quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Lady Oscar em Vandread


Alguém assiste Vandread? Perceberam que no quarto de uma das garotas tem um monte de pôsteres no quarto? Ela faz cosplays e um dos pôsteres é Ultraman, outro é Lady Oscar com seu uniforme azul e uma rosa vermelha. A quantidade de referências à série em outros animes e mangás (Ranma 1/2, Slayers, Hamtaro, etc, etc) é enorme para dizer o mínimo. O que mostra a importância da série de Riyoko Ikeda no Japão e sua influência sobre outros autores e autoras. Os pôsteres aparecem no episódio #11.

terça-feira, 29 de novembro de 2005

Toki Wo Kakeru Shoujo Anime


Foi revelado que o romance juvenil de ficção científica de Yasutaka Tsutsui chamado Toki Wo Kakeru Shoujo (A menina que conquistou o tempo), publicado em 1972, vai virar anime. De acordo com o Anime News Service, pouco se sabe sobre o projeto ainda. O livro, de muito sucesso no Japão, foi adaptado para live action pela primeira vez em 1983, mas essa será a primeira versão animada. O livro entretanto já serviu de base para a primeira série live action shounen da NHK em 1972, teve versão mangá da Kadokawa Shoten ilustrada por Tsuga Nogaku em 2004, e sua última adaptação com atores de verdade foi em 1994. De acordo com o Anime News Service, a história é shoujo e o anime deve seguir a mesma linha.

Saiunkoku Monogatari Anime


O romance/mangá de Yukino Sai e Yura Kairi Saiunkoku Monogatari publicado pela Kadokawa Shoten / Beans Bunko vai virar anime em 2006. Um Drama CD da série foi lançado no início de 2005 e trazia no elenco vozes de dubladores muito conhecidas pelos fãs como Houko Kuwashima, Hikaru Midorikawa, Nobuyuki Hiyama, Tomoyuki Morikawa, Shuichi Ikeda. É possíve, de acordo com o Anime News Service, que muitos deles migrem para a série de TV. A história se passa na Antiga China, como tantas outras que fazem sucesso no Japão e no mundo, como Fushigi Yuugi. Acredito que o mangá (*a notícia fala em mangá*) seja shoujo, mas não consegui maiores informações a respeito.

Top 10 da Taiyosha


A coleta de dados foi feita entre os dias 16 e 22 de novembro pela Taiyosha. Houve poucas mudanças em relação ao próprio ranking da empresa na semana passada. V.B. Rose continua sendo o único e valoroso shoujo da lista. ^_^ A fonte como sempre é o Manga News:

1.REAL vol.5
2.Tenjo Tenge vol.14
3.Hayate the Combat Butler vol.4
4.Fullmetal Alchemist vol.12 Special Edition
5.Konjiki no Gash!! (Zatch Bell) vol.23
6.Fullmetal Alchemist vol.12
7.Suzuka vol.9
8.Gantz vol.18
9.D-LIVE vol.12
10.V.B. Rose vol.5

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Moto Hagio na Itália


Eu sempre digo que tenho muita inveja dos italianos quando o assunto é shoujo mangá: eles viram todos os animes clássicos, eles lançam por lá praticamente todos os mangás clássicos e os novos hits também. Uma lacuna, talvez uma das poucas eram não terem nada de Hagio Moto. Pois é, mas eles acabaram de fechar, pois será lançado nas livrarias Juuichinin Iru! (Eles eram 11! ou Siamo in Undici! em italiano), clássico da ficção científica em forma de mangá, ou melhor, de shoujo mangá. A nota do Shoujo Manga Outline diz que este pequeno thriller de ficção científica é tão considerado que aparece até nas provas de literatura de admissão nas universidades do Japão. E eu acredito.

A história do mangá é a seguinte: em um futuro distante, várias raças confederadas estão representadas em um exame para a Academia Espacial. Aqueles que foram aprovados nos exames preliminares vão apra a prova final de sobrevivência em uma nave. Só que os grupos deveriam ser de dez... mas existe um décimo primeiro candidato. Quem é o invasor? Quem não deveria estar lá?

Juuichinin Iru! tem duas persoangens principais: Tada (Tadatos Lane), um órfão que tem poderes telepáticos, e Froll (Frolbericheri Frol), um andrógino de beleza estonteante. Ambos são as principais vítimas da suspeita dos demais. Os poderes de Tada (**que não é o único capaz de fazer coisas incomuns**) fazem com que todos desconfiem dele. Já Froll por causa de seu comportamento e aparência (**à princípio os outros o tomam por uma mulher**) acaba atraindo atenção "negativa" por assim dizer.

Há uma edição antiga da VIZ de Juuichinin Iru! traduzida pelo Matt Thorn e é esta que eu tenho em casa. Para um resumo da história, sugiro que visitem minha página sobre o mangá. Agora é esperar para ver quanto tempos os italianos demoram para lançar O Coração de Thomas.

A Rosa de Versalhes em versão integral na Itália


De acordo com o Shoujo Manga Outline, a De Agostini vai lançar pela primeira vez na Itália a versão original da série de tv da Rosa de Versalhes. Mas o que seria isso? Versão sem cortes, algo comum lá na Itália por muito tempo, e com a opção do áudio original com legendas. Houve outra edição recente em DVD por lá - aliás, eles lançam de tudo - mas deveriua ter somente a versão dublada e as aberturas musicais feitas no país (*os italianos adora reinventar as músicas de abertura*). Além de ser sem cortes e opções de áudio, os DVDs, com dois episódios cada, terão muitos extras, como na edição anterior.
Infelizes somos nós que nunca assistimos ao anime sequer nas nossas tvs. É velho, diriam muitos. É, sim, mas isso não impede que seja apreciado no Japão, na América Latina e na Europa. Em Portugal, a série foi exibida na tv pela primeira vez agora no segundo semestre de 2005.

Veto por causa da Camisinha


Não sei quem está acompanhando, mas Daniela Mercury, que representaria o Brasil em um show no Vaticano, foi vetada por seu apoio às campanhas da OMS e do Ministério da Saúde ao uso da camisinha. Não sou fã da cantora e sua música, mas os esforços pela prevenção da AIDS são mais do que necessários, são obrigatórios.
A política da Igreja Católica é criminosa, para dizer o mínimo. Defender a abstinência como uma opção religiosa ou moral é uma coisa, atacar as campanhas de prevenção à AIDS é outra. Gostem ou não, camisinha ajuda na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Mas sempre é interessante ver que a instituição só recorre à ciência (*ou parte dela*) quando convém aos seus interesses. Chega de obscurantismo religioso (*católico, protestante, evengélico, islâmico, judaico, ou qualquer outro*)! É por isso que coloco a mensagem que segue aqui no site onde está a carta de desagravo. Pena que nosso governo não tenha coragem de fazer algo oficial, pois efetivamente uma das poucas coisas que funcionam mais ou menos neste país são as políticas anti-AIDS. Eis o texto convite:
"Amigos,

Criei um site para que os fãs e admiradores de Daniela assinem uma CARTA DE DESAGRAVO quanto ao fato lamentável da cantora ter sido proibida de se apresentar no show de abertura do Ano Xaveriano.

Peço a colaboração de todos para assinarem a carta.

Para isso basta acessar o endereço:

http://www.danielamercury.1br.net

ou ainda o endereço

http://danielamercury.freelinuxhost.com/

Lá vocês encontrarão a carta e também uma pequena foto de Daniela com a frase REPUDIAMOS O VETO, para que possam incluí-la em seu Orkut em sinal de protesto.

A carta com as assinaturas virtuais será remetida ao Vaticano no dia 02 de Dezembro, um dia antes do Show.

Por favor, repassem essa informação aos seus amigos, outras comunidades de Daniela Mercury, Fás clubes, Rádios, produções de programas de tv, enfim até onde nossa voz e indignação puder alcançar.

Abraços de um indignado,
~Claudiney Prietto"

Tamara


Fuyumi Souryou é uma das autoras de mangá da atualidade que eu considero mais competentes. Mars é sua obra mais conhecida, e foi a que me introduziu ao trabalho da autora. Foi o primeiro mangá que colecionei completo trazendo dos EUA, na época, três anos atrás, eu comparei o volume #1 de Peach Girl com o de Mars e não tive dúvidas de qual me agradava mais. Pois é, agora disponibilizaram uma outra obra da autora para download, trata-se de Tamara.
Tamara é uma história de detetives, com mistério e violência, no mundo da moda. O traço de Souryou-sensei está melhor do que nunca. Pena, somente que Tamara seja tão curta. As persoangens são boas e poderiam ser aproveitadas em uma série regular, mas a autora mostrou com esse mangá curto que sabe resolver os problemas em poucas páginas. Tamara é uma figura... quando acusada de ter assassinado uma modelo em fim de carreira ela dsipara algo como: "Matar fulana? Pra quê? Ainda se fosse uma mais jovem que eu...". Enfim, coloquei as duas partes (1 - 2) da história no meu site.. Aproveitem, pois só fica lá uma semana somente.

domingo, 27 de novembro de 2005

PROMOÇÃO: Você na revista!


Parece que uma nova revista sobre animes e mangás está em gestação. Pelo menos é o que está na página do Anime-Pró. Eles estão pedindo participação através do site:
"A seção de cartas, desenhos e fanzines desta nova revista será inaugurada com material enviado por vocês, visitantes do AP! (...) O bacana é que todo material enviado (desde que esteja correto) será usado na revista, mas, diferente da primeira edição, que usará apenas material vindo do site, nas próximas edições haverá conteúdo que chegue diretamente para a revista."
Apesar de fazer colunas para o site, eu realmente não sei mais do que está no release. Mas parece que a proposta pode ser interessante. Façam uma visita e dêem uma olhada.

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

'Harry Potter e o Cálice de Fogo': Comentando o filme


Acabei de assistir e preciso comentar. Fui sozinha, meu marido desistiu na boca do balcão de venda... Havia uma molecada insuportável, leia-se: mal educada, falando alto, rindo às gargalhadas desde os trailers. Um saco... Mas se acalmaram... Aí na cena do labirinto, o filme parou... ficamos 10 minutos no escuro até que voltasse. Resultado? Mais algazarra! Mas quem é professora não morre por causa dessas coisas. ^_^ Pior é aturar legendas com nomes traduzidos

Foi um filme engraçado, o humor que faltou aos outros filmes tinha de sobra neste. E tudo com bom gosto, diga-se de passagem. O elenco jovem, ou seja, o trio principal, estava muito articulado. Tivemos mais do Neville, que é uma das minhas personagens favoritas, e da Ginny.

Efeitos especiais nota 10. Não achei grandes coisas a cena dos dragões, mas a do fundo do mar ficou muito, muito bem feita. Única falha? Cho Chang era visivelmente um manequim debaixo d'água. Mas acho que das partes de ação ela superou inclusive o confronto no cemitério. Que, diga-se de passagem, foi muito bem feito. Ótimos atores intereagindo com um elenco jovem que amadurece. Só por isso já vale.

As crises de ciúme do Ron ficaram 10. E olha que o moleque me parecia o mais fraco do elenco jovem. Ah, antes que eu me esqueça: os gêmeos. O que seria do filme sem eles? Participações mais que inspiradas. ^_^ Por que não deram mais espaço para eles antes? Moody também estava ótimo, e os atores veteranos todos deram um show. Madame Maxime foi bem escolhida também.

A choradeira depois da morte do Diggory ficou excelente. O pai do rapaz agiu como alguém que realmente estivesse perdendo um filho. O prnato dos demais também esteve muito bom.

Pontos que merecem ser criticados:

Desde o início a idéia de transformar Beaux Batons em escola feminina e Drumstag em masculina me desagradou. O resultado no filme não foi bom, as meninas de Beaux Batons ficaram parecendo idiotas patricinhas. A entrada acrobática das duas escolas foi ridícula. E de novo os alunos usaram pouco os uniformes e quando estavam com eles foi difícil identificar as cores, salvo de Griffindor.

Falas cortadas. Deveria ter sido dito que Cedric era importante porque Hufflepuff quase nunca tinha honras. Péssimo não terem usado o Malfoy. Logo ele... Neste filme, ele ficou, junto com o Snape, como figurante de luxo. Cortaram a Narcisa, cortaram a fala do Malfoy dizendo que o pai o queria em Drumstag porque lá se ensinava magia negra de verdade, cortaram o assombro dele diante de Hermione no baile. Imperdoável! Quem se importa com a cena da doninha? Para mim essas outras coisas eram mais importantes.

E os irmãos mais velhos do Ron?

E o Sirius Black?

E Rita Skeeter? Só aquilo?

O torneio de quadribol, por mais que eu ache uma bobagem longa e chata no livro, precisava de mais espaço. Aquele inicio de filme ficou prejudicado. Os elfos poderiam ter ido embora (*Eles são chatoooos!*), mas a cena da erva que faz crescer guelras ficou ruim. Gostei do Neville ser o responsável por ajudar o Harry, mas faltou o roubo do negócio. Isso nos privou da hilária cena do Moody colocando o Snape para dormir e, claro, tirou todo o sentido daquele papo de roubo depois.

Quem eram as Veelas? Precisavam explicar... ou não deveriam citar...

Mas o filme foi muito legal, mais do que eu esperava. É o meu segundo livro favorito e sei que era preciso enxugar, verdade, mas as coisas foram mal cortadas. Mike Newel, entretanto dirigiu muito bem as cenas de interação entre as persoangens, de romance e amizade e isso valeu.

Nana vai virar anime


Uma amiga acabou de dar a notícia e quem quiser checar é só ir na página da revista Cookie, que publica o mangá. Enfim, depois do sucesso do filme, da continuação garantida, ainda teremos uma série animada em 2006. Espero que seja legal.

Ouran Koukou Host Club Anime II


Como já havia comentado, o mangá Ouran Koukou Host Club Anime, que sai pela Viz nos EUA e que é sucesso no Japão dentro da revista LaLa (*a mesma que publicava Karekano*). Agora, graças ao Anime News Service, tenho mais dados sobre a produção.

Este será o primeiro shoujo anime feito pelo estúdio Bones. O diretor será Takuya Igarashi de Ojamajo Doremi e Ashita no Nadja. O character design ficará a cargo de Kumiko Takahashi que cuidou do movie de Card Captor Sakura e da série de Witch Hunter Robin. Os roteiros e cenários ficam sob a responsabilidade de Yoji Enokido que fez FLCL.

Lançamentos da VIZ


A VIZ anunciou os seus próximos lançamentos, e geralmente isso gera tristeza aos fãs brasileiros que sabem que alguns mangás nunca irão aparecer por aqui. Skip Beat, por exemplo, é um shoujo muito comentado. Mas, de acordo com o Manga News, é tudo para o segundo semestre de 2006, ou seja, muito scanlation ainda vai circular até lá. Eis a lista:

Zombie Powder (Listado como "Zombie Power") - Setembro 2006
The Drifting Classroom - Augusto 2006
The Law of Ueki - Augusto 2006
Beauty Pop - Setembro 2006
Buso Renkin - Augusto 2006
Skip Beat - Julho 2006
yakitate japan - Setembro 2006

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Futuro do Mangá de Peach Girl Ainda Incerto


Pois é, eu queria acreditar que estava tudo certo. Afinal, foi isso que eu entendi dos comentários da net e pela última edição de Peach Girl, a #24. Mas eu estava errada e quem deu a posição atual do "negócio" foi a própria Elza Keiko na lista Peach Girl Club do Yahoo. Segue o e-mail que foi em resposta a uma mensagem minha:

"Oi, pessoal!

Então, Seria bom se a coisa já estivesse resolvida como a Utena disse, mas ainda não está não... A coisa ainda tá no chove e não molha, pra dizer a verdade.

Meus chefes juram de pé junto que tão pressionando pela renovação de contrato não só de Peach como de Eden (que também tá parado faz teeeempo) mas a situação ainda é de espera.

Acredito que com a aproximação do fim do ano, então, vai ser difícil ter alguma boa notícia ainda para este ano...

Fica difícil trabalhar assim... u.u´ Por mim a gente já estaria produzindo as edições há meses!!!! X-/

Seja como for, a promessa continua a mesma: vai continuar até o fim... não não sei quando!!! X-/

Abração pra todos!

Elza Keiko, louca da vida com a situação!!!"

É ou não é para morrer de raiva? E eu ainda perco meu tempo elogiando a Panini. Se os "chefes" não tem compromisso com os mangás, a equipe da edição fica com as mãos e os pés atados.


Top 10 da Tohan


Coleta de dados feita na semana que terminou no dia 24/11. Dois shoujos (pelo que eu saiba) na lista, V.B.Rose, que apareceu no ranking da Taiyosha, e Yamato Nadeshiko que é publicado nos EUA. A fonte é o Manga News, como de costume:

1. REAL vol.5
2. Tenjo Tenge vol.14
3. Konjiki no Gash!! (Zatch Bell) vol.23
4. One Piece vol.39
5. The Wallflower (Yamato Nadeshiko Shichi Henge) vol.14
6. Hayate the Combat Butler vol.4
7. V.B. Rose vol.5
8. Suzuka vol.9
9. Naruto vol.30
10. Gantz vol.18

Anatolia Story On Line II


Volumes do 1 ao 7 (*recém incluído*) estão disponíveis on line aqui. É a edição da americana da VIZ. Divirtam-se. O volume #7 é um dos melhores até agora, com muita alegria e tragédias para todos os gostos. ^_^ Eu não chequei a qualidade dos scans, pois tenho meus volumes aqui em casa, pois decidi colecionar a série. No momento, estou aguardando o volume #9.

Otaku Elite


Revista informativa para os otakus adultos, traz entrevistas, matérias sobre negócios ligados ao ramo dos animes, mangás e games e muitas outras coisas, de acordo com o Anime News Service. O primeiro número ainda fala da mudança que o termo "otaku" vem sofrendo, em especial fora do Japão, deixando de ser termo pejorativo (*no Ocidente nunca foi, acredito*) para se aplicar somente ao fã de quadrinhos, animação e games japoneses. A página da Otaku Elite está on line e pode ser visitada. Ah, a revista está sendo produzida por um grupo chamado Otaken, e que era famoso no Japão por oferecer o "Zenkoku Touitsu Otaku Kenteishiken" ("Certificado Nacional do Exame da União Otaku")... Enfim, apesar da matéria sobre a revista ser séria, não tenho certeza se o material deve ser levado à sério. ^_^

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Ouran Koukou Host Club Anime


Ouran Koukou Host Club, que sai pela Viz nos EUA e que faz sucesso no Japão, vai virar anime e o anuncio foi feito na revista LaLa. Será uma co-produção entre os estúdios da Nippon TV e Bones. Maiores detalhes sobre dubladores e datas de estréia, serão dadas nas próximas edições. A notícia foi divulgada na lista Rosetta Stone Café.

Mangá de Maria-sama na Alemanha


Vai ser um dos primeiros títulos lançados pela Tokyopop na Alemanha. Engraçado é que o mangá não sai nos EUA ainda, é o que diz o Anime News Network. De acordo com o anúncio da editora, será dada particular atenção para os shoujos, pois é através deles que muitas meninas estão descobrindo os quadrinhos e, claro, garantindo os lucros das editoras. Os outros lançamentos serão Bleach, Ichigo 100%, Death Note, Prince of Tennis, e Crazy for You.

terça-feira, 22 de novembro de 2005

Top 10 da Taiyosha


Coleta feita pela Taiyosha entre 14 e 20 de novembro. O único shoujo da lista é V.B.Rose. A fonte, como de costume, é o Manga News:

1.REAL vol.5
2.Tenjo Tenge vol.14
3.Hayate the Combat Butler
4.Konjiki no Gash!! (Zatch Bell) vol.23
5.Suzuka vol.9
6.D-LIVE vol.12
7.Gantz vol.18
8.V.B. Rose vol.5
9.History's Strongest Disciple Kenichi voo.18
10.One Piece vol.39

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Futebol Americano em alta no Japão


Tudo graças ao mangá Eyeshield 21, é o que diz o Anime Newsservice com base em matéria japonesa do jornal Asahi. Eu sempre vejo nas listas dos mais vendidos, mas não tinha idéia do que se tratava até agora. Enfim, o mangá de Riichirou Inagaki e Yuusuke Murata e sua série animada, geraram um boom no interesse dos jovens japoneses pelo futebol americano. A série alcançou 16 volumes e mais de 10 milhões de cópias vendidas. O aumento da adesão dos estudantes secundaristas ao esporte cresceu 15% somente em 2004 e entre os universitários o crescimento foi de 10% comparado a 2001.
Bem, mangá serve para isso, também, e Maekawa, secretário-geral da Kanto student American Football League cita que o mesmo fenômeno já foi registrado por causa de outros mangás como Slam Dunk (Basquetebol), Captain Tsubasa (futebol), Prince Of Tennis and School Wars (rugby). No caso das meninas, é preciso citar Ace Wo Nerae (tênis), Attack Nº 1 (*o primeiro, com vôlei*), Hikari no Densetsu (*ginástica rítmica*), entre outros.

Fico pensando se um mangá de esportes bem trabalhado não poderia ajudar por aqui. Se tivessem se cruzado ao mesmo tempo no país, o auge do Guga, Prince of Tennis na TV aberta, por exemplo, ou mesmo, enfim, Slam Dunk passando nas tvs e o mangá nas bancas com o auge da geração de Oscar, Hortênsia e Paula... Ou Yawara... Sonhos... Queria muito que nosso país não fosse somente do futebol...

Action Figures de Fruits Basket - Mais Informações


Para quem ficou curioso em saber mais sobre as action figures de Fruits Basket, como eu, o Anime News Network veio para tirar algumas dúvidas. Bem, a tal Southern Island, além de experiente no ramo de toys (*brinquedos, mas fãs adultos às vezes torcem o nariz para a palavra em português*), não estará se resumindo a lançar os boneços de Fruits Basket. A empresa licenciou vários produtos da Funimation e em 2006 inundará o mercado americano também com bonecos de Detetive Cona (*Case Closed por lá*), Full Metal Alchemist e Blue Gender. Os brinquedos serão distribuídos pelas mesmas empresas que distribuem os mangás da Tokyopop nos EUA.

Yaoi Romance


Editora canadense de romances eróticos vai passar a publicar material com conteúdo yaoi, a idéia é fisgar as fãs de quadrinhos japoneses, e o link da matéria no Manga News dizia muito mais ainda. Quem acompanha o mercado americano sabe o quanto os quadrinhos yaoi/shounen-ai/BL estão ganhando espaço. Quem segue a internet vê o quanto de fanfics eróticas com personagens homens de anime e mangá você pode encontrar...

Enfim, agora chegamos ao ponto em que mais gente quer participar deste mercado. E é o que o Editor-Chefe da eXtasy Books deixa claro: "Com o oportuno lançamento do conto yaoi do popular autor (*ou autora*) Morgan Hawke, uma nova porta se abriu e um novo mercado foi descoberto. (...) A popularidade da arte estilo-mangá nos leva a concluir que romances que tenham o mesmo viés serão bem recebidos, e as vendas iniciais estão comprovando a teoria."

Morgan Hawke deve ser american@ ou canadense? Alguém ouviu falar? Pensei no início que poderiam ser romances originais, mas, ao que parece, tratam-se de produtos que se parecem com os japoneses. Será que são os frutos da internet? De qualquer forma, são mais oportunidade abertas em virtude do sucesso dos mangás.

domingo, 20 de novembro de 2005

Hana Yori Dango Live #5


Acabei de assistir raw e realmente acho que foi o melhor episódio até agora. Um amigo - que não leu o mangá - reclamou do Soujiro e do Akira aparecerem pouco, pois bem, hoje eles atuaram bastante. O capítulo juntou várias partes do mangá modificando-as um pouco ou um muito, mas sempre com ótimos resultados.

Por exemplo, pegaram a parte do mangá quando Akira e Soujiro (*isso não tem no anime*) ajudam Tsukushi e Yuuki a venderem na lojinha para poderem ter dinheiro para viajar com eles, já que as garotas não aceitariam "esmolas". Pois, bem, a coisa aparece neste episódio mas não ligada a uma viagem, simpesmente, para que as meninas possam ser liberadas so trabalho para investigarem o caso das fotos, alguém precisa ficar no seu lugar e, aí, Akira vai para o "sacrifício" e a loja se enche de mulheres de todas as idades. Falando nisso, a patroa de Tsukushi realmente é um achado, ela foi amelhor invenção da série. Akira sofre horrores. ^_^

Também, juntaram o caso da Sakurako com o seqüestro da Tsukushi. Ela poderia ter lutado mais, verdade, mas tudo ficou bem legal... salvo a luz over e as caretas sobre a Sakurako... Mas ela foi realmente transformada em uma louca de pedra e Tsukushi saiu ganhando, pois não lhe cortaram o cabelo. Será que a atriz se recusou? Aliás, a Sakurako deveria sair dali direto pro hospício... mas continua livre, leve, solta e indo à escola.
Tsukasa/Momo estava dez hoje também. Impossível comentar sem dar spoilers, mas como acho o sujeito bonito, digo que eles estava muito melhor no episódio de hoje... e Akira e Soujiro, também, verdade. Ah, e o final do episódio foi cômico. Ah, e temos conflito a vista, pois Rui está de volta e encontra o casal formado... Quem lembra dessa parte no anime e mangá sabe o que rola e sabe em que estado o Rui está. Aliás, nesse ponto parece que vai ser igual.
Como eu estou amando essa série! Junto com Glass Mask, Genshiken, Anatolia Story e os Reis Malditos forma para mim o melhor do ano. ^_^

Les Rois Maudits


Nada de anime ou mangá por hoje, decidi escrever um pouco para recomendar uma série que estou assistindo. Como fã dos livros da coleção Os Reis Malditos (Les Rois Maudits) de Maurice Druon eu fiquei histérica quando soube que a tv francesa está exibindo (outubro/novembro de 2005) uma série baseada neles. Por causa desta série nova - que tem um visual meio Duna - descobri que havia uma série de 1972 que tinha sido recentemene lançada em DVD. Pensei em comprar, mas como os franceses não colocam legendas nem em francês (!), desisti por agora.

Resumindo a história: os Reis malditos, coleção de sete livros (O Rei de Ferro, A Rainha Estrangulada, Os Venenos da Coroa, A Lei dos Varões, A Loba de França, O Lis e o Leão e, o último e descartável, Um Rei Perde a França) se guiam pela maldição lançada por Jacques de Molay, Grão-mestre dos Templários, sobre Felipe IV, o Belo, rei da França. Do meio das chamas da fogueira o velho templário teria amaldiçoado o Rei, o Papa Clemente V e Nogaret (*ministro do rei*) dizendo que todos morreriam e que sua raça seria maldita até a 13ª geração. Se a praga pegou ou não, se muita gente ajudou a que se concretizasse, pouco importa, o fato é que as tragédias começam a se multiplicar. Então, um conselho: nunca se apegue a uma personagem, pois ela pode não viver até o próximo livro ou seu fim pode ser muito cruel... ou as duas coisas!

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que é tudo feito como se fosse uma peça filmada. E a maioria absoluta dos atores e atrizes desta versão são gente do teatro, combinando às mil maravilhas com o ritimo da coisa toda. Mas o mais surpreendente é que mesmo que a descrição da personagem não case com a do ator ou atriz escalados (*eles deveriam ser todos louros na família real e não são*), eles personificaram tão bem os papéis que, nossa, eles se transformaram nas personagens. Um dos melhores exemplos é Georges Ser, o cara realmente virou Louis X Le Hutin, exatamente como no livro. É exatamente o oposto do que acontece com a nova série (*acabei de assistir um pedacinho*) onde tudo parece falso, mesmo que luxuoso, e o ator que faz o Nogaret tem o perfil da personagem, mas sua interpretação... Sem comentários...

