Hoje, saíram os vencedores da 78ª edição do Festival de Cannes, que ocorreu de 13 a 24 de maio. O representante brasileiro na disputa principal era o filme O Agente Secreto dirigido por Kleber Mendonça e estrelado por Wagner Moura. O filme foi muito bem recebido e antes mesmo da premiação conseguiu a Neon, responsável pela distribuição de Anora, Parasita, Anatomia de uma Queda e outros filmes muito bem sucedidos nos festivais, como distribuidora nos Estados Unidos e a Mubi como distribuidora na América Latina (*menos o Brasil*), Reino Unido e Índia.
Hoje, saíram os prêmios em Cannes e Wagner Moura foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio de Melhor Ator. Até este ano, nosso país tinha recebido os prêmios de Melhor Atriz, com Fernanda Torres por Eu Sei Que Vou Te Amar (1986) e Sandra Corveloni por Linha de Passe (2008), e de Revelação Masculina com Rodrigo Santoro por Carandiru: O Filme (2003) e Ricardo Teodoro por Baby (2024). Moura não estava na cerimônia de encerramento e quem subiu ao palco para receber por ele foi o diretor, Kleber Mendonça Filho que acabou fazendo isso duas vezes, porque levou o troféu de Melhor Diretor. O filme também recebeu o prêmio da crítica, já a Palma de Ouro ficou com o filme iraniano It Was Just an Accident (Jafar Panahi). Começou com o pé direito O Agente Secreto.
A sinopse do filme, e peguei da matéria da BBC, é o seguinte: "Ambientado em Recife em 1977, durante a ditadura militar brasileira, O Agente Secreto acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz. Mas ele descobre que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.". E deixo o link para o vídeo crítica do Dalenogare, ele estava cobrindo o Festival de Cannes. Acho que ainda não temos trailer, só o teaser mesmo. E, sim, trata-se de mais um filme que se passa na Ditadura Civil-Militar (1964-1985). E relembre comigo que, somando com melhor ator e diretor em Cannes, mais o prêmio da crítica, já são SEIS prêmios importantes para o cinema brasileiro este ano. Incrível!
Vou deixar o link de todas as resenhas de filmes do Kleber Mendonça Filho e do Wagner Moura no blog. Kelber Mendonça Filho: Bacurau, Aquarius, O Som ao Redor e Recife Frio. Wagner Moura: Guerra Civil, Marighella, Abril Despedaçado, Elysium, O Homem do Futuro, VIPs e Tropa de Elite 2.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário