradora humana, sensível e atenta ao dia-a-dia das mulheres comuns, sejam jovens, maduras, adolescentes, crianças, ricas ou pobres. Mangá para mulheres adultas de verdade e para homens inteligentes que apreciam bons roteiros. Altamente recomendado!

"Nodame Cantabile": a personagem do mangá existe na vida real



A matéria está traduzida do japonês para o inglês no site do jornal Mainichi. Acho que em alguns pontos ela foi repetitiva e poderia informar mais, mesmo assim é interessante saber um pouquinho sobre a verdadeira Nodame, as vendagens do mangá que muita gente "informada" desconhece e o sucesso do dorama que tornou a série conhecida por muita gente. Não se fala sobre o anime, mas ele estréia em janeiro. Enfim, Nodame é um sucesso. Só uma ressalva: Nodame não odeia estudar piano ou praticar, o que ela odeia é a disciplina, ter que ler as partituras. Ela toca boa parte do tempo de ouvido. E é desleixada e não respeita o original, daí sua incapacidade de tocar com uma orquestra.


“Nodame Cantabile”: a personagem do mangá existe na vida real


Foi revelado que Megumi Noda, a personagem principal da série de mangá “Nodame Cantabile”, que é muitop popular na revista para mulheres “Kiss”, e tornou-se um hit como um drama (*novela*) na Fuji TV, existe na vida real.

“Nodame Cantabile” conta a história do encontro entre Shinichi Chiaki, um estudante de elite da Momogaoka Music Academy cujo pai é um famoso pianista, e Megumi Noda, uma estudante de piano que é um caso perdido e atende pelo apelido de “Nodame”, que vive em um apartamento em completa desordem.

Depois de beber demais Chiaki termina ficando no apartamento de Nodame. Quando acorda ao som de uma bela melodia de piano, ele vê Nodame se inclinando sobre o piano em uma sala absolutamente desarrumada e suja. Chiaki orienta Nodame, que odeia praticar suas lições, conforme ele tenta fazer o talento da moça aflorar, ele aprende sobre como a música pode ser realmente divertida e difícil, e percebe o seu próprio sonho de se tornar um maestro.

A série de mangá de Tomoko Ninomiya tem 16 volumes e é um grande sucesso, vendendo 15 milhões de cópias, e o drama que está cobrindo até o nono volume da série conseguiu a expressiva marca de audiência de 19.9% no dia 13 de novembro [a estréia], de acordo com as médias obtidas pela Video Research.

A idéia para Nodame, que é considerada uma pessoa estranha porque persiste em morar em um quarto em completa desordem e produz sons esquisitos, foi concebida em 2001. Uma fã postou uma fotografia de um piano sendo tocado em uma sala bagunçada na website de Ninomiya, dizendo “Veja a foto interessante que eu tirei”. A mulher era uma estudante universitária de música de nome Megumi Noda.

Naquela época, Ninomiya, que estava procurando por idéias para uma nova série a ser publicada, tirou inspiração da fotografia, e decidiu produzir uma comédia musical com uma protagonista desleixada. Os editores da Kodansha, que publicam a revista “Kiss”, deram aprovação ao projeto, dizendo que a distância entre a música clássica e uma garota sem muita esperança era interessante. Isso conduziu a serialização de “Nodame Cantabile”.

Ninomiya continua telefonando constantemente para Noda, que desde então se formou na faculdade e atualmente leciona piano em Fujioka, para ter idéias sobre como conduzir a série. O episódio no mangá no qual Nodame cria a música intitulada "Mojamoja Taiso”, por exemplo, veio depois que Noda tocou no telefone uma canção para que a autora pudesse criar uma imagem de como seria a música.