É simplesmente a melhor versão de livro transformada em filme que eu já vi. Eu senti falta de uma ou duas cenas, especialmente aquelas com o bebê Eduardo (III) e mais especificamente a última quando Filipe IV se pergunta a qual sangue puxaria a criança (*para minha honra preferiria que saísse à mãe, mas para o bem da França que seja como seu versátil pai*), mas de resto, tudo está no seu devido lugar e os atores arrasaram. A jovem Maria de Cressay é tão gentil que me faz triste só de pensar no que vai dar a sua vida... Agora o grande problema: não tem legenda. É preciso saber francês, ou como eu, ter um francês muito ruim mas lembrar das cenas e falas quase de cor. Bem, é uma série maravilhosa, mas se não tem como conseguir, pode pegar os livros que o prazer será maior. Estão todos sendo republicados em português, fora que é fácil, fácil achar em sebos.

sábado, 19 de novembro de 2005

Clássicos Reeditados


De acordo com o Anime News Service, para comemorar os 60 anos da "Monthly Shounen", a Kodansha vai republicar alguns exemplares antigos da revista. Assim, serão postas no mercado 5 mil cópias de edições antigas ao preço de 5500 Yen. Uma das edições escolhidas é a de abril de 1962 que trazia capa de Shigeo Nagashima e incluía séries como Astroboy, Robot Family e Tetsujin No. 28. Seria interessante se a moda pegasse e edições comemorativas de antologias de shoujo mangás também fossem republicadas. Imagina uma edição com Ace Wo Nerae e A Rosa de Versalhes? Eu iria amar! ^_^

Mascotes Olímpicos de Anime


Não sei quem os viu mas achei os mascotes da Olimpíada de pPquim muito estilo anime e parece que eu não fui a única, pois tem uma notícia sobre isso no Anime News Service. O autor do design das personagens, não titubeou e além de dizer que realmente se inspirou em séries super sentai (*tipo Changeman*) para fazer os 5 bichinhos "fofos", ainda os desenhou em estilo sentai. Enfim, é só abrir a página do Anime News Service para ver. :D

Enfim, os mascotes ficaram muito bonitinhos e isso é importante, pois os das últimas Olimpíadas foram bem infelizes... Aliás, eu só lembro com muito carinho mesmo do mascote das Olimpíadas de moscou (*1980*), o ursinho Micha. Aliás, é uma das minhas recordações mais antigas de estar assistindo tv. Resumindo: eu gostei deles e acho que os bichinhos de pelúcia, figurinhas, e tudo mais vão vender como água. ^_^

Persépolis: Animação


Persépolis de Marjane Satrapi não é mangá, mas é um quadrinho mais do que recomendável. Autobiografia de uma menina que tinha dez anos quando explodiu a Revolução islâmica no Irã, os quatro volumes narram com muito humor - bem negro, em alguns momentos - os dramas de se tornar adulto em um ambiente tão repressivo, mas ao mesmo tempo, tão rico em contradições e tradições. o sucesso de Persépolis foi tanto, que a série vai virar longa metragem de animação.
A notícia está neste site e a própria Marjane Satrapi é quem anuncia que será uma produção 100% francesa para os cimemas. Satrapi co-escreveu e vai acompanhar todos os passos da animação da sua grande obra. Enfim, é uma grande notícia. Persépolis está sendo lançado no Brasil pela Companhia das Letras e já temos dois volumes disponíveis em português. O próximo deve estar a caminho.

O Ano de Natsuki Takaya


Para quem não sabe, Natsuki Takaya é a autora do sucesso Fruits Basket, um dos mangás mais vendidos no momento. Mas não é aqui no Brasil que o ano será da autora, mas na França. Impulsionada pelo sucesso do mangá no país, a editora Delcourt estará lançando o artbook e o character book (*que vem com imagens, biografias das personagens e outras coisas*) no país. As informações estão no site Manga News francês. Agradeço à amigaa Kátia do grupo Fruits Basket Brasil pela informação.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

"Mangá Cristão"


Coisa de americano, claro! Primeiro quadrinhos em estilo mangá nos jornais para atrais os adolescentes e jovem, agora, publicações de "mangás" com temática cristã. O que os mais diversos setores nos EUA estão percebendo é que para chegar até os jovens, é preciso inovar, falar sua língua, enfim, e, hoje, o mangá fala a língua dos jovens e não ignora as mulheres como outros tipos de quadrinhos. Então toma quadrinho em estilo mangá para divulgar as idéias da direita religiosa americana. O nome do projeto é "Manga from Heaven", "Mangá do Céu".

De acordo com o
Anime News Network, a Barbour Books, que publica livros religiosos anunciou que está lançando Serenity, um "mangá" cheio de mensagens inspiradoras centradas em valores cristãos. Serenity é uma criação dos estúdios Realbuzz Studios e são ilustrados por Min Kwon. O volume #1 já está disponível através da Diamond Distributors, na Barnes & Noble, Borders, Amazon e em livrarias cristãs. A Realbuzz Studios foi fundada por Marlon Schulman, antigo VP da Bandai Entertainment e pelo veterano da indústria de animação dos Estados Unidos Buzz Dixon (IMDb profile). Um preview de Serenity pode ser visto aqui. A capa é simpática.

Action Figures de Fruits Basket


Legal! Finalmente bishounens para colecionar... ^_^ Isso, claro, se ficarem bons, talvez eu arrisque comprar algum no E-Bay. Os de InuYasha feitos nos EUA ficaram bem legais. De qualquer forma, brinco com isso porque é muito fácil encontrar garage kits e similares de qualquer garotinha obscura de anime, mas de garotos... Só se forem monstros ou os caras marombados de Berserk. Enfim, eis a notícia:
De acordo com o site ICV, as action figures de Fruits Basket da Southern Island vão ser distribuídos pela Client Distribution Services, a partir do começo do ano que vem. A CDSé uma distribuídora de livros responsável pelos materiais da Tokyopop, que publica o mangá de Fruits Basket nos EUA. O primeiro dos action figures será um busto de Tohru que vai estar disponível a partir de março de 2006. Bonecos de Kyo e Tohru saíram em maio a um preço estimado de 20 dólares. Os bonecos estarão disponíveis nas comic shop e livrarias e, talvez, em grandes distribuidores, que devem ser a Barnes & Nobel, a Amazon e similares. Fora, claro que é só começarem a sair que vão aparecer no E-Bay.
A matéria diz que a CDS estará também distribuindo outros action figures da Southern Island de produtos (*mangás*) de sua propriedade. E a CDS não é nova no negócio de distribuição de brinquedos; de acordo com a matéria ela distribui esse tipo de material para grandes cadeias de lojas faz anos.
A matéria diz que a CDS estará também distribuindo outros action figures da Southern Island de produtos (*mangás*) de sua propriedade. E a CDS não é nova no negócio de distribuição de brinquedos; de acordo com a matéria ela distribui esse tipo de material para grandes cadeias de lojas faz anos.

Dois animes cogitados para o Oscar


A lista dos indicados à pré-seleção para o Oscar já saiu e está no site Anime News Network. Nada é garantido, mas acho que pelo menos um anime fica e deve ser o Howl's Moving Castle. Agora, se eu tivesse que apostar, diria que a estatueta deve ir para mãos americanas, Noiva Cadáver seria o mais forte se quiserem algo que contemple crianças e adultos. Eis a lista:

Chicken Little
Howl's Moving Castle
Valiant
Hoodwinked!
Robots
Madagascar
Tim Burton's Corpse Bride
Steamboy
Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit
Gulliver's Travel

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Top 10 da Tohan


Coleta de dados da Tohan encerrada no dia 16 de novembro. Em relação ao ranking da Taiyosha, pouco muda. Há somente um shoujo mangá na lista (*que eu saiba*) é Kobayashi-kun. Alguém conhece? A fonte como sempre é o Manga News:

1.One Piece vol.39
2.Naruto vol.30
3.Eyeshield 21 vol.16
4.Baki vol.29
5.Kobayashi-kun vol. 16
6.Busou Renkin vol.9
7.Steel Ball Run vol.6
8.Minami-ke vol.2
9.Mai Otome vol.1
10.Garouden vol.17

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Animações "made in" Coréia... do Norte!


De acordo com o site Anime News Service, a Coréia do Norte está investindo em animação. Aliás, parece que todo mundo investe em animação enquanto nós aqui ficamos para trás. O Irã, por exemplo, exporta desenhos animados e houve recente notícia porque fizeram e exibiram 8 da manhã com transmissão via satélite um desenho que conta a história de um menino palestino que vira homem bomba e morre um mártir feliz. Bem, voltando à outra ponta do "eixo do mal", no site "Pandora TV" há informações - em coreano, claro - sobre os programas de animação coreana. Bem, eu não achei nada, mas o Anime News Service normalmente não passa informação errada.

Os americanos devem estar começando a se rpeocupar. Primeiro foram os japoneses e agora os inimigos declarados decidem investir em animações baratas mas eficazes. Em um mundo globalizado, com internet onde se consegue rastrear tudo, a possibilidade de difusão dessas animações e das idéias que vem com elas é enorme.

Seqüência de Meine Liebe tem data de estréia


A continuação da série Meine Liebe - que tem character design original da Kaori Yuki, autora de Angel Sanctuary - estréia no dia 22 de janeiro de 2006 e terá mais 13 episódios. A transmissão será, lá no Japão, para Sky Perfect TV/Animax. pergunto-me se isso quer dizer que a série, que se chamará Ginyuu Mokujiroku Meine Liebe Wieder, poderá passar no Animax do Brasil um dia. A nota foi tirada do site Anime News Service.

OAVs de Maria-sama Ga Miteru


A série shoujo-ai mais celebrada dos últimos tempos e que teve duas temporadas de 13 episódios vai continuar em OAV. De acordo com o AnimeNews Service, a distribuição deve ser via Animate TV a partir de 22 de dezembro. Mas não há muitos detalhes ainda, maiores informações serão liberadas no dia 18 de dezembro.

