terça-feira, 31 de outubro de 2006

Descobri o que vinha com o volume especial de Nodame




O volume 16 de Nodame saiu em duas versões, uma normal e uma especial com um brinde. Quando procurava as capas dos mais vendidos da semana, acabei encontrando uma foto do brinde que vinha com Nodame #16, era uma caneta ou lapiseira, com um pendente de bichinho, na verdade, não qualquer bichinho, mas a roupa que Nodame usa no volume 6 quando a S-Orquestra se apresenta à fantasia. Na ocasião, todos vestem kimonos elegantes, menos Nodame e Masumi, o afro-boy, este último vestido com uma roupa inspirada em Maria Antonieta da Rosa de Versalhes. ^_^

Para quem não assistiu ainda os primeiros episódios do dorama, seja porque não encontrou, ou porque estavam raw, ou porque colocaram uns arquivos imensos, eis que os episódios aparecem legendados em tamanho decente. Os links estão no Tokyotosho. Epsisódios: 1, 2, e 3 (raw).

Cesare em "Outros"



O ranking da Taiyosha tem aquela seção bizarra e inexplicável chamada de "Outros" (その他). XXXHolic aparece lá, o novo mangá de Gun Smith Cats, também, o tal mangá Vinland que parece ser sobre os vikings, idem, Éden, o suspenso da Panini está na lista de dez mais vendidos em "Outros" e, para minha surpresa, Cesare da Fuyumi Souryou não, está em seinen, mas em "Outros". Alguém saberia informar que raios de critério é usado para esse ranking?

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Ranking da Taiyosha




Este é o top 10 da Taiyosha desta semana que terminou em 29/10, traduzido direto do site. Nodame caiu bastante, mas acho que vai aparecer melhor no ranking da Tohan. Vejam que temos três mangás que saem no brasil na lista, inclusive o desaparecido A Lâmina do Imortal (5), acredito que logo apareça nas bancas brasileiras. Há dois shoujos listados, um em 8º e outro em 10º. Fiquei curiosa a respeito desse Vinland Saga, parece ser um mangá sobre vikings.

1. Vagabond #24
2. Detroit Metal City #2
3. Nagasarete Airantou #9
4. Vinland Saga #3
5. Blade of the Immortal #20
6. Sakura Taisen Reload #6
7. Negima #16
8. Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu: Secret #5
9. Nodame Cantabile #16
10. B.O.D.Y. #8

domingo, 29 de outubro de 2006

Novo Mangá de Fuyumi Souryou




Fuyumi Souryou é autora de vários mangás muito bons e sua obra mais famosa no Ocidente é Mars. Pois bem, assim como outras autoras ela decidiu, não sei se temporária ou definitivamente, trocar as revistas shoujo pelas seinen. Produziu o excelente ES e agora decidiu fazer um mangá sobre César Bórgia. Sim, mais uma mangá-ka falando desse homem! Temos César Bórgia como vilão em Kakan no Madonna de Chiho Saito e o mesmo homem como herói-trágico-atormentado-possuído-pelo-demônio em Cantarella de You Higuri. Só que a versão de Fuyumi Souryou é realista e, porque não dizer, aparentemente fria.

De acordo com o pessoal do Rosetta Stone, Cesare - Il Criattore che ha Distrutto, sai irregularmente na revista Morning, a mesma de Vagabond, e teve os dois primeiros volumes lançados ao mesmo tempo, no dia 26 de outubro. Conversando com a Martina do Shoujo Manga Outline, fiquei sabendo que a autora fez uma profunda pesquisa, visitou a Itália várias vezes e tudo mais. Abrindo o primeiro volume me espantei com a longa bibliografia citada.

É perceptível a preocupação histórica no mangá e a opção por fazer uma obra "séria". Só que aí começa o problema, o traço de Fuyumi Souryou nunca esteve melhor, seu Cesare é belíssimo, mas tudo parece acadêmico demais. O enquadramento, por exemplo, é absolutamente convencional, sem nenhuma ousadia dos mangás, e muito menos as inovações estéticas e visuais do shoujo. Definitivamente, pode ser uma obra excelente, ricamente desenhada e roteirizada, mas me passou a impressão de frieza. Talvez, vá ficar na memória como um trabalho excelente e requintado, mas sem o toque de mestre da autora. Lembrou-me o mangá sobre Catarina, a Grande de Riyoko Ikeda. Tomara que alguém comece a fazer scanlations, quem sabe eu mudo de idéia? Ah, acho que tudo é narrado sob o ponto de vista de Michelotto, mas não tenho certeza, e Lucrécia não aparece em nenhum momento. Deve entrar no segundo volume.

Shoujos Mais Vendidos de Setembro




O site Shoujo Manga Outline sempre publica a lista dos shoujos mais vendidos do mês. Não estão incluído josei, então mês que vem Nodame Cantabile não ganha, nem yaoi/BL. Os top 5 são mais do que esperados. Life, aliás, está sempre entre os mais vendidos, apesar de ver mutia gente dizendo que o mangá exagera demais. Do pouco que eu li, gostei muito. Já Arina Tanemura é Arina Tanemura... Moe Kare e Kaichou wa maid sama parecem ser mangás rasos que investem no fetiche e não acrescentam em nada. Mas não li, posso estar enganada. Quando é que alguém publica QUALQUER COISA dela aqui no Brasil? Momogumi, pelo que eu li do review parece um mangá legal, bem movimentado. Eis a lista:

1. Nana 16
2. Ouran Koukou Host Club 9
3. Fruits Basket 21
4. Life 13
5. Shinshi doumei Cross 5
6. Kaichou wa maid sama 1
7. Gakuen Alice 11
8. Kimi ni todoke 2
9. Moe kare!! 7
10. Momogumi Plus Senki 2

sábado, 28 de outubro de 2006

Vendas de Mangá Sobem no Japão



De acordo com uma pesquisa da JESTRO (Japanese External Trade Organization) intitulada "Tendências nas Publicações Japonesas (*Tendências de "trend" que em linguagem econômica aponta para ciclos de vendas, decréscimo, crescimento, e por aí vai*), os tankoubons japoneses venderam mais em 2005 do que nos anos anteriores. Séries como Nana, Hana Yori dango (*já encerrada, mas que teve live action - e vem aí a segunda temporada - e perfect edition*) e Dragon Zakura ajudaram a fazer com que as vendas subissem em 4,2% somando um lucro no montante de 260 bilhões de Yen, enquanto os lucros das revistas coletâneas foram de menos 0,5% com queda de vendagem de 2,6%, cerca de 1.34874 bilhões de cópias em relação à 2004. Mesmo com a queda na venda das coletâneas se mantendo, ainda assim houve um lucro considerável.

Mesmo assim, diz a notícia, quando o assunto é as revistas coletânea, o mercado encolheu cerca de 70% em relação à 1995. A queda é visível e em todas as faixas etárias e gêneros. Vende-se mais tankoubons, os produtos japoneses circulam mais pelo mundo, porém as grandes revistas, e o caso de algumas revistas shoujo como a Ribon é crônico, vendem muito menos. No entanto, como aponta o relatório, parece que pela primeira vez nos último anos as vendas no Japão estão reagindo e tudo isos graças aos volumes encadernados. Outro aspecto que o relatório aponta é que esse ressurgir tem a ver com o aumento no número de sebos e nas casas que alugam volumes de mangás, aliás, porque não falar, também nos cafés, onde você vai, lancha, conversa, relaxa e lê mangá.

O relatório também aponta que o aumento das vendagens de tankoubons está associada também á investidas que misturam várias mídias, como drama CDs, doramas, anime, filmes e os exemplos citados são "Nana," "Fullmetal Alchemist," "Hachimitsu to Clover" e "Nodame Cantabile." Um shounen, um shoujo (Nana) e dois josei. Três produtos prioritariamente femininos, fora o já citado Hana Yori Dango em outra parte da matéria. Aliás, quem viu o ranking da Tohan desta semana deve ter percebido que Nodame Cantabile fez melhor que Nana, mantendo o primeiro lugar pela segunda semana seguida e puxando mais quatro volumes para o top 10.

Fonte: Japonês e em Inglês.

Para quem está em Brasília



Estavam anunciando no Correio Braziliense os eventos gratuitos das embaixadas e no caso da do Japão temos dois eventos ligados aos animes:
  • Exposição Dreamland: uma pequena viagem ao anime e mangá, de 18 a 29 deste mês, no Espaço Cultural 508 Sul
  • Palestra Quadrinhos Japoneses, dia 25, no Espaço Cultural 508 Sul

A Explosão do Yaoi nos Estados Unidos


Um dos novos títulos: Love is a Hurricane


Houve o YAOI-CON nos EUA e dezenas de títulos foram anunciados. A matéria do site ICV fala da forte tendência de mercado nos EUA, do sucesso, da diversidade de títulos, da aceitação do público, da coragem das editoras e do seu lucro. Fala-se também que as editoras de Yaoi geralmente só publicam esses títulos e que outras editoras ainda mantém uma postura conservadora e não se aventuram na área. Ou então, e aí sou eu dizendo, fazem como a Tokyopop e criam um selo alternativo para que este não se confunda com a empresa. É isso afinal que o selo BLU é.

