quinta-feira, 30 de junho de 2011

Kaichou Wa Maid-sama é o Melhor Shoujo Mangá publicado na França



O ANN publicou os vencedores do último Japan Expo, festival francês de cultura japonesa. Não vou comentar todos os vencedores, mas vocês podem ver a lista aqui. Além de Maid-sama (会長はメイド様!) como melhor shoujo (*e não tem categoria josei, mas tem seinen*), temos Escaflowne como melhor lançamento em DVD/BD, eu suponho, e Yumiko Igarashi ganhando o prêmio de honra. Como a quantidade de material publicado na França é muito grande, deve ter sido uma briga boa.
ATUALIZAÇÃO: Os concorrentes na categoria shoujo eram, além de Kaichou Wa Maid-sama, Aishite Knight, Cat Street, Dengeki Daisy, Happy Marriage, Limited Lovers, Midnight Secretary e Skip Beat!. A lista estava no site Missión Tokyo.

Ranking da Oricon



Depois de três semanas fracas, até que enfim temos um ranking da Oricon bem favorável aos mangás femininos. Skip Beat! lidera o top 30 e há três shoujo no top 10, como na semana passada. Fora isso, ainda temos outros cinco mangás shoujo e dois josei, algo raro. Chihayafuru, que terá anime em breve, continua entre os trinta, e Tokyo Alice, que já teve dorama, aparece em 28º lugar.

1. Skip Beat! #28
5. Bokura ga Ita #15
7. Kyō, Koi wo Hajimemasu #12
15. Fushigi Yuugi: Genbu Kaiden #10
17. Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru #6
18. Nante Suteki ni Japanesque: Hitotsuma-hen #11
20. Chihayafuru #13
21. Kaze Hikaru #30
25. Reimei no Arcana #7
28. Tokyo Alice #7

Meu trabalho na II Jornada de Romances Gráficos



A II Semana de Romances Gráficos está acontecendo na UnB nos dias 29 e 30 de junho. É um evento muito interessante - que, infelizmente, não posso assistir completo por causa do trablaho - e ontem à tarde aconteceu a mesa de mangá. Por conta disso, não consegui postar nada no blog, já que corri de lá para cá. Depois, eu vou tentar passar o link para a dissertação de mestrado da Otávia Alves Cé (Universidade Católica de Pelotas), que apresentou o trabalho "Sobre meninas: exemplos de representação feminina nos mangás Shojo", pois ela estudou as representações femininas no mangá Fruits Basket e trouxe uma fala muito interessante. É muito bom ter gente trabalhando com mangá na universidade e ver alguém trabalhando com shoujo. Mas, enfim, fiz um filmete com os slides da minha apresentação. Se alguém quiser dar uma olhada. Como estava testando programas que convertessem Power Point em filme, acabei colocando com uma qualidade muito baixa, mas, depois, se der, eu faço algo melhor. Eu posso colocar os slides para download se alguém quiser. Na terça-feira, à noite, também andei pela UnB para assistir a palestra da Lola - do blog feminista Escreva, Lola, Escreva - na II Semana de Direito & Gênero coloquei duas fotos no Twipic (1-2). Hoje, aliás, o dia será de novo corrido e de poucas postagens. Queria poder manter uma média melhor, mas só no final de semana para colocar tudo em dia, infelizmente.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Brindes de Ōoku com a revista Melody



Segundo o Comic Natalie, a edição #8 da revista Melody vem com um set de imagens bônus da shogun Yoshimune de Ōoku (大奥), mangá de História alternativa de Fumi Yoshinaga. Além do furoku, temos a estréia do novo mangá de Masumi Kawasou (*não consegui traduzir o nome*) e de uma nova série de Leonard Genshou ni wa Riyuu ga Aru (バーナム効果であるあるがある), de Izumi Kawahara, a original é de 2003. Já na próxima edição estréiam Nakashima no Kashima (なかじまなかじま), de Keiko Nishi, e Paradise Pirates (パラダイス パイレーツ), de Miyuki Yamaguchi.

Rurouni Kenshin vai para o cinema



Segundo o Comic Natalie (*via ANN*), Rurouni Kenshin (るろうに剣心), aqui no Brasil também chamado de Samurai X, vai para o cinema. Primeiro, houve a notícia de um novo anime, mas eu não esperava que viesse filme ou dorama... mas veio! Em 2012 o ator Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O, Rookies, Beck, Ryōmaden), de 22 anos, vai encarnar a personagem criada por Nobuhiro Watsuki. A produção é da Warner Pictures do Japão, sob o encargo do Studio Swan, que fez o recém estreado Paradise Kiss. Segundo o Sankei Sports (*via ANN*), o filme será lançado internacionalmente e será uma série. O ator protagonista, Takeru Satoh declarou que leu o mangá quando estava no primário e que todos da sua geração são fãs de Kenshin.