Para quem não sabe,
Maria-sa Ga Miteru, algo como A Virgem Maria nos Observa/Olha por nós, narra o dia-a-dia de um grupo de alunas de uma escola de elite católica. Praticamente todas as personagens são mulheres e a série relata seu amadurecimento, ansiedades, amizades e mesmo as pequenas coisas com muita elegância e delicadeza. A primeira série acompanha o primeiro ano da protagonista, Yumi, no colégio, seus conflitos, sua entrada para o conselho de estudantes, o Yamayurikai e a amizade com Sachiko, sua Onee-sama. O Yamayurikai é o conselho de estudantes, presidido pelas três alunas do terceiro ano: Youko Mizuno, a Rosa Chimensis (Vermelha); Sei Satou, a Rosa Gigantea (Branca); e Eriko Torii, a Rosa Foetida (Amarela). De acordo com a tradição da escola, toda aluna veterana deve escolher uma menos graduada como sua soeur (irmã em francês), e essa regra também vale para o Yamayurikai. Assim, cada uma das rosas têm a sua soeur que são as rosas en bouton (em botão). Sachiko é Rosa Chimensis en Bouton, e Rei Hasekura é Rosa Gigantea en Bouton. O problema é que Rosa Gigantea, subverteu a ordem tradicional e escolheu como sua Rose en Bouton uma menina do primeiro ano... Shimako, a bishoujo da série, rejeitou então o pedido de Sachiko e se tornou Rosa Gigantea en Bouton. Rei não teve nenhum problema em escolher uma petite soeur, pois Yoshino, sua prima, ansiava por isso, mas Sachiko está só e enquanto não conseguir uma pupila não tem direito de voto dentro do Yamayurikai. Eis o drama e como Yumi entra nele.
A temporada seguinte, chamada de Haru (*Primavera*) fala do segundo ano e são introduzidas novas personagens e algumas outras começam a sair de cena. Os OAVs devem tratar do último ano de colégio. Agora é Yumi que tem que escolher a sua soeur, além disso, Sachiko começa a sofrer com a proximidade do fim do colegial. O colégio é uma redoma protetora, uma estufa de flores, sair para o mundo motivo de desepero. No caso de Sachiko, que é de família tradicional, se avizinha também o seu casamento, com um rapaz que não lhe agrada absolutamente e que nos romances - pelo que vi dos comentários - deve ser um sujeito detestável. O anime não deixa isso muito claro, mas o fato é que a moça não o ama e se casará por dever.
Maria-sama começou como série de livros, romances, e rendeu anime, mangá na revista Margaret, e muitos produtos. Pelo jeito, ainda vai render muito mais. Uma nova série animada era esperada pelos fãs desde que a segunda terminou. Afinal, todos querem saber o destino das personagens, eu pelo menos quero muito saber o que vai acontecer com Sachiko.

Tezuka para Celular


Não me imagino lendo mangá no celular, se bem que acho que o download é que é feito no celular, mas parece que esse tipo de serviço funciona no Japão. De acordo com o Anime News Service e o Manga News, mais de 700 trabalhos de Osamu Tezuka estarão sendo oferecidos para celular (*não devem ser todos*). O nome do serviço é "Osamu Tezuka Manganomushi" e começará a funcionar no dia 17 de novembro. Serão oferecidos trabalhos raros do autor, daqueles dificeis de encontrar à venda em livrarias e sebos. Estão incluídos no projeto obras famosas como Buda (*que sai aqui pela Conrad*), Astro Boy e Blackjack. O serviço mensal custará cerca de 315 yen, enquanto cada série sairá por 62 yen. Espera-se que cerca de 30 mil pessoas baixem os mangás no primeiro mês.

terça-feira, 15 de novembro de 2005

Top 10 da Taiyosha


Como sempre, o site Manga News publica o ranking da Taiyosha. A coleta de dados foi do dia 07 até o dia 13 de novembro. Os mangás da Shonen Jump dominam as primeira colocações, mas o 9º lugar é um yaoi/BL. Eis a lista:

1.
One Piece vol.39
2.
Naruto vol.30
3. Baki vol.29
4. Mai Otome vol.1
5. Eyeshield 21 vol.16
6.
Minami-ke vol.2
7. Busou Renkin vol.9
8. Garouden vol.17
9. Finder Series: Tsubasa
10. Steel Ball Run vol.6

Canal Animax na Forbes


Saiu uma matéria (AFX News Limited: Sony launches 'Animax' television channel in Latin America) sobre o Canal Animax no site da revista Forbes. É mínima mas fala da entrada do canal na América Latina. Diz que o canal Animax foi lançado na Ásia em 2004 e que agora é o primeiro a transmitir uma programação especializada em animes totalmente em português e espanhol. Fala que a aceitação na Ásia foi muito boa e sugere que na América Latina ocorreria o mesmo. Diz também que o número de assinantes tem crescido e os ganhos com anunciantes também. Seria bom termos os números para o Brasil e sabermos se houve migração de anunciantes. A nota para a matéria veio do site Anime News Service.

segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Filho de Miyazaki vai dirigir filme


De acordo com o Anime News Network, o filho de Hayao Miyazaki, Goro Miyazaki, vai dirigir o próximo filme do estúdio Ghibli. Os detalhes serão dados no dia 13 de dezembro próximos. Goro Miyazaki era, até recentemente, diretor do Museu Ghibli em Mitaka. A notícia completa está no site Nausiacaa.

domingo, 13 de novembro de 2005

Atualização: Mangás Japoneses


Como sempre o site Manga News coloca informações sobre as revistas japonesas. Segue a lista dos mangás que vão estar começando e terminando nos próximos dias:
** Petit Comic – edição de janeiro (8/12)
- One Shot: Yuki no Yo no Nioi de Yoshimura Akemi e Tsukareta Yoru ni Kareshi Ichijou de Hasebe Yuri

**Ciao – edição de novembro (1/12)
- Começando: Gokujou!! MechaMote Iinchou de Nishimura Tomoko, Devil☆Magic de Akino Miru

** Princess – edição de dezembro (5/11)
- Terminando: Crossroad de Mizuki ShiokoComeçando: NASTY GAME de Saeki Shikou
- One Shot: Shinobi Life de Konami Shoko e The Reason You Are Here (Part A) de Morhi Chisa

** Shoujo Comic Nº 24 (19/11)
- One Shot: MeriKuri ~Secret Xmas~ de Ayumi Rin, Cherry♥Pink de Yamanaka Riko e Kimi-Iro Poison de Ibuki Kaede

** Hana to Yume Nº 24 (19/11)
- One Shot: Pure⇔Little de Minami Sachi e Karakuri Odette de Suzuki Julietta

** Ribon – edição de janeiro (1/12)
- Começando: Alice kara Mahou de MATSUMOTO Natsumi e Rockin' ★ Heaven de SAKAI Mayu

** Melody – edição de janeiro (28/11)
- One Shot: Nanairo Sekai de SAWARA Mizu

sábado, 12 de novembro de 2005

Romance Plagia Mangá no Japão


Romance "Dare no Tame no Ayaori" de Katsunori Asukabe plagiou um mangá e foi denunciado no Japão. Virou moda o plágio por lá ou as denúncias de plágio? Essa, aliás, veio por e-mail anônimo. Como um livro pode plagiar um mangá? Bem, parece que copiaram falas e expressões do mangá "Hamidashikko" de Jun Mihara publicado na Hana To Yume da editora Hakusensha.

Enfim, o livro foi recolhido pela editora, a
Hara Shobo, e o/a autor/a admitiu que copiou falas do mangá por engano, pois elas ficaram misturadas com suas notas. Sei... Uma desculpa formal foi publicada no site da editora, mas parece que o livro não voltará mais a circular. Para maior detalhes sobre o caso ver o Anime News Service ou o site Animax.

Mais Vendidos do Brasil


O ranking do Anime-Pró é limitado, mas é alguma coisa. Se observarmos bem os mangás da Panini sempre estão lá. O Lobo Solitário, por exemplo, tem cadeira cativa. Como conheço muita gente que não lê mangá e lê o Lobo, imagino que mesmo nas bancas comuns ele deva vender, apesar d emuita gente ficar torcendo o nariz e chamando de "mangá chato".

01. Lobo Solitário 10
02. Berserk 6
03. Buda 10
04. Slam Dunk 5
05. Angel Sanctuary 6
06. Megaman NT Warrior 3
07. Love Junkies 24
08. Mouse 4
09. Peach Girl 24
10. Angelic Layer 1

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Tirinhas de Jornal estilo Mangá


Nos EUA, os jornais foram um terreno privilegiado para a popularização e divulgação dos quadrinhos na primeira metade do século XX. Ler quadrinhos diariamente ou aos domingos fazia parte da rotina de muita gente. Esta semana passada vários sites americanos noticiaram que a Tokyopop iria colocar dois de seus quadrinhos estilo mangá nas páginas
Parece que os leitores de tirinhas em jornais estão envelhecendo e não está havendo renovação de público. A proposta é usar o estilo mangá para atrair os jovens. Assim como fez com a revista adolescente Cosmo Girl, a Tokyopop se apresenta como a fornecedora em potencial de material que parece japonês mas é feito nos EUA. Ganha a empresa, ganham os jornais. O Boston Globe publicou uma matéria intitulada "Newspapers hope Japanese comics will lure teens", ilustra bem a esperança.
A melhor matéria é sem dúvida a do Yahoo ("U.S. Papers Adding Japanese-Style Comics "), pois em nenhum momento irá chamar de "mangá" aquilo que será publicado. Claro, que eu estou falando como alguém que considera mangá somente o que é japonês e estilo mangá aquilo que é influenciado pela produção japonesa. Os quadrinhos que serão colocados nos jornais são os da linha OEL, Van Von Hunter e Peach Fuzz.