O pessoal do ICV ainda sinaliza que como os títulos são relativamente novos no mercado americano, nada garante que o ritmo de lançamentos s emantenha caso algum título não vá bem no mercado. Acho essa preocupação fantasiosa e já vi o mesmo comentário em relação ao mangá em geral e aos shoujo mangá em particular. Quanto ao outro ponto levantado, eu concordo, como as editoras estão lançando material cada vez mais hardcore, a censura pode começar a entrar em cena. Aliás, nada mais justo que você coloque bem claro que o material contém sexo explícito, até porque é muito comum que se olhe torto para os hentai, mas quando o assunto é yaoi muita gente quer põr paninhos quentes, dizer que é lindo, e dar a entender que mulheres não produzem material muito barra pesada. Aliás, quem conhece minimamente yaoi/BL sabe que há coisa para todos os gostos, desde romances água com áçucar até parafilias cabeludíssimas.

E, por fim, a pergunta que não quer calar: Quando teremos o nosso primeiro título yaoi publicado no Brasil? Porque todos os que conhecem shoujo mangá e yaoi/BL sabem bem que Angel Sanctuary e material CLAMP é tudo, menos yaoi.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Ranking da Taiyosha: Continuação



Postando os rankings da Taiyosha referentes aos mangás shoujo, josei, yaoi, a partir da tradução feita pelo Mangazone Coloquei algumas capas excluindo as repetidas, como as de Nodame Cantabile e Skip Beat!.

Shoujo

01. Skip Beat! #14 (Nakamura Yoshiki)
02. Shanimuni Go #24 (Marimo Ragawa)
03. Cosplay Animal #5 (Watari Sato) [3]
04. Nante Seteki ni Japanesque #4 (Naomi Yamauchi)
05. Nana #16 (Ai Yazawa) [1]
06. Platinum Garden #15 (Maki Fujita)
07. NG Live #1 (Mizuho Kusanagi)
08. Junai Tokou Taicho!! #5 (Shizuna Seino)
09. KalaKurio Date #2 (Julietta Suzuki)
10. Rockin Heaven #2 (Mayu Sakai)

Josei

01. Nodame Cantabile #16 (Tomoko Ninomiya) [1]
02. Nodame Cantabile #1 (Tomoko Ninomiya) [3]
03. Nodame Cantabile #2 (Tomoko Ninomiya) [5]
04. Nodame Cantabile #3 (Tomoko Ninomiya) [7]
05. Nodame Cantabile #4 (Tomoko Ninomiya) [6]
06. Nodame Cantabile #5 (Tomoko Ninomiya) [8]
07. Gokusen #14 (Kozueko Morimoto)
08. Nodame Cantabile #6 (Tomoko Ninomiya)
09. Nodame Cantabile #7 (Tomoko Ninomiya)
10. Nodame Cantabile #8 (Tomoko Ninomiya)

Yaoi

01. Senzoku de aishite (Haruka Minami) [1]
02. Shiritsu Shouei Gakuen Danshi Koutoubu Kurashina Sensei no Junan #3 (Natsuho Shino) [2]
03. B Kyuu Gourmet Club #2 (Ichiko Ima)
04. Kiken Renai H #14 Tokushuu Soukan (Anthology)
05. Yabaize Baby Angel! (Arito Toshinari)
06. Maou no keifu nemureru maou (Shouko Hamada) [5]
07. Kamisama Shinkaron #2 (Natsuhi Shino) [3]
08. Haru ni Kogarete (Nei Hozumi Nei y Mariko Hihara) [10]
09. Love Ego (Sonoko Sakuragawa) [4]
10. Douse, meromero (Yuu Takumi) [8]

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Top 10 da Tohan



Segue o ranking da Tohan com Nodame Cantabile #16 em primeiro e muitos outros volumes de Nodame em outras posições. Skip Beat! #14 melhor que no ranking da Taiyosha. Aliás, os outros mangás no top 10 estão no da Taiyosha, mas, de resto, Nodame domina. :)

1. Nodame Cantabile #16
2. Negima #16
3. Skip Beat #14
4. Kekkaishi #14
5. Death Note - How to Read #13
6. Dear Boys Act II #23
7. Capeta #12
8. Nodame Cantabile #1
9. Nodame Cantabile #2
10. Nodame Cantabile #3

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Utena - A Garota Revolucionária: Uma Aventura Mágica



Com esse título, corre o risco de levarem para as crianças assistirem em casa... Quem conhece Utena, sabe que o filme é o que de mais pós-moderno e surreal a série tem. O diretor soltou a imaginação (*de acordo com alguns usando substâncias alucinógenas*) e criou um espetáculo visual com uma trilha sonora arrojada, mas história quase incompreensível para quem não conhece o universo de Utena.
Não é material infantil e ainda tem lá os seus temas "perturbadores", como abuso sexual de menores, prostituição (*o que é que a Anthy faz no filme?*). Fora, claro, o conteúdo lesbiano mais explícito e declarado que na série de TV. Enfim, e a capa traz uma imagem da série e não do character design do movie... Isso, claro, se alguém achar para locar... Vamos esperar para ver. Já estou imaginando o DVD do lado dos Ursinhos Carinhosos... Vai ter gente tomando susto. 😝 A nota está no site do Anime-Pró.

DVD: Utena finalmente lançado... Por: Anime Pró - 25/10/2006

Já esta disponível para locação o DVD do longa-animado de Utena. O DVD, lançado pela Sonar Filmes traz apenas o filme e as opções de áudio original e dublado, sem nenhum extra. O DVD poderá ser adquirido na Comix Book Shop (o preço ainda não foi divulgado) em breve e a seguir você confere a sinopse oficial.

Baseado no mangá de Chiho Saito, Utena é uma aventura mágica, repleta de simbolismos. Para proteger sua amiga Anthy, que possui a chave do poder mágico, Utena usará a espada mística, com todas as suas forças. Mas a grande amizade que as une esconde um terrível segredo e Utena duelará com a sua verdade e a de quem ama, aprendendo então o verdadeiro significado da palavra “heroína”.

Áudio: Português 2.0 e Japonês 2.0
Duração: 87 minutos
Formato: 16x9

Ranking da Taiyosha


Nodame Cantabile #16 continua muito bem no ranking da Taiyosha, mas perdeu o primeiro posto, mesmo assim a série ocupa o segundo e o décimo lugar. Vamos ver como aparece no ranking da Tohan. O outro shoujo na lista é Skip Beat! Quando tiver mais tempo, posto os rankings separados. A lista dessa vez veio direto do site Mangazone.

01. Mahou Sensei Negima! #16
02. Nodame Cantabile #16
03. Mahou Sensei Negima! #16 Gentei Ban
04. Death Note How to Read #13
05. Skip Beat! #14
06. Dear Boys Act 2 #23
07. Kekkaishi #14
08. Capeta #12
09. Negipa! #3
10. Nodame Cantabile #1

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Yamato Nadeshiko: Primeiras Considerações



Yamato Nadeshiko Shichi Henge é um campeão de vendas no Japão, logo deveria ser o anime shoujo de ponta da temporada. Seu título é algo como “As Sete Transformações para se tornar uma Dama Perfeita”, lembrando que “yamato nadeshiko” é exatamente isso, a mulher japonesa perfeita. Já podem imaginar o que seja... Yamato Nadeshiko sai na revista Betsufure e já vai no volume 13. Tem um traço moderno, inspirado nas bandas japonesas e no visual gothic lolita, e deve agradar aos fãs dessas tendências. Como não sou fã desse estilo de desenho, e gosto de coisas anos 70 e 80, então La Corda D’Oro ganha no quesito character design, pelo menos para mim.

De qualquer forma, o estilo da autora foi mantido no anime. A parte chata é que a animação parece estar abaixo da média. Se Yamato Nadeshiko vem para ocupar o lugar de Ouran Host Club, com suas metáforas visuais arrojadas e o humor, não mereceu o mesmo investimento. O resultado para um primeiro capítulo foi abaixo do esperado, parece que investiram mais em La Corda D’Oro, por exemplo. Para que o efeito das metáforas visuais fosse perfeito era necessário mais investimento e a fluência do character design ficou comprometido também. Resta, portanto confiar na força do roteiro e na interpretação dos dubladores.