Ao fim de cada volume, há a frase “Especiais agradecimentos para Megumi”.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

You Higuri faz trabalho para a American Library Association



Em uma iniciativa pioneira que demonstra bem o sucesso dos mangás, em especial dos shoujo mangás, You Higuri foi convidada a fazer um poster de propaganda para a American Library Association (Associação Americana de Livrarias). O poster que será vendido a partir de 2 de janeiro de 2007, segundo o site Manga News, trará Cesar Borgia, o protagonista do mangá Cantarella de You Higuri. Diz ainda a matéria que os mangás da Go! Comic vão muito bem, porque a editora escolheu títulos de grande qualidade e apelo. Leio Cantarella e sei o quanto isso é verdade.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Top 10 da Amazon 2006




O site da Amazon do Japão colocou no ar uma lista com os 10 mangás mais populares do seu site em 2006. A tradução está no site Manga News. Só há um quadrinho para mulheres, embora outros também sejam populares entre o público feminino, como Death Note e Näusica... Sabem qual é? NO-DA-ME!!!! YESSSS!!!! Eu realmente fico feliz com o sucesso da série, acabei de assistir ao 8º episódio do live action e realmente está muito, muito bom. :D Eis a lista:

1.Nodame Cantabile Vol. 14
2.Manga Kenkanryuu 2
3.Death Note Vol. 10
4.Neon Genesis Evagenlion Vo. 10
5.Five Star Stories Vol. 12
6.Yotsuba&! Vol. 5
7.Kyou no Nikomura-san Vol. 2
8.Shoujo Sect Vol. 2
9.Pluto Vol. 3
10.Nausicaä of the Valley of the Wind (Tolmekia Seneki Ver.)(7 Volume Set; Wide Version)

domingo, 10 de dezembro de 2006

Mais Três Capítulos de Anatolia Story



Depois de uma longa parada, fiz três capítulos de Anatolia Story. Fechei o volume dois e terminei o arco que vai do início da série até o segundo capítulo do volume três. Peço desculpas pela demora, mas minha rotina é pesada. Como só terei a cabeça fria depois do dia 20/12, talvez só então eu continue o colume 3. Me esforçarei para levar até o fim, pois não estarei em casa em janeiro. Mas é aquilo, o volume termina em um gancho atroz, como o 2... Muita gente vai se roer de ansiedade.

Agora que túdo o que eu fiz está no 4Shared fica fácil baixar. Por favor, divulguem o mangá e o abaixo-assinado. Peçam para as pessoas que assinem o abaixo assinado (*com nome real, por favor!*) e escrevam para as editoras. Outro pedido: não assinem apelido, nem escrevam bobagem no abaixo-assinado, isso tira nossa legitimidade e passa a imagem de que nós, fãs de mangás, somos um monte de desocupados bobalhões. Enfim, por enquanto é só!

A Filha do Nilo



Ouke no Monshou é um dos shoujo mangás mais longevos do Japão. Iniciado em 1975, já soma mais de 51 volumes publicados regularmente na revista Princess. Eu tenho uma seção no meu site Shoujo House, sobre a série, mas agora temos uma página mais que completa sobre Ouke no Monshou em português. Trata-se de A Filha Do Nilo. Vale a visita, o site ficou excelente!

sábado, 9 de dezembro de 2006

Outros Rankings da Taiyosha



Como a Taiyosha continua publicando todos os rankings e o Manga Zone traduzindo, eu vou atrás das capas e posto para vocês. O ranking josei continua SÓ Nodame; o de yaoi veio com um hentai no meio, o de shoujo está bem interessante. Como o Character Book de Nodame etá em "Outros", decidi postar a capa dele. Eis os rankings:

Shoujo
01. Bokura Ga Ita #11 (Yuki Obata) [1]
02. Koukou Debut #7 (Kazune Kawahara) [2]
03. Zoku. Sensei no Oki ni Hairi (Miki Aihara) [5]
04. Galism #5 (Mayumi Yokoyama)
05. Shiiku Hime (Minami Kanan)
06. Kyouku Yawaku #4 (Aya Ikuemi) [9]
07. Gakko no Oujikan #9 (Mimi Tajima)
08. Sprout #3 (Atsuko Nanami) [4]
09. Chou Chou Kumo (Hinako Ashihara)
10. Beauty Pop #7 (Kiyoko Arai)

Josei
01. Nodame Cantabile #16 (Tomoko Ninomiya) [2]
02. Nodame Cantabile #3 (Tomoko Ninomiya)
03. Nodame Cantabile #1 (Tomoko Ninomiya) [6]
04. Nodame Cantabile #2 (Tomoko Ninomiya) [8]
05. Nodame Cantabile #10 (Tomoko Ninomiya)
06. Nodame Cantabile #7 (Tomoko Ninomiya) [5]
07. Nodame Cantabile #5 (Tomoko Ninomiya)
08. Nodame Cantabile #6 (Tomoko Ninomiya) [10]
09. Nodame Cantabile #4 (Tomoko Ninomiya)
10. Nodame Cantabile #9 (Tomoko Ninomiya) [3]

Yaoi
01. Hisho to Yajuu (Yuu Takahashi)
02. Martini Kouryaku How (Makoto Tateno)
03. Ore wa Warukunai (Yugi Yamada)
04. Ijippari no Houteishiki (Tohru Tome Himuka)
05. Netsujou #4 (Shinobu Gotou Shinobu y Shouko Takaku) [6]
06. Aku ha Ai o Motome mu! (Chi-Ran)
07. Boucchama to Shujii (Maki Ruisu) [9]
08. Muka Tsuku Yatsu (Sakae Shinohara)
09. Suki Kamo Shirenai #1 (Riyu Yamakami) [10]

Outros
01. xxxHolic #10 (CLAMP) [1]
02. Love Yan #7 (Koushi Tamaru) [3]
03. Beck #28 (Harold Sakuishi) [2]
04. Mokke #6 (Takatoshi Kumakura) [4]
05. Tetsujin 28 Gou Gensaku Kanzeban #14 (Mitsuteru Yokoyama)
06. Negipa! #4 (Ken Akamatsu) [5]
07. Nodame Cantabile Character Book (Tomoko Ninomiya) [9]
08. Vinland Saga #3 (Makoto Yukimura) [8]
09. Shinpan xxxHolic Dokuhon (CLAMP) [6]
10. Pumpkin Scissors #2 (Ryoutarou Iwanaga)

One Piece Anime interrompido nos EUA



Assim como aqui no Brasil, a versao mutilada de One Piece não está fazendo sucesso nos EUA, por isso, a famigerada 4Kids só vai dublar e adaptar a série até o episódio 104. Depois disso, mais nada será comprado. A série nos EUA, de acordo com o site Anime Nation, foi exibida até o episódio 78. Não me surpreende, só quem não gosta de anime de verdade é que suporta assistir material censurado e adaptado. A gente aturava esse tipo de coisa, quando não havia internet e outros canais de informação. Agora, só mesmo quem trabalha ou aspira trabalhar para essas empresas que censuram e mutilam é que costuma defender a prática, ou fingir que gosta dela. Falando nisso, a 4Kids vem perdendo dinheiro nos EUA, parece que dos seus produtos d eponta, só Tartarugas Ninja continua dando lucro real.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Ranking da Taiyosha e da Tohan



O ranking da Taiyosha desta semana veio com dos shoujos, Bokura ga Ita e Kokou Debut, ambos sempre ficam entre os dez mais vendidos por uma ou mais semanas. Eles aparecem no ranking da Tohan, também. Bokura ga Ita tem anime passando na TV japonesa no momento. Por preguiça e falta de tempo, esperei a tradução do Manga Zone, já o ranking da Tohan veio do Manga News.

Top 10 da Taiyosha
1. One Piece #44 (Eiichiro Oda)
2. 20th Century Boys #22 (Naoki Urasawa)
3. Bleach #25 (Kubo Taito)
4. Initial D #34 (Shuichi Shigeno)
5. Full Metal Alchemist #15 (Hiromu Arakawa) [1]
6. Bokura ga Ita #11 (Yuki Obata)
7. Oooku #2 (Fumi Yoshinaga)
8. Homunculus #7 (Hideo Yamamoto)
9. Koukou Debut #7 (Kazune Kawahara)
10. Yuria 100 Shigi #2 (Nobuto Hagio)

Top 10 da Tohan
1. 20th Century Boys #22 (Urusawa Naoki)
2. Full Metal Alchemist #15 (Hiromu Arakawa)
3. Initial D. #34 (Shuuichi Shigeno)
4. Bokura ga Ita #11 (Yuuki Obata)
5. Koukou Debut #7 (Kazune Kawahara)
6. Oooku #2 (Fumi Yoshinaga)
7. One Piece #44 (Eiichiro Oda)
8. Reds Supo no Bible Akarbishi no Eleven (Yuu Furusawa)
9. Real #6 (Takehiko Inoue)
10. Ah! Megami-sama #34 (Kousuke Fujishima)