Top 10 da Tohan


A coleta de dados foi encerrada ontem, 09 de novembro. O ranking da Tohan está um pouco diferente do ranking da Taiyosha, batas ver o caso de Hot Gimmick que subiu algumas posições e se mantém forte entre os dez. A fonte foi o Manga News.

1. One Piece vol.39
2. Naruto vol.30
3. 20th Century Boys vol.20
4. Eyeshield 21 vol.16
5. Busou Renkin vol.9
6. Hot Gimmick vol.12
7. Detective Conan vol.51
8. Holyland vol.11
9. Crazy For You vol.6
10. Steel Ball Run vol.6

Sobre o beijo, a Globo e a Hipocrisia


Eu realmente não assisti a novela América. Não porque eu não assista novelas, que fique bem claro, mas eu não suporto a Glória Perez e este seu último rebento me pareceu particularmente detestável. Também não sentia muita simpatia pela personagem homossexual, não pelo desempenho do ator, que nas poucas cenas que vi pareceu se esforçar muito, mas por reforçar estereótipos: gay é sensível, estilista é profissão essencialmente gay e por aí vai. Ninguém que viva no mundo real deixou de esbarrar em homossexuais machistas e grosseiros, além disso, não existe profissão "gay", existem pessoas de homos e heteros distribuídas em todas as profissões possíveis e imagináveis. Dito isto, vamos ao tema.
Não vi o último capítulo da novela, pois cochilei. Estava muito cansada. Mas acompanhei as notícias e esperava o beijo. Quando vieram com aquela que a Glória Perez tinha censurado, não acreditei. Ela é louca, irresponsável em muitas de suas tramas, mas não seria hipócrita para criar uma situação como essa. O desenvolvimento da personagem e seu relacionamento pedia um beijo... mas homem beijando homem não pode. E a Globo terminou admitindo - depois de alguma pressão da mídia - que censurou. Na verdade, tudo foi uma grande jogada de marketing. fez-se propaganda enganosa para conseguir audiência e muita gente caiu... Muita gente mesmo! E deveriam poder denunciar a emissora no PROCON.
Já houve beijinhos e outras coisas entre mulheres nas últimas novelas. Mas duas mulheres lindas - sempre são bonitas - despertam o desejo masculino, seus fetiches e levantam o IBOPE. Colocar uma butch só se for para fazer "humor" rasteiro. Aliás, nem uma mulher mais comum pode ser atirada em um papel de lésbica, porque não teria nem função erótica, nem função cômica.
Engraçado, é que muita gente acha que existe mais flexibilidade quando o assunto é homossexualismo feminino, mas o que há é uma crença de que só há sexo quando há homem no meio. Entre mulheres, não há sexo, há brincadeira, ou equívoco. Daí as atrizes envolvidas serem sempre delicadinhas, bonitinhas, já que não se pode ferir a sensibilidade masculina e não pode haver dúvida de que aquilo não é sério, de que estão simplesmente brincando, atiçando os homens, deve-se deixar claro que não há ameaça ao establishment. Esse é outro tipo de discriminação, muito cruel e igualmente sórdido, só que muita gente não quer ver, nem quer discutir.
Pois bem, passada a tempestade, e o beijaço aqui de Brasília que, na minha opinião, deveria ser em frente a sede da Rede Globo no Rio, sai uma matéria na Folha de São Paulo entitulada: "Por 'engano', Globo exibe filme impróprio ". Resumindo, para ganhar em audiência da Record, a emissora que se preocupa com os valores da família, colocou por engano no ar, no meio da tarde, um filme que era recomendado para as 21 horas. Alguém aqui acha que o "padrão Globo de qualidade" preocupadíssimo com "a moral, os bons costumes e as criancinhas" deixaria passar um filme sem que ninguém fiscalizasse? Só que violência pode, especialmente se for para ganhar da concorrente.
Mas fique claro que violência de anime, também não pode, pois os desenhos japoneses representam risco para as crianças e também precisam de censura pelo bem da família. Aliás, é interessante ver o quanto as produções japonesas têm sido mutiladas. E a censura vai desde às falas até cenas. Nunca me esquecerei do sutiã ditalizado em uma youkai em InuYasha... Mas vamos em frente.
Eis o ponto: TV não deve educar ninguém. Pais e mães preocupados devem estabelecer o que seus filhos podem ou não assistir. Devem estar dispostos a esclarecer e ensinar. Desligar a tv e trocar de canal é responsabilidade dos pais. E seria legítimo se muitos o fizessem porque não queriam que seus filhos e filhas vissem o beijo. Só que a maioria não se importa ou não quer se posicionar. Fora, claro que não se vê ninguém reclamando que a família é agredida quando as novelas não mostram as pessoas fazendo sexo seguro, ou quando criam um boom de grávidas lindas e as apresentam assim às adolescentes (*porque que fique claro, as crianças sempre tem mãe, mas muitas nunca terão pai*).
O beijo dos dois rapazes não iria mostrar nada que não exista, mas foi cortado por preconceito. Já estava ganha a audiência, não havia mais nada em jogo, portanto. Toda uma parcela da população se sentiu ignorada, ofendida, excluída. Se não queriam que a coisa evoluísse para aquele final, que houvesse intervenção antes, ou não incluíssem as personagens na trama. Mas é aquilo, (homo) afetividade não pode, violência, falta de ética, promiscuidade, pode. Para mim, a melhor colocação a respeito veio do Charges.com.br Vale a visita.

Seqüência de Meine Liebe


Já tinha ouvido falar de Meine Liebe quando fiz uma coluna sobre Kaori Yuki - autora de Angel Sanctuary. É dela o character design da série de 2004 e claro, basta botar os olhos para reconhecer. Como não conhecia nada da história, decidi baixar o primeiro episódio para ver como era.
Bem, diria que esteticamente é uma mistura estética de Gakuen Heaven (*o game/mangá yaoi*), Shoujo Kakumei Utena (*escola de elite, um grupo que é a elite da elite, lutas de espadas, uma estufa parecida com a da Anthy, etc*) e Lenda dos Heróis Galácticos (*todos tem nomes pseudo-alemães, usam uniformes militares, são bonitos, e tal*), mas tudo com um certo ar século XIX muito fake (*Imagine um protagonista cujo sobrenome é Von Marmalade?! Dá para levar à sério?*) e decadente. Entenderam? Não... Sei, ficou confuso, assistam.
Enfim, a série original é divertida e eu estou baixando o episódio #2. Não espero muito mas ela consegue misturar algumas coisas que me agradam... E eu quero saber quem matou a irmã do protagonista e saber qual é ado professor maléfico que está armando contra ele.
Enfim, de acordo com o Anime News Service, para 2006 a Konami planeja lançar um grande projeto chamado Ginyuu Mokujiroku Meine Liebe Wieder. O primeiro produto é uma seqüência da série original que tem estréia marcada para 22 de janeiro. O staff da série (*diretores, animadores, character design original, dubladores*) deve ser mantido. Em seguida ao anime serão produzidos um game e o mangá.

Finalmente Peach Girl chega à metade


Começo contando um “causo”. Não sei porque cargas d'água eu tive um travamento de cérebro – não tem outro nome – no fim de semana quando fui até à Livraria Cultura aqui de Brasília e continuou até segunda-feira quando passei pela gibiteria da cidade. Explicando: eu realmente estava convencida de que já tinha comprado a última edição de Peach Girl e que nada sairia, provavelmente, por pelo menos dois ou três meses.

Assim, não prestei atenção quando fui até a Cultura, mas lembro de ter passado uma lamentação pela minha cabeça porque ficaria sem Peach Girl por um bom tempo. Enfim, eles tinham todos os últimos lançamentos – coisa milagrosa aqui em Brasília para tudo o que é setorizado – da Panini, então deveria ter Peach Girl #23 e #24 na loja.

Pois bem, na Kingdom só vi o volume #24 porque cheguei perto dos mangás de Peach Girl para continuar me lamentando. Aí, bingo! Vi a edição #24. Alguns segundos para cair a ficha... #24? Não foi a que comprei? Mas saiu #24? Sim! Vi o pessoal comentando no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=109210)? Mas não comprei esse? Folheia, folheia, folheia... Tem fanart da Érica Awano? Não! Não! Então não tenho! Comprar! Comprar! (*Vejam o efeito de um ano atribulado sobre uma pessoa já normalmente desequilibrada.*)

Pois é, Peach Girl chegou finalmente ao volume #24. Se não houvesse tantos atrasos, talvez estivéssemos prestes a concluir o mangá. E agora estamos na seguinte situação: De acordo com a Panini, o contrato será renovado. Para quem não lembra, Peach Girl esteve para ser cancelado e isso causou grande comoção entre os fãs na Internet. É inegável que durante um bom tempo – e apesar de todos os escorregões da Panini – Peach Girl foi o melhor shoujo em publicação no Brasil. Talvez ainda seja, embora me coração esteja pendendo mais para Tokyo Babylon e muita gente que eu conheço prefira Fruits Basket.