Novels de Saiunkoku Monogatari chega ao final esta semana



Segundo o ANN, depois de oito anos e dezoito volumes, a autora, Sai Yukino, terminou a série de light novels (*romances curtos ilustrados*) de Saiunkoku Monogatari (彩雲国物語). A série teve mais de 6 milhões de exemplares vendidos e inspirou um mangá – desenhado por Kairi Yura – e duas séries animadas para a TV entre 2006 e 2008. Eu leio – e ainda não resenhei – o mangá de Saiunkoku Monogataria ou The Story of Saiunkoku, na edição da VIZ, e acho a história muito bem arrumadinha; deve ser melhor em formato livro, eu suponho. Em Saiunkoku Monogataria, Shuurei, uma moça nobre, mas de família empobrecida, recebe a proposta de se casar com o jovem e indolente imperador para reformá-lo. Segundo os conselheiros, a moça muito instruída e de forte caráter é a solução para os problemas do moço, que todos acreditam ser homossexual. Saiunkoku é uma série harém, tem uma personagem bem André-like na figura do criado fiel de Shuurei (*o misterioso Seiran*), e faz algumas discussões feministas interessantes. Shuurei é brilhante, mas por ser mulher não pode prestar exame para ser oficial na corte do imperador e tem que se contentar em lecionar para crianças e sonhar que eles (*e elas*) um dia possam fazer o que ela não pode. Todas as personagens da série são simpáticas, ainda que algumas sejam clichê, e é um dos mangás que eu queria no Brasil.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comercial do dorama de Ouran Host Club



Já tinha postado uma imagem do elenco de Ouran Host Club (桜蘭高校ホスト部) aqui no blog, assim como a participação dos atores em um programa japonês. Agora, eis a primeira propaganda. Realmente, minha curiosidade mórbida vai me obrigar a ver esse negócio... Nem que seja somente o primeiro capítulo. Obrigada, Priscila, por ter me enviado o link.

Primeiro trailer de Brave da Pixar



Em 2009, publiquei um post comentando uma polêmica nos EUA: de 10 filmes da Pixar até então, nenhum tinha sido protagonizado por uma menina. Agora, com Brave, que estréia em 2012, se o mundo não acabar, claro, teremos a primeira heroína da Pixar. Só que o pedido da época "e que não seja uma princesa" não foi atendido. Será uma princesa. Sendo Pixar, eu sei que é material de qualidade, e que eu vou assistir com muito gosto, mas não sairemos muito do clichê... Espero que pelo menos a Princesa Merida não seja a única menina da história. Pelo que li, a voz da mãe de Merida será feita por Emma Thompson e a rainha se chama Elinor. Será que é em homenagem à Elinor Dashwood de Razão & Sensibilidade (Sense & Sensibility) de Jane Austen? Coincidência ou homenagem?

domingo, 26 de junho de 2011

Artistas transformam bairros de Tokyo em personagens de mangá



Segundo o ANN, o site oficial do Tokyo Big Sight postou as imagens antropomorfizadas dos bairros de Tokyo feitas por mangá-kas de sucesso. Os participantes são os seguintes: Shiro Asakusa: You Higuri (Cantarella), Ruri Akihabara: Shunsaku Tomose, Reia Ginza: Akira Hiyoshimaru (do mangá Bungaku Shōjo), Kyosuke Shinjuku: Katsuki Kuzuya, Azusa Daiba: Toko Hinamatsuri, Mio Shibuya: Reine Hibiki (ilustradora das novels de Maria-sama ga Miteru), Souta Ikebukuro: Kanan Asuka. Além disso, Aoi Nanase, de Seraphim Call, e Izumi Bell desenharam duas versões das mascotes do evento, as Tokyo Big Sight-chan. Já, Lisa Miyasu e You Nagisawa desenharam ilustrações para promover o turismo. Além disso, imagens em tamanho real das personagens estarão na Japan Expo em Paris, entre 30 de junho e 3 de julho,para que os visitantes possam tirar fotos com elas, além de deixarem recados para as vítimas do terremoto e tsunami que atingiram o Japão em março. Entre os convidados do Japan expo na França estão Nobuteru Yuki, Akira Yamaoka, Yumiko Igarashi, h.Naoto, X Japan, Yasuhiro Nightow, Toko Kawai, May'n, Hinako Takanaga, Shanti, e Yoshiki Tonogai.

Ranking do New York Times



Saiu o ranking americano de mangás e, salvo por Black Bird, tivemos uma dança das cadeiras. O topo não mudou, mas Ouran subiu uma posição em relação à semana passada. Já Black Bird, como eu tinha vaticinado (*adoro esta palavra*) voltou ao top 10 e acredito que com a perda de fôlego de outros títulos, deve continuar. O volume novo já está para sair nos EUA, acho que falta menos de um mês. O que me lembra que, assim que meu cartão fechar, preciso encomendá-lo junto com Ōoku #6. Ambos saem agora em julho.

1. Naruto #51
2. Vampire Knight #12
3. Fullmetal Alchemist #25
4. Ouran Host Club #16
5. Bleach #35
6. Blue Exorcist #2
7. Maximum Ride #4
8. Bakuman. #5
9. One Piece #57
10. Black Bird #8

sábado, 25 de junho de 2011

Shoujocast #40 - Especial Dia dos Namorados: Orgulho & Preconceito - Parte 2


Hoje é Dia dos Namorados e a Lina, Tanko e eu (Valéria) decidimos colocar no ar um Shoujocast especial para vocês. Depois de muito deliberar, colocamos em andamento nosso projeto secreto “Orgulho & Preconceito” e convidamos a Adriana Zardini, presidente da Jane Austen Sociedade do Brasil, para nos ajudar nessa empreitada. No dia 12 de junho foi ao ar a primeira parte de nosso programa, quando falamos do livro, da autora, de como conhecemos Orgulho & Preconceito. Hoje, na segunda e última parte, discutimos as adaptações de Orgulho & Preconceito para o cinema e TV, e todas as outras citações e versões que o livro recebeu e nós pudemos ter acesso. É isso! O programa ficou muito legal! 

O resultado da promoção esta aqui. Parabéns às vencedoras! se você gostou da imagem que está no logo do cast da semana passada e desta semana, quem fez foi a Tanko e você pode ter uma camiseta com essa imagem. Para comprar clique aqui. Se você quiser comentar, use o espaço do post, ou mande um e-mail para shoujocast@yahoo.com.br (*Por favor, coloque nome ou nick, idade e profissão*). Para assinar o nosso feed, clique aqui. E agora o Shoujocast está no Twitter, então, se quiser, pode nos seguir. Se quiser baixar o programa, é só clicar neste link. É possível ouvir o Shoujocast no player abaixo, também:


LINKS IMPORTANTES PARA O EPISÓDIO
 

Sites da Adriana - Jane Austen Club e JASBRA – Jane Austen Sociedade do Brasil
As Várias Faces de Orgulho & Preconceito, comparando as mesmas cenas nas várias versões - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 
Fanarts de Orgulho & Preconceito (*Escolha de Lina e Tanko*): 1234 L
Cena da camisa molhada: Série de 1995 - St. Trinnian's - Lost in Austen 
Lizzie toca piano na série de 1980 - Assista 
Bridget Jones entrevista Colin Firth - Legendas em espanhol 
Wishbone – Parte 1, 2 e 3 
Orgulho & Preconceito - O Musical 
Resultado das Pesquisas: Adaptação - Mr. Darcy - Elizabeth Bennet 
Mangá de Orgulho & Preconceito e a página da desenhista, Reiko Mochizuki
Post da Lina sobre Orgulho & Preconceito & Zumbis e sobre o mangá de Orgulhos & Preconceito
 Shoujocast #19 e #20 - Um Mergulho no Mundo das Adaptações (*Também falamos de Orgulho & Preconceito*) 
No Shoujocast #24 falamos de Orgulho & Preconceito & Zumbis. 

Quem quiser adquirir um dos artesanatos que a Lina faz, é só visitar o Inverse Craft. Ela faz coisas muito fofas, como esses chaveiros de Moyashimon que ela me deu de presente ou o quadro de gatinho que ela me enviou no meu aniversário. ^_^ E visitem o site da Lina e o Blyme Yaoi, o site da Tanko. Eles valem a pena.

As Várias Faces de Orgulho & Preconceito - Parte 5


Como a Quinzena é em homenagem à Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice), por conta do Shoujocast do Dia dos Namorados (*Já ouviu? Já ouviu?*), mais um lote de cenas das quatro produções principais - 1940, 1980, 1995, 2005 - para vocês compararem. Dessa vez é a cena das cartas de Jane, quando Elizabeth fica sabendo que Lydia fugiu com Wikham. A cena não existe na versão de 1940, aliás, nem a carta de Darcy está lá, a cena é totalmente diferente... Então, coloquei as das outras produções, já que comentamos bastante sobre isso no próximo Shoujocast.


Esta é a versão de 1980 com Elizabeth Garvei e David Rintoul. Apesar de convincente na sinterpretações, ela não segue o livro, já que Darcy foi ao encontro de Elizabeth e não o contrário. Imagino Elizabeth correndo da vila até Pemberley. Lembram do tamanho da propriedade? Esta é uma das seqüências que colcoa por terra a idéia de que a série da BBC de 1980 é a "mais fiel" ao livro de Jane Austen. Ainda assim, é uma boa cena.


A série de 1995 seguiu o livro em quase tudo e oferece a melhor versão da cena. A angústia de Darcy, a sensação (*e é isso que eu imagino quando leio a cena ou assisto esta série*) de que o rapaz gostaria de abraçar e consolar Elizabeth, os sentimentos contidos... Tudo é perfeito! Bela interpretação de Colin Firth e Jennifer Ehle.


Enfim, sei que o filme de 2005 tem seus méritos. Eu não discordo dele totalmente, mas esta é uma das cenas que eu menos gosto. Em primeiro lugar, essa cena é de Darcy e Elizabeth, uma das melhores cenas do casal e não uma cena coletiva com os tios presentes. em segundo lugar, de quem foi a idéia de colocar a coitada da Keira Knightley girando em torno desse biombo? Acho que tudo nessa cena foi infeliz.

É isso. Há outros três posts com passagens comparadas de Orgulho & Preconceito:Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4. Se der, coloco pelo menos mais um outro pedaço hoje... Mas acho que não vai dar, não.

Novo volume de Glass Mask lançado com sessão de autógrafos



Já tinha comentado aqui que Suzue Miuchi iria lançad o 47º volume de Glass Mask (ガラスの仮面 – Garasu no Kamen) no dia 26 de julho. Pois bem, segundo o Comic Natalie, para comemorar o lançamento, o site da série está fechado e com uma mensagem dizendo que teremos surpresa no dia 8 de julho. O que será, não sabemos, mas as rosas púpuras estão lá... Será que é o fim da série? Oh, minhas esperanças! Enfim, no dia 31 na livraria Maruzen. Os 150 fãs que ligarem primeiro a partir das 10h do dia 27 de julho, ganham o convite.

Bela capa da revista Cheese



Eu tinha falado sobre a propaganda que Aoki Kotomi tinha feito para a Pepsi, pois é, a capa da Cheese traz exatamente uma das imagens de Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru (カノジョは嘘を愛しすぎてる) e ficou linda. Se entendi bem o Comic Natalie, o brinde é da série, acho que MUSH & Co. deve ser a banda da série, e há um booklet, também. Eu tenho muitas reservas em relação ao trabalho de Aoki Kotomi, mas acho que já é hora de dar uma segunda chance para ela... Quem sabe? Eu não dei para Fumi Yoshinaga?