Para quem não conhece a história, vamos lá. Yamato Nadeshiko conta a história de Sunako, uma moça que por conta de uma decepção amorosa, foi rejeitada e chamada de feia, decidiu se fechar em seu próprio mundo. Não corta o cabelo, se esconde atrás de uma franja horrível, usa roupas largas, e fora de moda. Além disso, a moça é fã de filmes de terror, coleciona bonecas sinistras e seu quarto lembra uma câmara de torturas. Como desenvolveu uma aura negativa, ela é capaz de fazer lâmpadas explodirem, por exemplo, ou atrair as trevas... Quando na rua atrai a atenção e é até perseguida e maltratada. Não esqueçam que se trata de uma comédia com algo de surrealista. De qualquer forma, é uma forma criativa de retratar os medos e frustrações da adolescência. Afinal, tudo o que Sunako quer é ser amada, mas acha que não conseguirá se encaixar.

É Sunako que deve se tornar uma dama perfeita, e a tarefa cabe a quatro lindos bishounens. Os rapazes, Takano, Oda, Morii e Toyama, são pensionistas na belíssima vila da tia de Sunako, uma mulher muito bonita, rica, elegante e fogosa. Ela desafia os garotos, se eles transformarem Sunako em uma dama, poderão morar de graça em sua propriedade, se falharem, terão que pagar o triplo de aluguel. Os quatro aceitam e acham muito fácil, pois todas as meninas se atiram aos pés deles, mas quando vêem Sunako, percebem que caíram em uma armadilha. Bem, mas para quem curte Esquadrão da Moda ou Queer Eye for a Straight Guy é um prato cheio.

Eu não sou fã do mangá de Yamato Nadeshiko, confesso que a história não me empolgou e larguei no volume 1. Como fiz isso com Ouran, também, posso voltar atrás, claro, mas o fato é que a idéia de formatar uma garota, me parece conservadora ao extremo à primeira vista. O que é ser uma dama, afinal? Outro ponto, é que nossa Sunako pode até parecer feia, mas todos sabemos desde o início que um corte de cabelo já resolveria metade dos seus problemas. Vou continuar assistindo pelo menos até o capítulo três. E recomendo que vocês dêem uma olhada, pois como a série é um sucesso, tem um visual moderno e tudo mais, talvez o mangá apareça por aqui. Nos Estados Unidos ela sai com o nome de The Wallflower, os fãs chamavam de Perfect Girl Evolution antes do licenciamento.

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Milagres Acontecem



Volta e meia algum grupo de fãs pega um grande clássico para fazer scanlations. Isso é notável porque não raro os grupos estão atentos somente ao que é novíssimo, e cada vez mais aos shoujos altamente erotizados e com pouco conteúdo. Pois bem, o grupo Dragon Voice decidiu fazer scanlations de Seito Shokun! um dos meus mangás favoritos. Ele acompanha em tempo quase real a vida de um grupo de amigos desde a escola média até que eles se tornam adultos e entram no mercado de trabalho. É uma obra muito sensível e inteligente, daquelas que mereciam destaque em qualquer coleção. Ela está sendo relançada no Japão e com boas vendagens, semana passada estava entre os top 10 josei mais vendidos da Taiyosha... mesmo sendo shoujo! Acho que é porque a autora, Shouji Youko, agora só faz josei. Tem uma resenha da série no meu site. Corram e baixem o mangá! Só espero que o Dragon Voice não fala com Seito Shokun! o que fez com Sunadokei, isto é, traduz o primeiro volume e deixa parado até sabe-se lá quando...

domingo, 22 de outubro de 2006

Comentando Hataraki-Man


Assisti finalmente o primeiro episódio de Hataraki-Man (働きマン) baseado em um dos muitos mangás da Moyoco Ano. O primeiro comentário é: ela realmente é uma autora versátil. A mulher faz de tudo shoujo, josei, seinen... só falta fazer um shounen porrada. Me surpreende o quanto ela consegue variar seu traço mantendo a identidade. Você sabe que é dela, mas fica surpresa com o que ela é capaz de fazer. Antes que alguém pense que eu estou dizendo que o character design do anime também é dela, eu explico que parece muito com o mangá, e quem pegou mangás variados da autora, já deve ter visto que ela é bem criativa.

Hataraki-Man (*hataraku é verbo trabalhar*) é um seinen, mas poderia ser um josei, sem problema, acho que é o olhar feminino e crítico sobre os problemas das mulheres no mercado de trabalho que se impõe. A protagonista, Hiroko Matsukata, é uma mulher, uma workaholic, funcionária de uma revista, e que se preocupa acima de tudo com seu trabalho, mas se angustia com a falta de carinho e presença do seu namorado. O sujeito é tão ou mais ocupado que ela e ambos mal têm chance de se ver. Vou ser má aqui, como a coisa lembra um pouco Kimi Wa Pet (きみはペット), acho que vamos acabar descobrindo que ele tem uma amante. Enfim, é mais uma série que mostra uma profissional bem sucedida e pressionada pela sociedade, afinal, uma mulher tem que valorizar outras coisas, não a carreira. Daí o apelido de Hataraki-Man, ou homem trabalhador. A protagonista é uma Onna no Hataraki Man, ou seja um homem trabalhador em versão feminina. Bem, e ela se orgulha disso.


A série critica o machismo da sociedade japonesa, mas não consegue fugir totalmente dele. Bem, só de não ser um Happy Mania  (ハッピー・マニア), obra que trouxe fama à Moyoco Ano e é um josei sobre uma mulher de vinte poucos anos que parece ter o cérebro entre as pernas. Desculpem a grosseria, mas ao ler o volume um esta foi a minha impressão: a protagonista só pensa em homens e como agradá-los para conseguir um marido. Claro, ela tem um emprego medíocre e sem perspectivas, nada a ver com a moça de Hataraki-Man. Nesta nova série temos uma mulher inteligente, competente, mas que não se sente tão feliz assim com a carreira, ou será que são as pressões do meio? 

O fato é que muita gente a inveja e critica, mais ou menos como em Kimi Wa Pet, mas ao mesmo tempo ela é respeitada, ou seja, está em uma situação melhor, só que é assim porque a consideram "um homem". E seu chefe pensa que ela é lésbica... Agora, um ponto: ela tem carregar um colega homem mais jovem nas costas. O cara faz as matérias para a revista nas coxas e ela tem que corrigir, aliás, tem que ser ela, e não outra funcionária, porque ela é mais competente. E quem já teve que fazer esse tipo de coisa - para colegas homens ou mulheres - sabe o quanto dá raiva. Só que, por ser mulher, ela tem que se esforçar o dobro ou o triplo para se sobressair, enquanto o cara é um poser... ou pelo menos é o que parece. Até o chefe percebe que ele copia as idéias da Matsukata, seu jeito de escrever e pouco faz de criativo.


A piada machista em cima disso é que Matsukata, sempre que necessário, entra em seu Man mode, ou seja ela se transforma em um Hataraki-Man, seus níveis de testosterona aumentam e ela trabalha três vezes mais e mais rápido, sem se preocupar com comida, descanso, higiene, nada! Eu diria que isso não é trabalhar como homem, é, na verdade, trabalhar como mulher, que é obrigada a assumir várias tarefas ao mesmo tempo para ser reconhecida como "capaz", só que a autora não pensa assim, nem as colegas de trabalho de Matsukata, que morrem de inveja dela mas sempre que podem a criticam por ser "masculina". É como se os homens é que trabalhassem duro e as mulheres estivessem no ambiente de trabalho apra decorar o ambiente. É uma das contradições da série, aliás, o mundo é feito de paradoxos e uma autora como Moyoco Ano está presa às suas condições de produção (*meio, formação, opções de vida*) que ao mesmo tempo apresenta Matsukata como alguém capaz e competente... até demais. O primeiro capítulo também mostrou a rigidez das hierarquias japonesas e o quanto ser mulher pesa contra você.

Vi o primeiro capítulo do mangá, o único traduzido pelo grupo #Entropy e gostei. quase tudo é igual, mas cortaram um papo de Matsukata com uma amiga sobre sexo e viagra. Não sei se foi censura feita para o anime, mas o fato é que era uma seqüência interessante. O primeiro capítulo do mangá não cobre o primeiro episódio todo, termina na metade e o grupo parou, acho eu, de traduzir o mangá. Enfim, Hataraki-Man só tem três volumes até agora, corre o risco do anime "inventar" coisas, ou então terá míseros 12 ou 13 capítulos.


Enfim, acredito que a série promete ser muito boa, a trilha sonora é legal, as personagens não são chatas e é realmente interessante ter uma série de anime com gente mais ou menos da sua idade. A protagonista tem 28, eu tenho 30, e as personagens principais estão nesta faixa etária. Aguardo muito o segundo episódio, afinal, logo de saída a personagem já conseguiu ser ameaçada de morte porque mexeu com um político poderoso, fora os rolos com o namorado. Bem, é isso, vale a pena assistir.