Ninguém nunca vai ter certeza de foi a pressão das cartas, abaixo-assinados e, mesmo, de gente que tentou retomar a coleção ou comprou mais de uma edição de Peach Girl que a Panini decidiu renovar o contrato. Muita gente acha que foi tudo um blefe para aumentar as vendas, mas, na verdade, certeza ninguém tem, e duvido que para além do círculo interno da editora alguém saberá de todos os detalhes.

A verdade, e qualquer um que pegar as últimas 18 ou 19 edições poderá comprovar, é que a Panini passou a cuidar bem melhor de Peach Girl. Os deslizes do início, os aumentos mais que constantes, a opção equivocada pelo espelhamento mais barato afastaram muita gente. Sim, senhores, há quem diga que é o inverso que ocorre, ou seja, não se espelha para baratear as edições, mas quem lê Peach Girl do início – de verdade, não para falar abobrinha na net – sabe que as coisas vinham espelhadas da Europa e o pessoal que cuidava da edição brasileira até esquecia textos e onomatopéias em francês. Talvez alguns desses leitores possam ser resgatados agora.

Por que estou dizendo isso? Se o mangá vai ficar alguns meses sem sair, porque com o impasse da renovação a linha de montagem parou (*produção de capas, traduções, e outras coisinhas*), muita gente poderá retomar a história e alcançar o momento atual. Isso não será difícil e os fãs regulares podem ajudar.

Peach Girl tem tudo para ser um sucesso e abrir caminhos para outros mangás que se centrem no dia-a-dia das pessoas comuns. Como disse, a Panini passou a tratar o mangá de forma muito mais adequada. Fora isso, a seção de notas e cartas que a editora inclui nos seus mangás, coloca a Panini na frente da interação entre os leitores e a empresa.

Digo isso, porque a melhora de qualidade das publicações da casa, seja Peach Girl, Angel Sanctuary, o lobo Solitário ou Berserk, mostra uma equipe preocupada em oferecer o melhor, seja porque tem visão empresarial de verdade, seja porque ama o que faz, ou as duas coisas juntas. Não houve melhor decisão do que separar os mangás e colocar alguém responsável exclusivamente por isso. Fez diferença.
E quando elogio este aspecto da Panini, o faço para cutucar a JBC que até escolhe bem seus mangás e satisfaz o seu público, mas progrediu muito pouco no quesito qualidade de suas publicações. Da JBC só elogio a edição de Tokyo Babylon, porque as outras que compro, aliás, só compro mais uma, Fruits Basket (*me perdi em InuYasha... talvez retome um dia*), tem sérios problemas.

Não estou falando aqui da censura que já foi tema de uma coluna, falo da impressão de baixa qualidade, da tradução, da coesão textual, de erros de concordância. Coisa que qualquer revisão de texto série poderia resolver... Mas quem se importa? Acham que os fãs não são consumidores e não se importam com essas coisas. Também reclamo da ausência da seção de cartas. Nesse aspecto, valeria a pena olhar para a Panini, pois uma boa equipe a JBC tem, experiência também. O que está faltando então?

Não falo nada da Conrad, pois da editora não compro coisa nenhuma (*Slam Dunk está congelado no momento*). Evangelion Shoujo não é para mim, e ainda bem que meu marido desistiu da série também. Guarda-se dinheiro para o que realmente vale a pena. Buda está na minha lista de compras futuras e estar nas livrarias me favorecerá neste aspecto. Mas de resto, a editora virou as costas para os fãs de shoujo. Mas ao que parece pode viver sem nós, então, como empresa a Conrad não está errada. Capitalismo é capitalismo.

Enfim, antes que eu me perca: se você não encontrar Peach Girl #25 na banca, não entre em pânico. A princípio, as coisas estão indo bem, só vai haver atraso. Aproveite a folga para rever a história, e fique na expectativa pelos próximos desdobramentos. Agora, o que não cairia mal seria a Panini lançar boxes promocionais como os da Conrad (*sim, é preciso elogiar*). Afinal, se o mangá vendeu tão mal por algum tempo, deve haver encalhes que podem ser redistribuídos. Muita gente iria agradecer.
(*Isso é parte da coluna para o site Anime-Pró que deve estar no ar quinta ou sexta-feira*)

Artigo sobre o Teatro Takarazuka


Eu sempre recebo o boletim da revista Espaço Acadêmico, publicada pela UEM – Universidade Estadual de Maringá – e, para a minha surpresa, havia um artigo sobre o Teatro Takarazuka. Para quem não sabe o que é o Takarazuka é um teatro onde todos os papéis são feitos por mulheres. Ele foi criado no Japão no início do século e mistura a tradição com toques de teatro de revista. Muito interessante e a imagem principal é da montagem inspirada na Rosa de Versalhes, um dos quadrinhos para mulheres mais importantes do Japão.

Eu sempre fico contente em ver que cada vez mais a cultura pop japonesa – e o Takarazuka é uma das suas expressões – ganha espaço em publicações acadêmicas. Não é que eu concorde com tudo o que o artigo diz, nem em como diz, mas é o fato dele estar lá, a visibilidade.

Aliás, eu também fico feliz quando outras expressões da cultura pop conseguem furar os preconceitos e isso vale para qualquer tipo de quadrinho e desenhos animados, assim como outras expressões artísticas. Agora, e é muito importante que se diga isso: coisas como o Takarazuka ou o shoujo mangá, ou seja, uma produção de mulheres e para mulheres, só mesmo no Japão.

terça-feira, 8 de novembro de 2005

Top 10 da Taiyosha


A coleta de dados da Taiyosha foi feita entre 31/10 e 06/11. O único shoujo da lista é o último volume de Hot Gimmick. Vamos ver se ele aparece também no top 10 da Tohan desta semana. A fonte é o Manga News.

1.One Piece vol.39
2.Naruto vol.30
3.Eyeshield 21 vol.16
4.20th Century Boys vol.20
5.Busou Renkin vol.9
6.Minami-ke vol.2
7.Steel Ball Run vol.6
8.Holyland vol.11
9.Kochira Katsushika-ku Kamearikouen-mae Hashutsujo vol.147
10.Hot Gimmick vol.12

Anatolia Story On Line


Todo mundo que freqüenta esse blog ou lê minhas colunas no Anime-Pro sabe que eu sou fã, então, anuncio mesmo. ^_^ Neste site tem até o volume #6 de Anatolia Story disponível para leitura. Os scans são feitos em cima da edição da VIZ por uma moça do grupo ACDO-Manga. Chie Shinohara fez um trabalho excelente em Anatolia Story, ou Red River, como chamam nos EUA, então aproveite a chance e dê uma olhadinha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Ação Total: Novidades


Mais uma série estreou no Ação Total do Anime-Pró. O nome é Horizonte e é uma série que pode se tornar interessante. Acho que vale a pena prestigiar e criticar. Afinal, isso ajuda o projeto a amadurecer. Aliás, o lay-out da página melhorou e eu consegui baixar a história sem problemas. Também acabaram com o "maldito" pdf que enchia a paciência.

domingo, 6 de novembro de 2005

OFF-TOPIC: Visita do Imperador


Imperador Bush está passando aqui em BSB para ver seus vassalos. Sim, é literalmente isso. Ele é o suserano-mor e nós nações vassalas... algumas mais subservientes, como o México, outras revoltadas, como a Venezuela, mas todos vassalos. Pois bem, amanhã uma parte considerável da cidade será isolada, bares, churrascarias em um raio de vários quilômetros de onde sua Majestade está - um hotel à beira do Lago - terão que fechar. Simplesmente isso. Aliás, ninguém poderá navegar no lago Paranoá também. E sabem o pior? Ninguém falou em indenizar as pessoas. Deu pena do dono de uma churrascaria: final de semana é quando a casa dá mais lucro e não vai abrir nem sábado nem domingo! E o cara que tinha uma festa particular marcada? Também não poderá reunir os amigos. E ninguém vai pagar por isso.

O trânsito também poderá ser fechado sem aviso, e um brigadeiro deu entrevista dizendo que é o mínimo que se pode fazer quando uma autoridade estrangeira vem até o Brasil. Coisa nenhuma! Estou faz quatro anos aqui, já veio Putin, um monte de autoridades árabes (*reis, presidentes, príncipes*) e outros tantos líderes de estado e *NUNCA* fizeram essa farofada. Até aula extra eu tive que dar porque um colega tenente está desde sexta-feira envolvido na recepção de nosso Imperador... Durma com um barulho desses!

sábado, 5 de novembro de 2005

Ranking dos Melhores Shoujos Mangá


De acordo com o Anime News Service, a Oricon – que faz rankings de tudo o que é pop no Japão – fez uma pesquisa com os leitores da sua revista "Oricon Style". 1137 pessoas responderam a pergunta sobre quais seriam os dez melhores shoujo mangás. Parece pouca gente, mas é uma amostragem, claro. Bem, eis o resultado: 1. Nana; 2. Hana Yori Dango; 3. Honey & Clover; 4. Nodame Cantabile; 5. Tenshi Nankajanai; 6. Kareshi Kanojo no Jijou; 7. Renai Catalogue; 8. Garasu no Kamen; 9. Fruits Basket; 10. Chibi Maruko-chan.