Hagio moto ganha Prêmio de Ficção Científica no Japão


Capa da Flowers com Barbara Ikai
Hagio Moto ganhou o SF AwardCreator por seu último mangá, Barbara Ikai. Hagio Moto, uma das mais importantes mangá-kas do Japão e uma das responsáveis por revolucionar o shoujo mangá nos anos 70, é a primeira mulher a ganhar esse importante prêmio de ficão científica, tendo lido outras obras de ficção científica da autora, é muito provável que ela merecesse já ter levado antes este prêmio para casa. Barbara Ikai já tinha ganho o Japan SF Taisho Grand Prize de 2007, de acordo com o Anime News Service (*talvez seja erro, a não ser que dêem o prêmiot por antecipação*). Barbara Ikai estreou em 2003 na revista Flowers da Shogakukan e tem 4 volumes até o momento.
Barbara Ikai conta a história de Aoba, uma menina que vive na ilha Barbara e é criada por Ma-chan que diz que e criança é filha da Princesa da Lua e do Píncipe do Mar. Aoba tem irmão e uma irmã, todos podem voar, menos ela. Já Senri tem 21 anos e mora com seu avô, sua mãe morreu tentando protegê-lo 20 anos atrás, ele se recorda disso porque pode ver o passado e o futuro em seu sonhos. Aoba e Seiri podem estar ligados, pois a menina tem sonhos estranhos que não consegue explicar... Neste site há mais informações sobre Barbara Ikai e outros trabalhos de Hagio Moto.

Hagio Moto é conhecida por ter sido uma das criadoras do shounen-ai com o seu magnífico Tooma no Shinzu, mas suas obras de ficção científica são das mais significativas do universo do mangá, tendo uma carga de drama psicológico dos mais refinados. Destacam-se They Were Eleven!, A'A, Star Red e Marginal. A cerimônia de premiação do SF Award Creator of Japan será no dia 2 de março de 2007.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Otakus contra o Câncer de Mama


O site The.Otaku.Com está promovendo uma campanha muito legal. Trata-se de um concurso de fanarts estilo anime e mangá relacionados ao Câncer de Mama. Isso mostra que os fãs de anime e mangá não são alienados e se mostram solidários em questões da maior importância... Bem, pelo menos lá nos EUA. O que impede, por exemplo, que um mega-evento como o AnimeFriends ou o AnimeCon façam algo semelhante?

Os fanarts serão expostos na convenção AnimeFF que irá doar o valor dos ingressos para fundos de campanha contra o câncer de mama. Achei a iniciativa magnífica, pena que só podem participar residentes nos EUA. Os prêmios também são tentadores, vejam só:

Primeiro Lugar: PlayStation 3
Segundo Lugar: PlayStation 3
Terceiro Lugar: Nintendo Wii
Quarto Lugar: Nintendo Wii
Quinto Lugar: Nintendo Wii
Sexto Lugar: Nintendo Wii
Sétimo Lugar: Nintendo Wii
Oitavo Lugar: Nintendo Wii