JUMP Kai estreia no Japão



Hoje, 25 de julho, foi lançada no Japão a nova revista seinen, a JUMP Kai. O nome da nova série de Tomoko Ninomiya se chama 87CLOCKERS e é a capa da edição. Não sei detalhes sobre a história, acho mesmo que ainda não saiu alguma coisa consistente, mas as personagens lembram as de Nodame Cantabile (のだめカンタービレ), só que mais estilizadas... Como é a capa, não dá apra saber direito, mas uma delas está até com violino. O Comic Natalie trouxe uma lista das séries - mas eu realmente não vou traduzir, desculpem - e anuncia que na próxima edição estreia Winners Circle he Yôkoso (ウイナーズサークルへようこそ), de Shinobu Kaitani, além de séries de Kumiko Suekane e de Tetsuya Tsutsui. O Manga News ajudou nessa última parte.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Kaoru Mori na cozinha



Eu realmente acho a Kaoru Mori, de Emma (エマ) e Otoyomegatari (乙嫁語り), uma desenhista brilhante. Fora isso, ela cada vez se mostra mais excêntrica. Agora, ela cozinhou uma das receitas de Otoyomegatari para a equipe do Comic Natalie, mostrando que ela realmente está mergulhando dentro da cultura dos nômades da Ásia Central. Fora isso, ela dá uma entrevista... Infelizmente, tudo em japonês e eu não tenho condição de traduzir. Não sei se já está no volume 3, mas vem aí um capítulo sobre culinária no mangá... :) Ototomegatari é o melhor exemplo de mangá etnográfico que eu conheço. As fotos da autora cozinhando estão aqui.

Uragiri wa Boku no Namae o Shitteiru vira peça de teatro



Segundo o Comic Natalie, o mangá Uragiri wa Boku no Namae o Shitteiru (裏切りは僕の名前を知っている), de Hotaru Odagiri, vai se tornar peça de teatro. As apresentações serão entre 21 e 25 de dezembro em Ginza. A produção é do mesmo pessoal que fez a peça de teatro de Lenda dos Heróis Galáticos (銀河英雄伝説)... Algo que, para mim, é muito difícil de imaginar. Muito mesmo! Uragiri wa Boku no Namae o Shitteiru teve anime em 2009.

Mangá Red de Hiromi Kobayashi relançado no Japão



Segundo o Comic Natalie, o mangá josei Red (レッド), de Hiromi Kobayashi, será relançado no Japão. Originalmente a série teve sete volumes, mas, se entendi bem, seu relançamento será em cinco volumes. Os volumes 1 e 2 foram lançados simultaneamente hoje. Quem comprar os dois poderá concorrer a prêmios por sorteios, acredito que serão 100 sorteados. É preciso enviar o cupom até 26 de setembro. Ainda segundo a matéria, quem comprar todos os volumes irá ganhar um calendário 2012. Os três volumes restantes saem em 26 de agosto. O que me chamou a atenção foi a bela capa... Não dá para não notar. :) E tem scanlations do volume 1 em inglês feito pelo grupo JShoujo.

Ajuda com a Princesa e o Cavaleiro



Pessoal, alguém sabe onde posso baixar o volume 1 da Princesa e o Cavaleiro - Ribon no Kishi (リボンの騎士) - em japonês? Ou poderia me informar se Saphire oscila entre boku (僕), o "eu masculino", e o "eu neutro/formal" watashi (私) ou mesmo o "eu feminino" atashi (あたし). E se, neste último caso, ela o faz quando está com o príncipe? Eu consegui achar o início do primeiro capítulo do anime com legendas em inglês. Ela usa "boku" normalmente, mas não cheguei a vê-la interagindo com o príncipe e o mangá é bem diferente do anime em certas questões.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço! É meio urgente...

Chika Umino ganha grande exibição no Japão



Segundo o Comic Natalie, a partir do dia 6 de agosto haverá uma grande exposição d aobra de Chika Umino, quer dizer, de Honey & Clover (ハチミツとクローバー) e Sangatsu no Lion (3月のライオン), mais o character design original de Higashi no Eden (東のエデン). Serão 150 ilustrações originais. A exibição ficará aberta entre 06-18 de agosto emu ma galleria em Ikeburo. As entradas variam de 600 ienes para os adultos até 300 ienes para alunos de ginásio. Crianças não pagam.

Pôsteres anunciam o novo volume de Ōoku



Segundo o Comic Natalie, o novo volume de Ōoku (大奥), obra de Fumi Yoshinaga, chega às lojas no diz 27 de junho. Se entendi bem, pôsteres com as capas dos últimos volumes estão distribuídas por várias estações de metrô em Tokyo. Eles ficaram afixados até o dia 03 de julho e o site da série voltará ao ar no dia 28 de junho, provavelmente com novidades. Enfim, já que estou falando de Ōoku não deixe de conferir o Shoujocast #37 que é sobre o filme que, aliás, está disponível para download com legendas em português. Segundo, a autora, a série terá 12 volumes ao todo. Parece que já é a shogun Yoshimune na capa... Parece...