Utena e Karekano na TV Norte-americana



De acordo como o Anime News Network, os direitos de exibição de Shoujo Kakumei Utena, Karekano e Haré+Guu (esse eu nunca ouvi falar) foram comprados pela Funimation. Haré + Guu estréia 20 de novembro no Funimation Channel. Utena e Karekano, que tinham saído em DVD nos EUA, estreiarão depois. Fiquei com medo, sabe por quê? Quais são as possibilidades de Utena ser exibido sem cortes na tv americana? ZERO. E como virou moda nefasta trazerem animes censurados para a TV brasileira, bem, há grandes possibilidades de Utena finalmente aparecer por aqui, mutilado e censurado... Karekano deve sofrer menos intervenção, mas duvido que passe ileso também. O Funimation Channel parece ser algo parecido com o Animax da Sony que não tem versão norte-americana ainda, só que lá passa shoujo e temos Fruits Basket, Kodocha e outros na grade.

sábado, 21 de outubro de 2006

Editores Erram



Volta e meia a gente comenta isso em relação aos mangás, mas hoje havia uma entrevista com o editor chefe da Cia das Letras no correio Braziliense, o principal jornal de Brasília. Ele está no cargo há 20 anos. Daí, perguntaram se ele se arrependia de ter recusado algum livro... Adivinhem o que ele não pegou para a Cia das Letras... "Duas palavras: Harry Potter". Imagino que ele nunca vá se perdoar. Já imaginou, rejeitar Harry Potter? Nunca subestime os livros "infantis"...

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Sou um Caramujo!



Nunca me imaginei como um caramujo, mas depois de ler a descrição, até que faz algum sentido...

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Super Aventuras!




Nesta página まんが世界昔ばなし, que é o título original em japonês, há a lista de todos os episódios de Super Aventuras (まんが世界昔ばなし), um dos animes mais legais já exibidos no Brasil. Ele passou na antiga TV Manchete na época de Patrulha Estelar e depois foi exibido pela TV Cultura/Educativa. Acredito que nem 1/5 da série tenha sido exibida por aqui. Amo Super Aventuras pelo tratamento que deu às fábulas e livros da literatura mundial. Foi através dessa série que conheci Little Women, foi lá que vi a primeira versão de Romeu e Julieta em desenho animado com direito à todas as mortes, eles encenaram também uma dos mais sensíveis Frankenstein que já vi. Era muito bem feito e com um character design que variava e se adequava ao tipo de história. As imagens que escolhi são dos Três porquinhs, 100 Coelhos (*fábula ótima*), do dramático conto dos Cosmos e de Frankenstein.

O nome em japonês é Manga Sekai Mukashi Banashi (まんが世界昔ばなし), algo como "As Mais Belas Histórias do Mundo" e os mais de 200 episódios narravam desde clássicos da literatura até contos de fada. Bem, durante muito tempopensei que se tratava de um mix de várias séries, mas foi uma únicamesmo. Ela ficou entre as mais votadas pelas celebridades na listados 100 melhores animes da TV Asahi. Tem até algumas aberturas eencerramentos em mp3 para download. Qualidade baixa, mas o interessante foi descobrir que a terceira abertura foi a que passou noBrasil, só a orquestração, sem letra, mas é original. Seria um grande presente ter Super Aventuras saindo em DVD no Brasil.

Top 10 da Tohan


O site Manga News publicou o ranking da Tohan. Nodame lidera como esperado, por qualidade e força do dorama, com Hataraki Man, seinen da Moyocco Ano, empurrado pelo anime em quarto. Nana aparece em nono, mantendo sua força, e Vampire Knight, da autora de Merupuri, vem em oitavo. O top 10 está mais shoujo/josei do que o da Taiyosha. Dr. Kotou Shinryoujou também tem dorama no ar e estreou com mais audiência que Nodame, mas não está tão bem no top 10.

1. Nodame Cantabile vol. 16
2. Bleach vol. 24
3. Death Note How to Read 13
4. Hataraki Man vol. 3
5. Eyeshield vol. 21
6. Dr. Kotou Shinryoujou #20
7. Hamma Baki vol. 4
8. Vampire Kniht vol. 4
9. Nana vol. 16
10. Reborn! vol. 12

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Ranking da Taiyosha




Saiu ontem o ranking da Taiyosha. Estarei publicando no momento somente o Top 10 e se o Mangazone não publicar a lista completa, eu tento traduzir tudo. Houve mudança no topo e muitos dos mangás da semana passada continuaram. Destaque para Nodame que emplacou duas vezes com a edição 16. Explico que elas têm alguma diferença, uma é especial, porque custa o dobro da outra. Já esse Death Note - How to Read me parece uma incógnita. Eis a lista:

1. Nodame Cantabile #16
2. Death Note #13 - How to Read
3. Bleach #24
4. Hataraki Man #3
5. EyeShield 21 #21
6. Hanma Baki #4
7. Dr. Kotoo Shinryoujo #20
8. Nodame Cantabile - Especial #16
9. Berserk #31
10. Shijou Saikyou no Deshi Kenichi #22

Orquestra Nodame se Apresenta em Tóquio



Pois é, por conta da qualidade do mangá e de toda a movimentação, com dorama, café, orquestra e anime, Nodame Cantabile apareceu duas vezes no top 10 da Taiyosha, vamos esperar pelo da Tohan. A apresentação será no Tokyo International Forum Hall A, em 22 de dezembro. Para quem não sabe, Nodame Cantabile é um josei - mangá para mulheres jovens e adultas - que mostra o mundo da música erudita enquanto acompanha os dramas das suas personagens principais, Shiaki e Nodame. Ambos são músicos brilhantes, mas têm uma série de traumas a superar. A série tem humor e drama, muito bem dosados, fora mil citações a clássicos como A Rosa de Versalhes e o Túmulo dos Vaga-Lumes. Nodame sai nos EUA pela Del Rey, mas não foi licenciada em outros países ainda. A notícia foi divulgada em diversos sites norte-americanos e a página da Orquestra é esta aqui.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Toyopop Patrocina o seu Primeiro Live Action


mangáanime

A editora norte-americana Tokyopop decidiu explorar todos os limites realmente. Vários sites esta semana estão noticiando que está a caminho o live action de Lament of the Lamb (Hitsuji no Uta) da editora japonesa Gentosha, teve um OAV e foi/é publicado em vários páises. De acordo com o site ICV, a Tokyopop comprou os direitos e já está produzindo um filme em cima do mangá.

Lament od the Lamb é uma história de vampiros com toques de terror e conta a história da família Takashiro que é amaldiçoada por uma maldição genética (*ou doença, sei lá!*), eles precisam se alimentar de sangue humano. Quando Kazuna descobre que não tem como fugir do seu destino, vai ao encontro de sua irmã de quem foi separado na infância. Somente ela poderá ajudá-lo a entender e conviver com sua maldição e controlar a sua sede. Bem, filmes de terror japoneses estão na moda nos EUA, a Tokyopop deve ter grandes expectativas.

domingo, 15 de outubro de 2006

Comentando No Competition (Mangá Harlequin)



Ontem, passando pela Livraria cultura tropecei em um mangá Harlequin, No Competition, na seção de quadrinhos importados. Foi a primeira vez que eu vi um desses por lá e foi muito bom descobrir que o preço de capa nos EUA caiu. Tinha visto gente reclamando, porque eles custavam quase 10 dólares e tinham menos páginas que os volumes comuns de mangá. Outra mudança é que ele veio com preview de outro mangá, a Prince needs a Princess. Gosteri do que vi, a arte é boa e talvez eu peça no futuro. Os mangás Harlequin Pink são da coleção "light", isto é, recomendável para maiores de 12 anos e sem cenas picantes. Depois da experiência ruim com o Holding on to Alex, que é da coleção violet, eu fiquei com o pé atrás, mas, enfim, não me arrependi.
O livro original, de Debbie Macomber, é dos anos 80. Acho que a Dark Horse e a Harlequin estão optando por material mais antigo, ao invés de adaptações de livros mais recentes. Macomber tem outro de seus livros-mangás a venda nos EUA, Jinxed. Com tão pouco material publicado, deveriam diversificar as autoras. A história é bem agradável, não é brilhante, mas não ofende a inteligência de ninguém, nem tem um gosto amargo anos 50 e um canalha como interesse romântico da heroína como em Holding on to Alex.
Resumindo a história: Carrie sente-se inferior à irmã gêmea Camille, que é vista por todas como uma beldade e depois de crescida sempre lhe rouba os namorados. Carrie sempre foi a melhor aluna da turma e tornou-se pintora, e usa a irmã como modelo. Um dos retratos que faz da irmã, batizado de "No Competition", é considerada uma obra prima. Um brilhante arquiteto de nome Shane decide comprar o retrato e se interessa pela pintora, mas Carrie resiste à idéia de que um homem, em especial um homem tão atraente (*e rico*) esteja apaixonado por ela. Depois de algumas confusões e muita paciência do rapaz, eles se acertam, mas eis que Camille atravessa o caminho dos dois e parece disposta a acabar com mais um romance da irmã.
Como disse, a história é levinha, tem final feliz, mas tratou muito bem o relacionamento entre as irmãs e como ambas resolvem suas diferenças. Se o mangá fosse mais longo a coisa seria mais bem trabalhada, no livro deve ter sido, eu suponho. Aliás, o número de páginas dos mangás Harlequin me parecem insuficientes para desenvolver certas questões. Mas a história é agradável e seria ainda mais se a artista fosse mais competente.
O que me pergunto é quando a Harlequin vai começar a lançar uma coleção com os tais Clássicos Históricos, pois até o momento só publicaram nos EUA os mangás com temática contemporânea. Seria muito bom se a saga dos De Burgh, que saiu no Japão, fosse publicada em inglês. Falando nisso, meus exemplares japoneses chegam no mês que vem. Não sei se No Competition saiu no Brasil, nem que nome teve por aqui, mas se alguém souber, agradeço a informação. Só para quem não sabe, no Japão os mangás Harlequin são considerados josei.