Acredito que o público da revista deva ser de jovens, mais que adolescentes, pelo perfil dos mangás votados. Nana e Honey & Clover saem em revistas adultas e a Kiss que hospeda Nodame Cantabile mira em um público que está saindo da adolescência. Outro aspecto interessante da lista é não ver nenhum mangá da CLAMP ficou entre os dez. Alguém pode dizer que é porque os atualis mangás do grupo são shounens – XXXHolic e Tsubasa Reservoir – mas há mangás “antigos” na lista, como Garasu no Kamen e Chibi Maruko-chan, fora Tenshi Nankajanai que não é tão recente. Enfim, é interessante ver mangás novos e antigos na lista.
Falando em mangás da Ai Yazawa, duas de duas séries aparecem na lista – o 1º e 5º –, por exemplo. Nana era de se esperar, tamanho o sucesso que a série tem feito, mas Tenshi Nankajanai é uma surpresa. Muita gente olhando a lista comentou que imaginariam Paradise Kiss –por ser um mangá para o público mais velho e estar com anime na tv – ou Gokinjo Monogatari que é um dos trabalhos antigos mais amados da autora.

Outro destaque, na minha opinião, é Hana Yori Dango. Parece que o mangá – que foi tema de nossa coluna desta semana no Anime-Pró – continua muito amado pelas japonesas. E, claro, o live action deve estar ajudando a reavivar o interesse das pessoas. Aliás, a novela está sendo legendada quase que simultaneamente por um grupo brasileiro. Mais informações no site Hana Yori Dango Brasil.

Outros dois participantes da lista são velhos conhecidos nossos: Fruits Basket e Karekano. Mesmo que tenham sido somente 1137 participantes da enquête, estar entre os dez favoritos dos fãs de shoujo japoneses mostra a popularidade desses títulos por lá. Dúvida? Então pense no número de títulos que saem por lá todos os meses... todos os anos... Bem, Fruits Basket está nas nossas bancas, Karekano foi confirmado como certo aqui no Anime-Pró. Então, brevemente quem assim desejar poderá saber se eles realmente são tão bons.
Queria muito que Hana Yori Dango, Nodame Cantabile e Glass Mask também pudessem se tornar acessíveis ao público brasileiro, mas acho que dos três, somente Nodame tem alguma chance... Claro, que não falo em Nana porque acredito que com o barulho todo, seja questão de tempo termos este mangá de Ai Yazawa aqui... Mas eu ainda preferiria que primeiro viesse Paradise Kiss. Enfim...

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Anatolia Story no Torrent


Não tenho certeza se é o pessoal do grupo ACDO_manga mas o fato é que tem alguém escaneando e disponibilizando no torrent o mangá de Anatolia Story. O link para o volume 3 capítulo 9 é este *AQUI*. É o que vem depois do último que foi feito pelo Shoujo Magic.

Mais longos mangás em publicação


De acordo com o Anime News Service, o mangá com maior número de volumes ainda em publicação seria Kochira Katsushika-ku Kamearikouen-mae Hashutsujo de Osamu Akimoto (1976-) com 146 volumes lançados e o 147 vindo por aí. Em segundo lugar vem Golgo 13 de Takao Saito (1968-) com 138 volumes até o momento. Outros campões seriam Jitte Monogatari (110 volumes), Biminbo (92 volumes), Abusan (84 volumes) e Haguregumo (80 volumes) , Jojo No Kimyou Na Bouken (80 volumes), Kotaro Makaritooru (80 volumes), Minami No Teiou (78 volumes), Shizuka Naru Don 74 (volumes), Hajime No Ippo (73 volumes), Keirin Yarou (56 volumes), Yousei Kuni No Kishi (51 volumes), Ouke No Monshou (50 volumes), Garasu No Kamen (42 volumes).
Ouke no Monshou e Glass Mask são os shoujos em publicação a mais tempo, só que estão longe do número de volumes de Patariro de Mineo Maya. Patariro é considerado o shoujo mangá com o maior número de volumes encadernados. Algumas fontes falam em 77 volumes, outros dão 75. De qualquer forma, dá muito mais do que os dois clássicos que saem desde 1975. E Patariro continua em alta e teve até série animada este ano.

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Top 10 da Tohan


O site Manga News publicou o ranking da Tohan. A coleta de dados foi feita encerrada no dia 02 de novembro.
1. 20th Century Boys vol.20
2.Detective Conan vol.51
3.Hot Gimmick vol.12
4.Crazy For You vol.6
5.Tsubasa: Reservoir Chronicle vol.12
6.XXXHOLiC vol.7
7.Mahoraba vol.10
8.Moekare!! vol.3
9.Joumu Shima Kousaku (Executive Managing Director Shima Kosaku) vol.2
10.Inuyasha vol.42

Mushi-Mushi live action


Mushi-shi, de Yuki Urushibara, um dos animes que está encantando os fãs de animação japonesa, vai virar live action. É mais da recente onda de séries de anime e mangá que ganha versão com atores de verdade. A fonte é o Manga News.

Revival da Rosa de Versalhes


A Rosa de Versalhes ou Lady Oscar é amada e conhecida em vários países. Neste últimos dias, a série dos anos 70 parece estar de novo chamando a atenção. Além do Teatro Takarazuka apresentar a sua versão da história na Coréia do Sul, a série animada de 1979-80 está sendo relançada em DVD no Japão.
Antes que alguns torçam o nariz dizendo "série velha", digo que ela continua sendo reexibida em vários países. Em Portugal, por exemplo, a série terminou de ser exibida recentemente. Se aparecesse por aqui nas nossas tvs, certamente faria fãs, desde que exibida em horário adequado. Afinal, nós nunca assistimos ao grande clássico de Riyoko Ikeda.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Pepsi em Apuros no Japão


De acordo com o Anime News Network, a Pepsi está sendo advertida pelo equivalente japonês do ministério do comércio por desrespeitar leis referentes a prêmios, propaganda enganosa e por estimular os consumidores a apostarem. Explicando, desde agosto de 2004 a empresa está distribuindo bonequinhos de Gundam com a Pepsi Twist. A promoção deveria durar dois meses, mas já está correndo a mais de um ano. São somente 32 colecionáveis, só que algumas figuras são raras, então quem quiser fechar a coleção tem que tomar muita Pepsi.

Só que tem gente vendendo coleções completas de miniaturas na net por mais de 900 dólares e a lei japonesa diz que brindes que vêm lacrados – sem que a pessoa possa saber qual está comprando – não podem exceder 2% do valor do produto. Bem, tem bonequinho saindo por 3125 yen quando uma Pepsi custa no máximo 500 yen. Até aí, se fosse aqui no Brasil, problema de quem quer colecionar (*Imagine: colecionáveis de Gundam!*) mas parece que no Japão isso pode dar problema para a empresa e a empresa vai ter que tirar os bonequinhos do mercado.

Takarazuka de Apresenta na Coréia do Sul


O teatro Takarazuka que tem várias trupes e é composto somente por mulheres irá se apresentar na Coréia do Sul. De acordo com o Anime News Service, isso não acontecia desde o final da II Guerra Mundial quando o Japão ocupava militarmente aquele país. Como não poderia deixar de ser, o show que será apresentado na Coréia entre os dias 11 e 13 de novembro, é a versão do Takarazuka para o clássico de Riyoko Ikeda, A Rosa de Versalhes ou Lady Oscar, como também é conhecido por aqui. O Takarazuka – que é uma espécie de teatro musical – apresenta desde peças inspiradas em mangás e filmes até clássicos da literatura. Eu não sei se o Takarazuka já esteve no Brasil, mas eu daria tudo para poder assistir uma das apresentações do grupo.

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Top 10 da Taiyosha


A coleta da Taiyosha foi feita entre 24 e 30 de outubro. A fonte é o Manga News. Pergunta: o #12 é o último volume de Hot Gimmick, certo?

1. 20th Century Boys vol.20
2. Mahoraba vol.10
3. Shakugan no Shana vol.1
4. Hot Gimmick vol.12
5. Crazy For You vol.6
6. Detective Conan vol.51
7. Kikou Majutsushi ~Enchanter~ vol.9
8. Mahou Sensei Negima! vol.12
9. Teacher’s Time vol.6
10. Sumomomomomo ~Chijyo Saikyou no Yome~ vol.3

Movie de Utena no Brasil


Bem, tinha sido prometido pelo Estúdio Gábia há muito tempo. Nem sei se eles ainda existem e serão responsáveis pelo lançamento, embora a nota diga que, sim. De qualquer forma o anúncio do DVD foi feito no site Anime-Pró.

Espero que a versão fique boa e saia como se deve, com som original e legandas, além da versão dublada. O movie de Utena é o que eu menos gosto da série MAS É, SIM, UMA GRANDE NOTÍCIA! E quem sabe abre caminho para o mangá? ^_^


Agora, se o Estúdio Gábia ainda está na ativa bem que poderia concluir Vampire Princess Miyu, pois tem muita gente esperando para terminar de comprar a série. Além disso, seria mais inteligente investirem no lançamento de movies e OAVs e não séries mais longas, pelo menos até que se firmem no mercado.

Shoujos mais vendidos de Setembro


Nana dominou simplesmente 5 posições do top 10. Tudo graças ao empurrão que o filme live action deu, fora isso ainda foi o mais vendido pelo segundo mês consecutivo. Como esperado, Fruits Basket abocanha a segunda posição. Agora, para mim o importante é olhar para o quarto lugar e ver que mais um mangá de Chie Shinohara está fazendo sucesso. Não é a primeira nem a última vez que veremos Romance of Darkness no top ten. A Fonte é o Shoujo Manga Outline. eis a lista:

1. Nana #13
2. Fruits Basket #18
3. Penguin kakumei #2
4. Mizu ni sumu hana - Romance of Darkness #4
5. Nana #1
6. Nana #2
7. Nana #3
8. Nana #4
9. Hatsukare #6
10. B.O.D.Y. #5