Ranking da Taiyosha



Dessa vez não atrasei tanto o ranking da Taiyosha, vou publicá-lo ainda na semana que saiu. ^__^ No top 10 temos somente um mangá feminino, Chihayafuru, que está em quarto lugar. Na verdade, A ordem não difere muito do ranking da Oricon, ainda que o top 10 geral seja diferente. Em shoujo, são os mesmos três primeiros lugares, só que Kin Kyori Renai (*com essa capa que me deprime*) e Kanouso mudam de ordem. Machi de Uwasa no Tengu no Ko , Vampire Knight e Megane Café Glass (*BL único esta semana*) resistem. Puzzle Game☆High School X é a terceira série com o mesmo nome e não tem scanlations. MOMO deve ser o último volume e a capa é fofinha. Já Clematica Kutsuren é de Mayu Sakai, a mesma autora de Rockin' Heaven. Em josei, Chihayafuru lidera e deve ficar em primeiro lugar por muito tempo. Gin no Spoon aparece de novo no top 10 e Reikan Koumuten Repair   aparece de novo. Eu realmente não sei se é o mesmo volume que retorna ou se é uma reedição... Não tenho informações. Paradise Kiss aparece três vezes, mas não sei se é o início de uma despedida ou se simplesmente temos títulos de força esta semana. E, sim, mais um gaiden de Papa told me... Queria muito poder ler essa série...

SHOUJO
1. Tonari no Atashi #7
2. Kin Kyori Renai #10
3. Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru #6
4. Machi de Uwasa no Tengu no Ko #8
5. Vampire Knight #14
6. CRASH! #10
7. MOMO #7
8. Megane Café Glass
9. Puzzle Game☆High School X #4
10. Clematica Kutsuten

JOSEI
1. Chihayafuru #13
2. Real Clothes #12
3. Gin no Spoon #2
4. Papa told me ~Mado ni Akari no Moru Koro~
5. Heavenly Kiss #7
6. Reikan Koumuten Repair  Odoro no Maki
7. Gozen 3-ji no Kikenchitai #3
8. Paradise Kiss #1
9. Paradise Kiss #2
10. Paradise Kiss #3

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma nova Lizzie para Orgulho & Preconceito & Zumbis



Eu vi a notícia mais cedo e fiquei na dúvida se postava, ou não. Já é a terceira possível Lizzie para Orgulho & Preconceito & Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies) a ser anunciada, a primeira foi a oscarizada Natalie Portman, a segunda foi Anne Hathaway. Agora, Emma Stone, a futura Gwen Satacy no novo Homem-Aranha, é anunciada como possível, guardem bem, possível Elizabeth Bennet... Pelo menos o diretor parece ser certeza, é Craig Gillespie, da série United States of Tara, que muita gente adora. Como não gostei nem do livro, nem da graphic novel, talvez o filme, se sair mesmo, possa me agradar, mas meu interesse é quase ZERO. Queria saber mesmo é se os americanos vão realmente filmar Lost in Austen. Se alguém quiser tirar a teima, o livro tem edição brasileira (Submarino - Cultura) e em língua inglesa (Cultura - Book Depository) e o quadrinho (Cultura - Book Depository), claro.

Primeira imagem do novo mangá da autora de Akuma to Love Song



Akuma to Love Song (悪魔とラブソング), de Miyoshi Tomori, terminou recentemente, mas sua nova série já vai estrear na revista Margaret em 5 de julho. O nome da série é Ouji ka Prince (王子 か プリンス) e, segundo o Shoujo Manga Outline, a história básica é a seguinte: Tsunago é uma colegial que, como tantas outras, admira e idolatra o príncipe imperial, chamado Koji Ninomiya. Um belo dia, um novo aluno chega em sua escola, seu nome é Haruhito e ele é muito parecido com o príncipe, tão parecido que Tsunago começa a ter algumas dúvidas... Enfim, a protagonista da imagem é muito diferente de Kawaii Maria, de Akuma to Love Song. Vamos ver se a série é tão legal quanto. Queria muito Akuma to Love Song no Brasil, mas a série mal começou a sua carreira internacional...

Mangá de Erica Sakurazawa chega ao seu final



Erica Sakurazawa é uma mangá-ka de quem eu gosto muito. Li algumas de suas obras publicadas nos EUA pela Tokyopop e outras em scanlations. Elas em geral são curtas, um dois volumes, e tratam de relações humanas de uma forma tão intimista que me lembram aqueles filmes alternativos, de produção pequena, mas que são como pequenas pérolas. Fiz resenha de Tenshi e Aromatic Bitters. Enfim, segundo o Manga News, o último mangá da autora, Kimi no Iru Basho (君のいる場所), acabou de terminar na revista Feel Young. A história, como todas que conheço de Sakurazawa, é simples e, ao mesmo tempo, muito promissora: Minori, a protagonista, teve que abandonar os estudos para trabalhar no café onde a mãe é gerente. Um belo dia, um jovem misterioso aparece no quarto da jovem. Depois do susto e do mal estar, eles se tornam amigos e o rapaz passa a ser cliente regular do café. Pouco a pouco, a partir das conversas com o rapaz, Minori decide voltar a estudar e tomar as rédeas de sua vida...

Ranking do Oricon



Saiu o ranking da Oricon e está melhorzinho que o da semana passada... Se bem, que, do jeito que foi, seria bem fácil. Temos três mangás femininos no top 10. Chihayafuru, josei que terá anime em breve e já colheu muitos prêmios, encabeça o grupo. Ainda entre os dez primeiros temos Tonari no Atashi e Kanouso, que apareceu nas propagandas da Pepsi no Japão. E temos Kin Kyori Renai, com suas capas pedófilas, raspando no top 10. E fechando, o josei Real Clothes, que já teve dorama.