Feliz Dia das Professoras e Professores



Para todos os amigos e amigas, desejo um grande dia dos professores. Merecemos festa, merecemos reconhecimento, sei que raramente recebemos. O importante, então é continuar acreditando que fizemos a escolha certa e tendo orgulho da profissão que é necessária, importante, fundamental, pois ajudamos a construir um mundo melhor! Eu acredito nisso, então, dentre os muitos professores e professoras de anime e mangá, escolhi a Kumiko "Yankumi" Yamaguchi de Gokusen para ilustrar o post, porque ela, com certeza, acredita que nossa profissão pode fazer diferença... Ah, e o anime, o mangá e o live action merecem uma olhada. Corra atrás, professora/or ou não. :)

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Animes Favoritos dos Japoneses II


Ano passado o Anime News Network falou que era uma lista feita com base em pesquisas de opinião, com várias faixas etárias, agora, me dizem que essa lista foi feita por celebridades... mas não dizem quem. Tom e Jerry e Corrida Maluca estão na segunda lista, são as animações não-japonesas citadas. Lembrando que anime é animação, e no Japão independe da origem. De qualquer forma, a lista me pareceu mais justa. Até Super Aventuras aparece, fora o material Nippon e muitos shoujos de peso. Quem assistiu, sabe que merece. ^_^ Eis a lista:

1. Lupin III
2. Dragonball
3. Doraemon
4. Ashita no Joe
5. Mobile Suit Gundam
6. O Cão de Flanders
7. Sazae-san
8. Candy Candy
9. Attack No. 1
10. Urusei Yatsura
11. Chibi Maruko-chan
12. Kinnikuman
13. Captain
14. Heidi
15. Fist of the North Star
16. Captain Tsubasa
17. Touch
18. Manga Sekai Mukashi Banashi (Super Aventuras)
19. Sailor Moon
20. Haha wo Tazunete Sanzen Ri (Marco)
21. Space Battleship Yamato
22. Adventures of Ganba
23. Slam Dunk
24. Evangelion
25. Dr. Slump
26. Kyojin no Hoshi (A Estrela dos Giants)
27. Anne of Green Gables
28. Galaxy Express 999
29. Future Boy Conan
30. Dokaben
31. Creamy Mami
32. One Piece
33. Rascal the Raccoon
34. Naruto
35. Adventures of Tom Sawyer
36. Maison Ikkoku
37. Tensai Bakabon
38. Humanoid Monster Bem
39. Magical Witch Sally
40. Pokemon
41. Cyborg 009
42. Gegege no Kitaro
43. Detective Conan
44. Yatterman
45. A Rosa de Versalhes
46. Tiger Mask
47. A Little Princess Sara
48. Fullmetal Alchemist
49. Super Gal Asari
50. Hamtaro
51. Ikkyu-san
52. Black Jack
53. Tom and Jerry
54. Kimba the White Lion
55. City Hunter
56. Dokonjo Gaeru
57. Hakushon Daimaou
58. Cat's Eye
59. Pretty Cure Max Heart
60. Adventures of Hutch the Honeybee
61. Gatchaman
62. Astro Boy
63. Soreike! Anpanman
64. Swiss Family Robinson
65. Inakappe Taisho
66. Obocchama-kun
67. Himitsu no Akko-chan
68. Prince of Tennis
69. Cutie Honey
70. Major
71. Haikara-san ga Tooru
72. Honey & Clover
73. Ranma ½
74. Samurai Giants
75. NANA
76. Hana Yori Dango
77. Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro)
78. Majokko Megu-chan
79. Devilman
80. Ojarumaru
81. Jarinko Chie
82. Sgt. Frog
83. Saint Seiya
84. Hana no Ko Lunlun (Angel, a Menina das Flores)
85. Speed Racer
86. Crayon Shin-chan
87. Highschool! Kimengumi
88. Negima!
89. Hajime Ningen Gon
90. Fushigi na Merumo
91. Mazinger Z
92. Kiteretsu Daihyakka
93. Bleach
94. Magical DoReMi
95. ATASHIn'CHI
96. Umi no Triton
97. Maicching Machiko-sensei
98. Shonen Ashibe
99. Wacky Races (A Corrida Maluca)
100. Gu Gu Ganmo

Animes Favoritos dos Japoneses I


Todos os anos a TV Asahi faz uma eleição dos 100 animes mais amados pelos japoneses. Saem sempre duas listas e a lista deste post é fruto da votação pela internet. Destacam-se, portanto, os animes do momento, que, nem sempre são os melhores. Na rabeira da lista há uma série de empates. As ausências são muitas e colocar um Negima em 5º... Bem, mas para quem só conhece o novo novíssimo é "a lista", não há dúvida! ^_^

1. Fullmetal Alchemist (TV)
2. Neon Genesis Evangelion (TV)
3. Pani Poni Dash! (TV)
4. The Melancholy of Haruhi Suzumiya (TV)
5. Negima! (TV)
6. Gundam (TV)
7. Bleach (TV)
8. Prince of Tennis (TV)
9. Rozen Maiden (TV)
10. Strawberry Marshmallow (TV)
11. Shana (TV)
12. Dragonball (TV)
13. Magical Girl Lyrical Nanoha (TV)
14. Eureka 7 (TV)
15. Yu Yu Hakusho (TV)
16. Overman King Gainer (TV)
17. Naruto (TV)
18. Slam Dunk (TV)
19. Kyo Kara Maoh! (TV)
20. Inu Yasha (TV)
21. One Piece (TV)
22. Gintama (TV)
23. Detective Conan (TV)
24. Saiyuki (TV)
25. Saint Seiya (TV)
26. Rurouni Kenshin (TV)
27. The Law of Ueki (TV)
28. Hunter X Hunter (TV)
29. Fafner (TV)
30. Sailor Moon (TV)
31. Doraemon (TV)
32. Air (TV)
33. Sergeant Frog (TV)
34. Touch (TV)
35. City Hunter (TV)
36. Ranma 1/2 (TV)
37. Digimon (TV)
38. My-HiME (TV)
39. Lupin III (TV)
40. Cowboy Bebop (TV)
41. Blood+ (TV)
42. Mahoraba ~Heartful days~ (TV)
43. Pokemon (TV)
44. Cardcaptor Sakura (TV)
45. Ghost in the Shell: Stand Alone Complex (TV)
46. Major (TV)
47. Eyeshield 21 (TV)
48. Crayon Shin-chan (TV)
49. Galaxy Angel (TV)
50. Nintama Rantarou (TV)
51. s-CRY-ed (TV)
52. Tactics (TV)
53. Tsubasa Chronicle (TV)
54. Black Jack (TV)
55. The Twelve Kingdoms (TV)
56. Best Student Council (TV)
57. Honey and Clover (TV)
58. Zatch Bell (TV)
59. Sousei no Aquarion (TV)
60. Harukanaru Toki no Naka de ~Hachiyou Shou~ (TV)
61. Higurashi no Naku Koro ni (TV)
62. Bincho-tan (TV)
63. ARIA The ANIMATION (TV)
64. Ojamajo Doremi (TV)
65. Fushigiboshi no Futago Hime Gyu! (TV)
66. Futari wa Pretty Cure (TV)
67. Macross (TV)
68. Urusei Yatsura (TV)
69. GaoGaiGar: King of Braves (TV)
70. Fate/stay night (TV)
71. Ouran High School Host Club (TV)
72. Mushishi (TV)
73. Kamichu! (TV)
74. Heidi (TV)
75. Bobobo-bo Bo-bobo (TV)
76. Azumanga Daioh (TV)
77. Play Ball (TV)
78. Gakuen Alice (TV)
79. Jigoku Shoujo (TV)
80. Bokusatsu Tenshi Dokuro-chan (TV)
81. Hikaru no Go (TV)
82. D.C. ~Da Capo~ (TV)
83. Planetes (TV)
84. Full Metal Panic! (TV)
84. Candy Candy (TV)
86. Chibi Maruko-chan (TV)
86. Sakura Wars (TV)
88. Space Battleship Yamato (TV)
89. Fist of the North Star (TV)
89. Onegai my Melody (TV)
89. Martian Successor Nadesico (TV)
92. Peacemaker (TV)
93. Black Cat (TV)
93. Fruits Basket (TV)
95. Brave Saga (TV)
96. Yu-Gi-Oh! (TV)
97. Maison Ikkoku (TV)
97. Samurai 7 (TV)
97. School Rumble (TV)
97. Patlabor (TV)

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Ranking da Tohan



Este é o ranking da Tohan da semana, Nana continua firme e forte após várias semanas entre os dez primeiros. Vampire Knight, da autora de Merupuri, aparece em sexto, ouvi falar que vai ter anime pintando em breve. Destaque também para o seinen Hataraki Man que é de Moyoco Anno, uma das autoras mais badaladas do momento. Ela faz de tudo de shoujo, passando por seinen e josei. Hataraki Man tem anime para estrear e será o segundo com base em trabalhos da autora em pouco tempo, o primeiro foi Sugar Sugar Rune que é um mahou shoujo que revisita a tradição dos anos 60. Gostei muito dos seinen que li dela, mas quando ela faz josei desenha mal que é uma tristeza, fora que o primeiro volume de Happy Mania me deu nos nervos... A lista foi traduzida direto do japonês.