Fruits Basket chega a 2 Milhões de Cópias nos EUA



A Tokyopop anunciou, e a matéria está no site Manga News, que seu maior sucesso, Fruits Basket, alcançou 2 milhões de cópias impressas com o volume 15. Fruits Basket é um dos mangás mais vendidos nos EUA e sempre fica na lista dos 150 livros mais comprados da USA Today e entre os 10 mais em todos os rankings de graphic novels, além das listas de mais vendidos das livrarias. Enquanto isso a inepta da DC Comics vem com o papo que as garotas precisam ler quadrinhos nos EUA... Eles estão em qual planeta? Devem estar querendo que as garotas leiam SEUS quadrinhos de Supers ou quadrinhos "para garotas" feitos por homens que faziam quadrinhos de Supers. Enfim...
Quando a Revista Time perguntou à Natsuki Takaya como ela sentia por fazer tanto sucesos nos EUA, a autora respondeu "Isso definitivamente me deixa orgulhosa e me agrada muito. Agradeço profundamente. E se me pedissem uma razão, e eu não posso disntinguir claramente uma só, mas se as pessoas gostam de Fruits Basket e pensam 'Eu gosto disso' então tal explicação sozinha é suficiente para me encher de alegria.". De acordo com o Editor da Tokyopop, Mike Kiley, "Fruits Basket é um mangá extraordinário, pois a série pode atravessar todas as fronteiras etárias e agradar tanto às garotas quanto aos garotos. Nós estamos orgulhosos porque cumprimos esta pequena parte que foi trazer a deliciosa série de Takaya-sensei para o público de língua inglesa".
E aqui no Brasil? A quantas anda as vendas de fruits Basket? Nunca saberemos, pois nossas editoras não têm interesse em divulgar nada em termos de vendagem. Só sei que o volume 17, que representa uma grande virada na história, só chegou aqui no DF depois de um atraso monstro... Mas nem adianta pedir explicação, pois a JBC não vai dar...

Have you been naughty or nice this year?


"Você foi bonzinho ou malvado esse ano?" Trata-se de um concurso que a editora DMP e a revista june estão fazendo nos EUA e é aberta a pessoas do mundo inteiro, maiores de 13 anos. A DMP publica material yaoi e vai estar sorteando prêmios. Nas regras dizem não se responsabilizar por danos em pacotes enviados para o exterior. De qualquer forma, o formulário é fácil de responder e você pode mandar vários se tiver múltiplos e-mails. O endereço do concurso é este aqui.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

De Burgh Mangá




Comprei três volumes da saga De Burgh, O Lobo Domado (Taming the Wolf - Ookami wo Aishita Himegimi), O Anel de Noivado (The De Burgh Bride - Masei no Hanayome) e Coração de Guerreira (Robber Bride - Kishi to Onna Touzoku), e foram eles que chegaram, o último que saiu por lá, Um Lorde para Amar (My Lord De Burgh - Majo ni Sasageru Chikai) deve chegar em janeiro ou fevereiro.
Os livros da família De Burgh são de autoria de Deborah Simmons e todos foram lançados no Brasil... menos o último, na verdade, e a autora não terminou a saga ainda, faltam dois livros.

As histórias se passam na Inglaterra, século XIII, governo de Eduardo I, um dos melhores períodos para usar em romances de qualquer espécie. Os De Burgh são sete irmãos (Dunstan, Simon, Stephen, Geoffrey, Robin, Reynold e Nicholas), mas o pai deles, o Conde Campion. São histórias com romance, alguma aventura, um pouco de sexo e humor. Invariavelmente terminam com o casamento de um dos rapazes, a ponto de um dos irmãos começar a pensar que alguém enfeitiçou a família. Como os livros valem a pena, decidi comprar os mangás. E estou comentando com vocês.

Bem, aos comentários agora: não tive muito tempo para ver com calma, mas folheei os três volumes, o Lobo quase duas vezes e com mais vagar, e tive uma boa impressão geral. Os livros foram bem retratados, também pudera, usaram cerca de 250 páginas para cada um, tudo dividido em três capítulos grandes, assim, poucas cenas foram excluídas, e somente duas transições de cena no Anel de Noivado (*quando Elene e Geoffrey vão visitar o Lobo e Marion, a cena simplesmente pula para lá*) e no Coração de Guerreira (*o tempo que Bethia e Simon passam na cabana se resume a uma cena... quem leu o livro imagina qual e logo voltam para a mina*) deixaram realmente a desejar, mas de resto tudo flui bem. O Lobo Domado parece ter sido o melhor retratado em termos gerais.

O traço de Nanao Hidaka, a desenhista de quase tudo da Simmons que saiu em quadrinho no Japão, é mediano, se ela fosse melhor desenhista o resultado geral seria excepcional. Dos três, o Lobo parece ser o mais bem desenhado seguido de Coração de Guerreira, já em O Anel de Noivado, a arte fica muito fraca às vezes. É pena, de todos os livros, acho que é o mais gosto. Geoffrey não é retratado tão bonito quanto deveria, Simon e o Lobo estão muito melhor, em especial Simon que nos livros era descrito como o menos bonito dos irmãos. Os outros rapazes aparecem rápido e só Stephen, que é o mais belo da ninhada, além de garanhão, preguiçoso e quase alcólatra, tem algum destaque, só que parece saído de um mangá yaoi dos mais lascivos.