3. Chihayafuru #13
7. Tonari no Atashi #7
9. Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru #6
11. Kin Kyori Renai #10
29. Real Clothes #12

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Resultado da Promoção do Shoujocast



A Lina acabou de fazer o sorteio do pôster e do livro referentes ao programa de Orgulho & Preconceito. E quem venceu? A @lady_plus_me ganhou o poster. O link do sorteio é este aqui. Já a @tianenico levou o livro. O link do concurso é este aqui. Agora, vencedoraes, o que vocês precisam fazer? Enviar um e-mail com o endereço para shoujocas@yahoo.com.br com o endereço. Sem isso, não podemos mandar o prêmio. É isso, obrigada a tod@s que participaram. Teremos outras promoções, podem esperar. :)

Game Storm Lover é transformado em mangá



Segundo o Comic Natalie, o otome game Storm Lover (ストームラバー) foi transformado em mangá e estreou hoje na revista Sylph. A série é desenhada por Midori Murasaki e é a capa da revista. O traço, aliás, paree ser lindo e, como todos os otome game que eu conheço, trata-se de um mangá harém.

Aoki Kotomi desenha propaganda da Pepsi



Segundo o Comic Natalie, a mangá-ka Aoki Kotomi desenhou a propaganda da Pepsi Nex japonesa usando suas personagens do mangá Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru (カノジョは嘘を愛しすぎてる). Em evidência, Riko, a protagonista. Só não entendi direito se os pôsteres só estão expostos em duas lojas em Shibuya. Acredito, que não. A página oficial de Kanouso é esta aqui. A série é publicada na revista Cheese. Não é a primeira vez que a autora empresta seu traço para a propaganda, vide este outro post aqui.

Revista Anan 1763 premia mangá de Setona Mizushiro



Eu não sei se entendi direito se é a segunda parte do prêmio ou o segundo prêmio, mas acredito que a segunda opção é a correta. Dito isso, segundo o Comic Natalie, o mangá Shitsuren Chocolatier (失恋ショコラティエ), de Setona Mizushiro, recebeu o prêmio de melhor mangá dado pela revista. A Anan é uma revista feminina, eu suponho, e os outros mangás que a matéria cita em destaque são todos shoujo: Oboreru Knife (溺れるナイフ), de George Asakura; o recém encerrado Machi de Uwasa no Tengu no Ko (町でうわさの天狗の子), de Não Iwamoto; e Sakamichi no Apollo (坂道のアポロン), de Yuki Kodama. Além disso, convém ressaltar que a capa é Maeda Atsuko do grupo AKB48 e protagonista do próximo dorama de Hanakimi (花ざかりの君たちへ). Ela estrela um ensaio sexy (*sim, é isso mesmo, olhe as fotos no Tokyo Hive*) sobre dieta e boa forma. E, segundo o/a editor/a da revista, "[Maeda] é a celebridade que tem o corpo mais acessível e mais bonito para as nossas leitoras na casa dos 20 anos. A parte inferior do seu corpo é tão bonita que é quase de tirar o fôlego". As revistas femininas brasileiras também trazem ensaios sexy? Sei lá, como não costumo comprar e só folheio mal e mal na banca, essas coisas me causam estranheza... Devo ser conservadora demais. :P

Logo de Verão de Takashi Murakami



A McCookie e a Utena, do site Otome Road, me passaram links com o logo de Verão do Murakami. É bem interessante, mas achei o de inverno mais bonito... Quer dizer a pelavra não seria bem essa, é mais fofinho, eu acho e adoro as flores dele e azul é (*ou era*) a minha cor favorita. ^__^ Obrigada pelos links. A McCookie passou inclusive de uma matéria sobre o logo E, sim, durante muito tempo meu nick na internet foi Utena. Tem gente que me chama assim até hoje.

Faltam poucas horas para o fim da promoção do Shoujocast



Faltam poucas horas para o final da nossa promoção do Shoujocast de Orgulho & Preconceito. Enfim, fiz um vídeo horrível (*onde vocês poderão me ver*) para mostrar o livro que nós iremos sortear. Então, é isso, não deixe de participar. ^__^ Para participar é preciso ter Twitter e seguir as intruções que estão aqui (*livro*) e aqui (*poster*). Olha só, é só clicar no link e seguir as instruções e serão twittadas a mensagem "Sou ouvinte do @Shoujocast e quero concorrer a um livro Orgulho e Preconceito http://bit.ly/mR5tAg (@Shoujocast)" ou "Sou ouvinte do @Shoujocast e quero concorrer a um poster do filme Orgulho e Preconceito http://bit.ly/iy73jc (@Shoujocast)".

Box Especial com Dorama de Sailor Moon será lançado no Japão



Segundo o Comic Natalie, o dorama de Sailor Moon (セーラームーン), que foi ao ar entre 04/10/2003 e 25/09/2004, será relançado em um box especial pela Bandai no dia 22 de setembro. Obviamente, se trata de mais um preparativo para o aniversário de vinte anos do mangá de Naoko Takuchi. O box traz os 49 episódios originais (*Eu não lembrava que eram tantos!*), mais o episódio zero, que eu acho que é sobre a Sailor V, um musical de Sailor Moon de 2004, além de entrevistas e outros bônus. Eu realmente gostei do que eu vi do dorama, ficou trash, mas, ao mesmo tempo, sincero e interessante na sua falta de pretensões. Infelizmente, não deve chegar aqui no Brasil.