1. Bleach #24
2. EyeShield #21
3. Berserk #31
4. Katekyo Hitman Reborn! #12
5. Team Medical Dragon #12
6. Vampire Knight #4
7. NANA #16
8. Hataraki Man #3
9. Rurouni Kenshin Kanzenban 7 e 8
10. Dr. Kotoo Shinryoujo #20

Mais um Dorama...



De acordo com o pessoal do Rosetta Stone, Sunadokei terá dorama em 2007. Acho que só existe um capítulo traduzido em inglês pelos fãs, provavelmente porque esperam que seja licenciado logo. O mangá, que saia na Betsucomi, acabou de terminar no Japão, tem 10 volumes e já é publicado na Itália e na Espanha pela Panini. A história começa simpática, com uma jovem prestes a se casar sendo levada a recordar o passado, sua adolescência, ao encontrar uma ampulheta (sunadokei). Eu recomendo e queria ler mais. ^_^ A imagem veio de um site italiano cheio de wallpapers.

Nova Imagem do Elenco de Nodame



O Manga News errou a data de estréia do dorama (Ver: Café Nodame). Ele ainda não começou, o primeiro capítulo vai ao ar no dia 16 de outubro. Mas a imagem da página de abertura fica alternando. Eu salvei esta com a orquestra. Os personagens principais, Chiaki e Nodame, mais os importantes Mine (louro) e Masumi (blackpower) aparecem bem. Na página oficial ainda há Nodame em sua roupa de bichinho de pelúcia... Se for como no mangá, vai ficar hilário! Ainda mais se o Masumi estiver fazendo sua homenagem à Rosa de Versalhes... ^_^

Ranking da Taiyosha


Por algum motivo, sempre que eu acesso o ranking da Taiyosha aparece o da semana passada... Deve ser algum bug e eu estou me acostumando com os bugs estranhos do meu pc. Pois bem, o Mangazone publicou o top 10 da semana e se aparecer a página da Taiyosha eu vou atrás de algumas capas. O único shoujo a aparecer é Vampire Knight da autora de Merupuri, sem NANA que continua firme e forte no ranking da Tohan. No top 10 do shoujo, La Corda D'oro aparece muito bem, o anime estreou semana passada. Em josei, continua o fenômeno Nodame, por conta do dorama. Vou postar as listas geral, shoujo, josei, yaoi e o enigmático "outros".

Geral
01. Bleach #24 (Kubo Tite)
02. Eyeshield 21 #21 (Yusuke Murata e Riichirô Inagaki)
03. Katekyo Hitman Reborn! #12 (Akira Amano)
04. Berserk #31 (Kentaro Miura) [1]
05. Hataraki Man #3 (Moyoco Anno)
06. Shijou Saikyou no deshi Kenichi #22 (Jun Matsuena)
07. Rurouni Kenshin Kanzenban #7 (Nobuhiro Watsuki)
08. Rurouni Kenshin Kanzenban #8 (Nobuhiro Watsuki)
09. Dr. Kotoo Shinryoujo #20 (Takatoshi Yamada)
10. Vampire Knight #4 (Matsuri Hino)

Shojo
01. Vampire Knight #4 (Matsuri Hino)
02. Nana #16 (Ai Yazawa) [1]
03. La Corda d'Oro #7 (Yuki Kure)
04. Zero #11 (Takako Yamazaki)
05. Zero #10 (Takako Yamazaki)
06. Oni-chan to Isshou #6 (Hari Tokeino)
07. Kuro Tsubaki #7 (Masumi Kawasou)
08. Fruits Basket #21 (Natsuki Takaya) [5]
09. Honey x Honey Drops #8 (Minami Kanan) [4]
10. Love Chop! #1 (Masami Morio)

Josei
01. Honey & Clover #10 (Umino Chika) [1]
02. Nodame Cantabile #1 (Tomoko Ninomiya) [3]
03. Unmei no Rifurein (Chieko Hara)
04. Nodame Cantabile #3 (Tomoko Ninomiya) [5]
05. Nodame Cantabile #2 (Tomoko Ninomiya) [6]
06. Oku man chouja no puropoozu (Ibu Takigawa)
07. Shiawase he no Passport (Rin Ogata)
08. Nodame Cantabile #15 (Tomoko Ninomiya) [8]
09. Nodame Cantabile #4 (Tomoko Ninomiya) [7]
10. Nodame Cantabile #5 (Tomoko Ninomiya) [10]

Yaoi
01. Tenshi no jikan #2 (Mashiro Minamino) [2]
02. Kimi ga neiki o tateru made (Akemi Takaido) [8]
03. Sparkling Romeo (Riko Fukiyama)
04. Unpoko #7 (Anthology)
05. Go Houshi Itashi Masu (Aya Yoshiki) [3]
06. Renai teikou seiryoku (Kai Nanase) [7]
07. Rabuteku #6 (Anthology) [10]
08. Ten to Chi to Kaze to (Miya Ikushima)
09. 1999 nen nana no tsuki ~ shanhai ~ #1 (Setona Mizushiro)
10. 1999 nen nana no tsuki ~ shanhai ~ #2 (Setona Mizushiro)

Outros
01. Pumpkin Scissors #1 (Ryotaro Iwanaga)
02. Yume sui kiyoshirou jiken nooto #5 (Kei Enue)
03. Pumpkin Scissors #2 (Ryotaro Iwanaga)
04. Hana Yori Dango Kanzenban #20 (Yoko Kamio) [1]
05. Koi Bana Aka (Omunibasu) [4]
06. Derodero #8 (Rensuke Oshikiri)
07. Pumpkin Scissors #3 (Ryotaro Iwanaga)
08. Pumpkin Scissors #5 (Ryotaro Iwanaga)
09. Koi Bana Ao (Omunibasu) [5]
10. Pumpkin Scissors #4 (Ryotaro Iwanaga)

Naruto Ganha Prêmio Inédito



O site Anime News Network noticiou que o volume 7 de Naruto ganhou o Quill Award deste ano de melhor Graphic Novel. O Quill Award é uma iniciativa da NBC e do Reed Business Information e visa premiar trabalhos de reconhecida excelência na área de entretenimento, no quesito escrita e edição. É a primeira vez que um mangá é contemplado.

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Café Nodame


Depois do Jigoku Shoujo Café, Nodame Cantabile, o josei do momento no Japão já que Honey & Clover terminou, ganha seu Café Temático. Tudo por conta da estréia do dorama. O Cafá abriu em 16 de setembro quando o dorama estreou (*Já?! Dormi no ponto! Alguém já assistiu o primeiro capítulo?*) e fecha suas portas em 25 de dezembro quando o último episódio for ao ar. Toda segunda-feira um dos músicos da Orquestra Nodame se apresenta no Café e as comidas que aparecem no dorama serão vendidos no restaurante. Esses japoneses arranjam de tudo apra ganhar dinheiro em cima dos seus produtos! Ah! Em janeiro estréia o anime e o mangá caminha para o volume 16. A fonte da notícia é o Manga News e o site da notícia em japonês é esse aqui.