Já a Elene da capa do mangá é muito diferente da que aparece no interior, onde ela fica estranhamento "parecida" com a Marion em alguns momentos. Fora que seu cabelo deveria ser bem mais longo... E isso é coisa que em mangá é normal fazer, não sei porque a autora encurtou os cabelos da mocinha. As imagens coloridas ficaram muito, muito boas, é um dos pontos altos do volume. Espero agora pelo Um Lorde para Amar, pois este foi dividido em dois volumes... Se seguir o modelo, teremos cerca de 500 páginas de quadrinho. Não sei se há para tanto, talvez os volumes sejam mais finos.

Agora a minha dúvida: Por que a Harlequin lança material inferior nos EUA quando poderia lançar este tipo de mangá Harlequin? No Competition e Holding on to Alex - este com uma desenhista muito boa - são fracos, fraquíssimos comparados com a adaptação dos livros da Deborah Simmons. Parece estranho, pois são escolhas, em especial o No Competition da coleção ginger que podem afastar o público mais velho, porque o material é água com áçucar demais. Para se ter uma idéia, o material que sai nos EUA tem em média 100 páginas, o que obriga muita coisa dos livros originais a sr descartada, e tem um preço similar aos dos mangás lançados por lá, mesmo sendo bem mais finos. Já vi fãs e resenhas reclamando disso. Já os De Burgh têm em média 254 páginas divididas em três capítulos, cerca de 1/4 ou 1/3 dessas páginas são coloridas e o resto em tinta púrpura, padrão seguido nas impressoes feitas nos EUA, que são desta cor ou rosa. Só a aparência já é "luxuosa" comparada com volumes bunko comuns, pois estes normalmente não trazem ilustrtações coloridas e quando o fazem, são bem poucas.

Enfim, queria muito poder ler esse material em inglês ou português, afinal, nem furigana tem para ajudar na leitura, muito embora eu conheça todas as cenas. Iria ficar caro, ou teria que ser dividido ao meio, mas vale a pena. Só de olhar gente sabe. Fiz alguns scans com muita pena de magoar os mangás, só do Coração de Guerreira por enquanto e para baixar, é só clicar aqui. Quando tiver mais tempo, faço scans dos outros.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

O YouTube é uma Maravilha


E agora que eu baixei um programa que captura os vídeos em formato AVI. :D Olha só os vídeos desse cara. Ele carregou pedaços de um show ou vários com cantores originais de vários animes clássicos. Os mahou shoujo dos anos 60, Candy Candy, Cutey Honey, os animes do Leiji Matsumoto (Yamato, Harlock, Galaxy Express)... é uma festa! ^_^ Ah, e aqui tem a abertura de Ultraman com coro de crianças e orquestra ao vivo. O prgrama se chama VDownloader.

sábado, 2 de dezembro de 2006

Ranking da Tohan



Saiu na quinta-feira, ma atrasei a postagem porque estou meio ocupada. Basicamente o top 10 da Tohan é o mesmo ranking da Taiyosha com Bokura Ga Ita entre os dez, como eu esperava. Kindaichi resiste entre os dez. Li parte da primeira série e, para quem curte histórias de detetive do tipo Sherlock Holmes, é um presente. Seria ótimo ver alguma das séries, pois são várias, fora anime e live action, dessa personagem no Brasil. Peguei a lista traduzida do site Manga News.

1. Full Metal Alchemist Vol. 15
2. Real Vol. 6
3. xxxHOLic Vol. 10
4. Tsubasa Reservoir Chronicle Vol. 17
5. Black Lagoon Vol. 6
6. Aah Megami-sama Vol. 34
7. Hajime no Ippo Vol. 78
8. Kindaiichi Shounen no Jikenbo - Gokumonjyuku Satsujin Jikan
9. Bokura ga Ita Vol. 11
10. Beck Vol. 28