Coletânea e Exposição de Izumi Kawahara no Japão



Segundo o Comic Natalie, uma coletânea com trabalhos curtos da autora Izumi Kawahara será lançada no Japão em 27 de junho. Comet San Nimu Hana ga Aru (コメットさんにも華がある) reúne mangás publicados nos últimos cinco anos na revista Melody. Para comemorar, uma exposição com 27 trabalhos originais da autora, incluindo três em cores, será aberta na loja Yodobashi AKIBA.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Takashi Murakami faz logo de Inverno do Google



Ficou fofo e eu precisava postar. Esse é o logo do Google para comemorar a chegada do Inverno no Hemisfério Sul. Ele deve ter feito o logo do verão, também. eu queria ver... Enfim, clicando em cima você cai na busca por Solistício de Inverno. :) Takashi Murakami é um artista japonês improtante. Já falei dele quando cometnei sobre a sua exposição no Palácio de Versalhes (1-2).

Barairo no Seisen: Mais um Josei se torna Dorama



Segundo o ANN – que publicou a notinha antes do Comic Natalie – Barairo no Seisen (バラ色の聖戦), mangá de Yukari Koyama, vai virar dorama. Essa série sempre aparece entre os josei mais vendidos e conta a história de Makoto Miki, uma mulher comum de 30 anos, que é mãe e tem um marido que tem uma amante. Em um determinado momento, ela decide dar uma virada em sua vida e se tornar modelo. O subtítulo do mangá, “O Futuro está em suas mãos”, diz muito, acredito, já que não há scanlations, sobre a história. A atriz Kazue Fukiishi de 28 anos fará a persoangem. Ela tem quase a mesma idade da protagonista, mas é curioso que, neste caso, a personagem seja mais jovem, quando os japoneses adoram escalar adultos para faerem adolescentes. Enfim, outra coisa curiosa é que a tradução do nome do mangá é “A Guerra Santa Cor de Rosa”. ^__^ Será que vão legendar? A página oficial do dorama é este aqui. O mangá é publicado na revista Kiss.

Pôsteres da Skip Beat! com a revista Hana to Yume



Segundo o Comic Natalie, a edição 14 da Hana to Yume veio com brindes de Skip Beat!, um deles da personagem Ren Tsuruga tomando banho (*bem feio, aliás*), outro da personagem cercada de rosas... Enfim, eu não consegui gostar de Skip Beat! (スキップ・ビート!) e não me sinto atraída pelo traço da autora. Também foi publicada uma imagem das protagonistas de Wild Kiss, novo mangá de Hisaya Nakajo, autora de Hanakimi (花ざかりの君たちへ). E, sim, Wild Kiss é um gaiden de Hanakimi, mas com personagens diferentes, Tomoki Asakawa e um garoto misterioso chamado Chihiro Yoshida (*imagem no post*). O CN também avisa que no volume 17 da Hana to Yume virá com um suplemento de Hanakimi. Imperdível para os fãs.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Volumes de Mangá mais vendidos do Japão



Outro ranking da Oricon que o ANN publicou como primeira parte, só que a segunda não apareceu até hoje... A lista com 50 volumes (*não são as séries mais vendidas, que fique claro*) é fruto de uma sondagem feita entre 22 de novembro de 2010 e 22 de maio de 2011. Temos somente cinco mangás femininos na lista. Kimi ni Todoke #13 conseguiu ficar em quarto lugar e Nodame Cantabile #25 está em sétimo. As outras séries que conseguiram aparecer são Ouran, Kyō, Koi wo Hajimemasu e Strobe Edge. Espero que a segunda parte da lista saia logo. Ela está completa no ANN.

4. Kimi ni Todoke #13 - 1,120,177 Shueisha
7. Nodame Cantabile #25 - 981,451 Kodansha
34. Ouran Club #18 - 391,314 Hakusensha
41. Kyō, Koi wo Hajimemasu #11 - 358,302 Shogakukan
43. Strobe Edge #10 - 356,021 Shueisha

Ranking do New York Times



Esta semana o ranking americano deu uma sacudida geral... Quando eu poderia imaginar que Black Bird seria varrido dessa forma do top 10? Só sobrou mesmo Maximum Ride e, mesmo assim, despencou de primeiro para o nono lugar. De qualquer forma, eu acho que Black Bird volta, mas o assunto é o ranking da semana. E temos dois shoujo fortes, Vampire Knight, que só perde para Naruto, e Ouran Host Club, caminhando para o seu final, assim como aqui no Brasil. Aliás, que capa bonita essa de Vampire Knight... A brasileira foi assim? Eu não lembro.

1. Naruto #51
2. Vampire Knight #12
3. Bleach #35
4. Fullmetal Alchemist #25
5. Ouran Host Club #16
6. Blue Exorcist #2
7. Bakuman. #5
8. One Piece #57
9. Maximum Ride #4
10. Claymore #18

Orgulho & Preconceito: o Musical



Eu já sabia que Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice) tinha um musical., mais de um, aliás. A Lina ontem me passou o link para baixar das músicas da versão do Bernard J. Taylor. O vídeo é da montagem da montagem que eu já tinha comentado aqui. Segundo ela (*e a Lina já me fez corrigir o post umas três vezes*), até hoje foram três montagens... Fora alguma versão mais restrita... Acho que eu vi um site de outra montagem, australiana, acho. Segundo meu marido, eu não tenho bom gosto para essas coisas, ou, melhor dizendo, ele odeia a maioria dos musicais... ^__^ Eu realmente não sei se é o mesmo musical da Broadway que comentei muito tempo atrás... Acho que não é. Mas, é mais uma das coisas que um fã de O&P não pode perder. E, só lembrando, estamos na quinzena de Orgulho & Preconceito. Temos uma promoção rolando e a segunda parte do #Shoujocast falando das adaptações do livro para cinema, TV, literatura, mangá, etc. entra no ar no próximo domingo.