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Os Melhores Animes da TV Asahi - 2006


Todos os anos a TV Asahi faz uma pesquisa para saber quais os 100 animes mais amados pelos japoneses. Ao contrário de pesquisas que pegam um grupo restrito, eles slecionam várias faixas etárias de ambos os sexos. Daí o resultado representar muito mais os japoneses e japonesas em geral e não o que os mais jovens pensam ou os garotos estão assistindo. Claro que esse pessoal pode opinar na lista pela internet que termina sempre bem diferente. O link com a lista está no site Anime News Service e ninguém traduziu a lista completa ainda, mas logo, logo ela deve sair.
Os dez mais votados foram clássicos de grande apelo popular Lupin III, Dragonball, Doraemon, Ashita no Joe e Mobile Suit Gundam, Cão de Flandres, Sazae-san, Candy Candy, Attack Nº1 e Urusei Yatsura. Attack Nº1, o primeiro shoujo de esporte, deve ter sido empurrado para o top 10 por conta do revival com mangá spin-off e dorama. Já Candy Candy é uma das séires mais amadas entre os shoujo animes (*Sim, o anime é muito, muito, muito mais dramático que o masngá.*), mas se encontra enrolado e impedido de ser reeditado ou negociado por conta de uma disputa judicial entre a desenhista - que ficou com boa parte da fama e lucros - e a roteirista que acredita-se (*e eu concordo*) lesada. Já Sazae-san, não pode ser rotulado de shoujo, mas tem autoria feminina, foi pioneiro e saiu em jornais japoneses por décadas para depois ter anime, acompanhando a vida de Sazae da adolescência até sua vida adulta. Surpresa, mas nem tanto, é Cão de Flandres, um daqueles animes da Nippon. Quem assiste, não esquece. Aqui no Brasil da mesma produtora foram exibidos Marco, Heide e Bichos da Floresta Verde.
Falando em Candy Candy, achei essa página com uma menininha fofa fazendo cosplay da Candy criança. Lindinha, lindinha! E olha que eu já vi uns cosplays bizarros de Candy Candy, como, por exemplo, umas senhoras de idade avançada e bem acima do peso vestidas como a personagem.



Eu nem sabia que havia mangá, mas o fato é que a del Rey correu na frente e pegou, como no caso de Nodame Cantabile. De acordo com o site ICV, o mangá é de autoria de Tou Ubukata e Kuriko Yumeji e mantám o clima gótico do anime que estreou em agosto no Japão e ainda não foi concluído, tendo previsão de 24 episódios. O mangá, que sai na Monthly Magazine Z, é derivado do anime que Charles de Beaumont, diplomata, espião e crossdesser francês a serviço de Luís XV. Aqui vocês podem ver algumas imagens do mangá. Achei o traço meio carregado demais.
Voltando ao anime, o interessante é que a série não enfoca as atividades de espião travestido do Chevalier D'Eon, mas, sim, uma trama macabra que envolve assassinatos em série, uma seita secreta, conspiração para derrubar o governo e magia negra. Enfim, tem gente legendando o anime. Já o mangá sairá a partir de junho de 2007 pelo preço da Del Rey que é um pouco mais alto que o da VIZ e Tokyopop. Detalhe, D'Eon é a cara de Oscar da Rosa de Versalhes, claro que em uma versão com traço realista. O que me faz pensar em como vão deixar Oscar no movie que estréia ano que vem... Ai, ai!

Dorama de Ouran Host Club??



Boatos somente, mas do jeito que a coisa está hoje em dia com dorama até de Princess Princess, é muito possível que em breve possamos assistir uma série live japonesa, é o que diz o site Shojos de Deirdre. O sucesso da série de mangá no Japão é grande e o anime deve ter tido uma boa repercussão. Aliás, o último capítulo, apesar de inconclusivo (*óbvio, o mangá está rolando sem perspectiva de encerramento*) foi muito melhor do que eu esperaria. Enfim, eis o possível elenco do dorama:

Haruhi -
Horikita Maki
Kaoru e Hikaru - Yusuke e Hisato Izaki (FLAME)

sábado, 7 de outubro de 2006

Comic Sylph: Nova Revista Shoujo Japonesa



A editora japonesa Media Works que no Japão produz animes e publica mangás e revistas, vai lançar no dia 9 de dezembro uma nova antologia de shoujo mangá, diz o site Manga News. O nome da revista é Comic Sylph e tem como objetivo oferecer histórias com heroínas fortes, bonitas e que sejam legais. A revista vai trazer mangás derivados de light novels, isto é, romances com ilustrações de mangá-kas, e serializãções que estavam em outras antologias. Esse é o caso de Riria to Toreizu que saía na Dengeki Daioh. O site oficial da revista é este aqui. Vamos ver como essa revista shoujo se sai, já que muitos materiais da Media Works, como Azumanga Daioh, Comic Party e outros, têm apelo com o público masculino e feminino. Acredito que se der certo, vai fazer a linha Asuka.

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

A força do Shojo Mangá




Pessoal de São Paulo, aproveite. ^_^ A professora Masami Toku é uma das organizadoras da mostra Shojo Mangá! Girl Power! que depois de ser apresentada nos EUA, está no Canadá. Essa palestra é muito necessária e eu adoraria poder ir... Enfim, isso faz com que eu me pergunte se a mostra irá vir até São Paulo, também. Se vier, vou me obrigar a ir visitar. ^_^


Palestra “A força do Shojo Mangá”
Faça sua inscrição!
por Redação Henshin - 05.10.2006
Editora JBC em parceria com a Fundação Japão promovem palestra sobre os valores e contribuição do shojo mangá - quadrinhos para meninas – para a sociedade. A palestra terá a participação da professora associada em educação artística na California State University, Masami Toku.
“A força do Shojo Mangá”
Quando: 1 de novembro
Horário: 20 horas
Onde: Espaço Cultural Fundação Japão (Av. Paulista, 37, 1º andar – São Paulo)
Preço: grátis
Inscrições: fjsp@org.br

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Ranking da Tohan


Saiu o ranking da Tohan para a semana que terminou no dia 04/10 e ele foi publicado no site Manga News. Ao contrário do top 10 da Taiyosha no qual Berserk ocupava o topo, o da Tohan traz NANA em primeiro lugar e mostrando sua força, além de um outro shoujo em segundo e sete ao todo entre os dez. Fruits Basket #21 mantém boa colocação. É bom ressaltar isso, porque o ranking da Tohan é aquele que é medido a partir de pontosde vendas menos voltados para o público otaku. Eis a lista:

1. Nana #16 - Ai Yazawa - Shueisha
2. Kimi ni Todoke #2 - Karuho Shiina - Shueisha
3. Berserk #31 - Kentarou Miura - Hakusensha
4. Fruits Basket #21 - Natsuki Takaya - Hakusensha
5. Mitsu x Mitsu Drops #8 - Kanan Minami - Shougakukan
6. Hana Yori Dango
#20 (Kanzenban) - Youko Kamio - Shueisha
7. Rozen Maiden #7 - Peach-Pit - Gentousha
8. Moekare!! #7 - Dagou Ikeyama - Shogakukan
9. Zipang #25 - Kaiji Kawaguchi - Kodansha
10. Hatsukare #9 - Miyoshi Toumori - Kodansha

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Jigoku Shoujo Café



É um café temático feito em cima do anime, mangá da Nakayoshi e, agora dorama, Jigoku Shoujo, algo como garota do Inferno. Fetiche ao extremo e me pergunto se as garotas são maiores de idade. A notinha estava no site Anime News Service e tem um artigo em japonês com fotos.

Mais Rankings da Taiyosha


Esse é o resto do ranking da Taiyosha traduzido pelo Manga Zone. O ranking de shoujo e yaoi está com muita coisa nova. Já o de josei, foi inundado por Nodame Cantabile. Dessa vez estou postando o de "outros" também. Vejam que os kanzenban estão lá, mas coisas como XXXHolic e Gun Smith Cats, também. Alguém sabe quais os critérios de inclusão. Fiz uma coletânea de capas. Dessa vez apareceram muitas dos yaoi.

Shoujo
01. Nana #16 (Ai Yazawa) [2]
02. Kimi ni todoke #2 (Karuho Shiina)
03. Moe Kare!! #7 (Gou Ikeyamada)
04. Honey x Honey Drops #8 (Minami Kanan)
05. Fruits Basket #21 (Natsuki Takaya) [1]
06. HatsuKare #9 (Momomori Miyoshi)
07. Ai wo Utau yori Ore ni Oboreo! #2 (Mayu Shinjo)
08. Apples & Honey #18 (Masayo Miyagawa)
09. 7 Seeds #9 (Yumi Tamura)
10. Yokujo Climax #6 (Ukyo Ayane)

Josei
01. Honey & Clover #10 (Umino Chika) [1]
02. Tokyo Alice #1 (Toriko Chiya) [3]
03. Nodame Cantabile #1 (Tomoko Ninomiya) [6]
04. Honey and Clover #9 (Chika Umino) [4]
05. Nodame Cantabile #3 (Tomoko Ninomiya) [10]
06. Nodame Cantabile #2 (Tomoko Ninomiya) [8]
07. Nodame Cantabile #4 (Tomoko Ninomiya)
08. Nodame Cantabile #15 (Tomoko Ninomiya)
09. Nodame Cantabile #12 (Tomoko Ninomiya)
10. Nodame Cantabile #5 (Tomoko Ninomiya)

Yaoi
01. Fool Max!! (Dr. Ten)
02. Tenshi no jikan #2 (Mashiro Minamino)
03. Go Houshi Itashi Masu (Aya Yoshiki)
04. Love Recipe #2 (Kiriko Tousato) [3]
05. Yononaka ha bokura ni amai #5 (Satosumi Takaguchi)
06. Ai to seigi de yoru ga akeru (Kazuho Hirokawa)
07. Renai teikou seiryoku (Kai Nanase)
08. Kimi ga neiki o tateru made (Akemi Takaido)
09. Himitsu no tobira #7 (Anthology)
10. Rabuteku #6 (Anthology)

Outros
01. Hana Yori Dango Kanzenban #20 (Yoko Kamio)
02. Gunsmith Cats Burst #3 (Kenichi Sonoda) [2]
03. Vinland Saga #2 (Makoto Yukimura) [3]
04. Koi Bana Aka (Omunibasu) [4]
05. Koi Bana Ao (Omunibasu) [5]
06. Negipa! #2 (Ken Akamatsu) [1]
07. ToriPan #2 (Nanko Torino) [6]
08. Tetsujin 28 Gô Gensaku Kanzenban #12 (Mitsuteru Yokoyama)
09. xxxHolic #9 (Clamp) [9]
10. Vinland Saga #1 (Makoto Yukimura) [10]

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Ranking da Taiyosha




Muitos shoujos esta semana, dos 10 primeiros, temos o 3º,4º, 5º, 6º, 8º e 9º. Nana se mantém muito bem, Fruits Basket caiu bastante mas se mantém entre os dez, e o último kanzenban de Hanadan se faz presente. Esse Kimi Ni Todoke está me deixando curiosa. O ranking da Taiyosha foi feito com base nas vendas entre 25 de setembro e 01 de outubro. Assim que os outros rankings forem traduzidos, eu posto, mas já vi que Nodame Cantabile ocupa oito posições do ranking josei, mais do que Honey & clover, que continua em primeiro, conseguiu. Eis a lista, o top 10 foi traduzido direto do site japonês:

1. Berserk #31
2. Rozen Maiden #7
3. NANA #16
4. Kimi Ni Todoke #2
5. Moe Kare #7
6. HoneyXHoney Drops #8
7. Team Medical Dragon 12
8. Fruits Basket #21
9. Hana Yori Dango - Kanzenban #20 (último)
10. Sumomomomomo ~ Chijyo Saikyou no Yome #5

Tokyopop e Harlequin Vendem Manga E-Book nos EUA




A matéria está no Anime News Network, trata-se dos OEL (Original English Language) da Tokyopop e das versões em quadrinho de romances Harlequin. Para quem não sabe são aqueles livros para o público feminino vendidos em banca de jornal no Brasil, no Japão eles são transformados em mangá, como tudo mais e lançados pela editora Ohzora e, não raro estão entre os josei mais vendidos no ranking da Taiyosha, nos EUA estavam saindo pela Dark Horse, mas vão passar a ser publicados pela própria Harlequin que, se não me engano, é canadense. Não sei se você poderá somente ler on line ou baixar o material. Se puder fazer o download o preço dos mangás Harlequim está bem em conta, porque eles são tão caros quanto os mangás normais e têm meos páginas que a média, pelo menos aquele que eu comprei. Para quem quiser é só visitar o site de vendas.

domingo, 1 de outubro de 2006

Kin-iro no Corda ~primo passo~: Novo Anime Shoujo


AnimeMangá
Kin-iro no Corda ~primo passo~ é o novo anime shoujo que acabou de estreiar. O mangá sai nos EUA com o nome de La Corda D'Oro. A protagonista Kahoko Hino estuda em uma escola secundária na qual os alunos são divididos entre estudantes normais e de música. Ela é uma estudante normal até que encontra uma fadinha que lhe dá um violino mágico. A partir daí ela entra meio que obrigada no mundo da música. Parece uma história tipo harém com um monte de rapazes lindos e a protagonista no centro deles. O primeiro episódio saiu raw e tem no Tokyotosho. Gostei da muito da abertura. O mangá sai na revista LaLa, a mesma revista de Karekano e Ouran Host Club. Há dois sites oficiais do anime, 1 e 2. E não me perguntem porque são dois...

Mangá na Universidade



O site Precocious Curmudgeon publicou trechos de uma matéria feita para comemorar os seis anos da primeira faculdade de mangá no Japão, a Kyoto Seika University. Para se ter uma idéia, a grande mangá-ka Takemiya Keiko dá aula lá, além do antropólogo norte-americano especializado em shoujo mangá, Matt Thorn.

Os trechos são bem interessantes e mostram bem o quanto um diploma universitário na área não garante que alguém será mangá-ka, mas não deixa as pessoas sem emprego. Mostram também o quanto o sexo dos alunos é influenciado pelos professores presentes. Fora isso, a página da Kyoto Seika tem versão em inglês e é bem informativa. Eis os trechos:

Cerca de 10% deles agora trabalha como artistas de mangá profissionais, enquanto os outros têm empregos em campos relacionados, tais como ilustração ou propaganda. [A Manga-ka e professora da KSU] Takemiya Keiko diz que o fato de alguns formandos conseguirem se empregar imediatamente é um bom presságio em um campo que paga baixos salários e ainda confia pesadamente em talentos comprovados e diplomados das escolas técnicas.”

“Aproximadamente 80 por cento dos estudantes no programa da Universidade Seika, por exemplo, são mulheres, para quem o trabalho de Takemiya Keiko tem mais apelo. A maioria de estudantes da Takarazuka [Universidade de Arte e Design] é masculina,atraídos pelos personagens viris de Leiji Matsumoto [de trabalhos como Galaxy Express 999]."

“Aproximadamente 10 por cento dos estudantes na escola de mangá de Seika são estrangeiros, principalmente de Sul Coréia e da China. Não há nenhum norte-americano no programa, mas Manabu Kitawaki, diretor do escritório internacional, diz que recebe várias perguntas e pedidos de informação dos Estados Unidos todas as semanas."

Prequel de Kobato



A Revista Newtype especial com a CLAMP foi colocada a venda no dia 25 de setembro, de acordo com o site Manga News. Dentro há capítulos de X que saíram na Asuka mas não foram publicados em tankoubon, ou seja, para quem é fã de X e tem acompanhado, não deve haver nada de novo. A revista pode ser comprada no site da Amazon Japão e encomendada em livrarias como a Fonomag de São Paulo.

A outra notícia saiu no
CLAMP Net e diz que capítulos de Kobato irão ser publicados na Monthly New Type a partir da edição de novembro (*disponível nas bancas em 10 de outubro*). Acredita-se que seja um prequel do mangá de mesmo nome que é publicado na revista Monthly Sunday GX.

Projeto Anatolia: Esclarecimentos


Recebi um comentário no post anterior, o que contém os links para download das scanlations de Anatolia Story, perguntando o seguinte:

Disponibilizar isto é legal, juridicamente falando? Ou estamos usufruindo de um produto sem pagar por ele?
Não sei se a pergunta é séria ou trata-se de provocação ou é uma dúvida legítima, mas vamos lá. Juridicamente fazer scanlations é ilegal, todos os fãs de mangá estão carecas de saber disso. No entanto, o mangá não foi licenciado no Brasil, logo, não estou lesando ninguém. Os scans em coreano estavam disponíveis na internet. Quanto ao mangá, eu compro, com meu dinheiro, cerca de R$33,00 a edição norte-americana. Encomendo direto nos EUA ou via Livraria Cultura, o que poupa o correio. Logo, estou pagando à editora VIZ pelos volumes que tenho em casa.

Não ganho nada fazendo scanlations, nenhum tostão; esse site não tem programa de doações ou algo do gênero. Fora isso, ainda perco meu tempo editando imagens e traduzindo. Acredito, portanto, que somente quem esteja fazendo o download está ganhando alguma coisa sem pagar por ela, isto é, a possibilidade de ler um mangá legal em sua própria língua. Claro, somente se eu desconsiderar o prazer de ver uma das minhas séries favoritas sendo lidas por um número maior de pessoas. Por isso sempre peço que as pessoas escrevam para as editoras e me preocupo em escrever colunas para o site Anime-pró e matérias para a revista Neo Tokyo fazendo propaganda de séries que eu gostaria de ver no Brasil.

E quem está preocupado, talvez de estar ganhando às custas do meu trabalho de traduzir e organizar, embora eu duvide, não se preocupe, eu não me importo. Se a questão ética for muito pesada, não baixe. Se está realmente incomodado com as perdas da editora japonesa, denuncie. É direito seu. Sei que a editora de GlassMask pressionou para que parassem as scanlations do mangá, mesmo sendo uma série que dificilmente será licenciada em inglês. Tente a sorte, se eu receber um e-mail japonês, devidamente identificado e real, eu interrompo as scanlations.

Agora, no mundo inteiro, scanlations têm sido usados para divulgar mangás, ajudando as editoras a saber aquilo que as pessoas querem ler. Se alguma editora licenciar, eu interrompo feliz. Poupa meu trabalho, meu tempo e eventualmente algum desaforo. Desculpe se a dúvida é legítima, mas já estou tão escaldada que fiz esse desabafo. Sarcasmo aqui na minha página, era só o que me faltava!