Mais Orgulho & Preconceito: Lizzie toca piano



Mais um post da quinzena Orgulho & Preconceito, lembrando que a promoção termina no dia 22. Enfim, há uma passagem do livro que só é mostrada em uma das adaptações (*que eu assisti*). coisa que eu não entendo. No livro, Darcy viu Lizzie tocando pianoforte antes da sua estada em Rosings, tanto que ele já conhecia o talento da moça e a elogia para a irmã. Somente a série da BBC de 1980 mostra a protagonista tocando piano, pressionada por sua amiga Charlotte. Esta é a seqüência. A mãe de Lizzie e sua irmã Mary são alívio cômico. Eu gosto muito da Elizabeth Bennet interpretada por Elizabeth Garvie e, para mim, Irene Richard é a melhor Charlotte Lucas. É isso! Outros vídeos virão. ^__^

Trabalhos de Makoto Takashi ganham exposição e artbook no Japão



Makoto Takashi publica shoujo mangá desde os anos 1950. Seu traço é tão marcante que basta olhar para saber que a arte é dele. Pois bem, segundo o Comic Natalie, este mês será aberta uma grande exposição das obras do mangá-ka em Ginza é Makoto Takashi no Sekai (高橋真琴の世界), já o artbook acho que se chama Macotopia. A exposição será de 15-24 de julho. O artista estará na abertura autografando o artbook e desenhando ao vivo.

Retorno de Fushigi Yuugi Genbu Kaiden



Eu não acompanho Fushigi Yuugi Genbu Kaiden (ふしぎ遊戯 玄武開伝), de Yuu Watase, mas lembrava de ter noticiado que o mangá tinha retornado... Pois é, o último volume da série, depois de um primeiro hiato, foi publicado dois anos atrás. Agora, o Pro Shoujo Spain noticiou que Watase publicou em seu site a imagem da capa do volume 10 da série, que chega às lojas no dia 24 de junho. Enfim, espero que não tenhamos outro hiato e a série chegue ao seu final normalmente.

Black Bird entra no seu arco final



Segundo o Manga News (*via Shoujo Manga Outline*), o mangá Black Bird, de Kanoko Sakurakoji, entrou no seu arco final. A notícia saiu na edição #7 da revista Betsucomi. Black Bird deve terminar no final deste ano ou, no máximo, nos primeiros meses de 2012. A série começou em 2006 e chegou aos 13 volumes no Japão, com um total de mais de 2 milhões e 500 mil exemplares vendidos. Eu realmente fico feliz com a notícia. Gosto de Black Bird mais tinha medo da história ser esticada por conta do sucesso e terminar perdendo (*totalmente*) o sentido. Aqui no Brasil, Black Bird é publicado pela Panini. Eu acompanho a edição americana e resenhei todos os oito volumes até agora.

domingo, 19 de junho de 2011

Jane Austen na Biblioteca Pública de Minas Gerais



A Adriana Zardini, que participou conosco do podcast de Orgulho & Preconceito, estará dando uma palestra no Projeto Aula na Biblioteca, da Biblioteca Pública de Minas Gerais. Será no dia 21 de junho às 15:00, com direito a certificado de participação. Além disso, os interessados poderão visitar a exposição sobre a obra de Jane Austen no Setor de Coleções Especiais. Maiores informações e inscrições gratuitas para o evento: Biblioteca Pública Luiz de Bessa - Coleções Especiais - Praça da Liberdade, 21 - 2o andar - Telefone: (31) 3269 1209 - E-mail: mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br.

Séries mais vendidas do Japão



Eu estava esperando o ANN publicar a segunda parte da lista, mas, já faz quase um mês e nada. Então, mehor colocar logo aqui no blog. Pois bem, a Oricon publicou a lista das dez séries de mangá mais vendidas do Japão entre 22 de novembro de 2010 e 22 de maio de 2011. Só vejam o abismo que separa o primeiro, One Piece (*claro*), do segundo colocado, que é Gantz.... São mais de 20 milhões de volumes! O ranking também mostra a hegemonia da Taiyosha com 80% do top 10. De shoujo mangá entre os poderosos temos Kimi ni Todoke em sétimo lugar e bem nos calcanhares de Bakuman. Aliás, do segundo para o décimo as distâncias são pequenas, comparado com a diferença do primeiro para o segundo colocado.

1. One Piece - 23,366,030 - Shueisha
2. Gantz - 3,110,842 - Shueisha
3. Naruto - 3,035,593 - Shueisha
4. Shingeki no Kyojin - 2,613,851 - Kodansha
5. Fairy Tail - 2,501,768 - Kodansha
6. Bakuman. - 2,471,448 - Shueisha
7. Kimi ni Todoke - 2,421,162 - Shueisha
8. Gintama - 2,332,551 - Shueisha
9. Bleach - 1,980,234 - Shueisha
10. Toriko - 1,836,000 - Shueisha

Paradise Kiss vai bem nos cinemas japoneses



O filme de Paradise Kiss (パラダイス・キス ) estreou no dia 4 de junho nos cinemas japoneses e, segundo o site Box Office Mojo, vai indo bem. Na primeira semana só perdeu para Piratas do Caribe, o que, sinceramente, não me parece surpresa. Na sua segunda semana, caiu para terceiro, mas manteve uma renda muito próxima. Acho que deve resistir por algum tempo ainda. Percebi olhando a lista que o movie animado de Budha, se Osamu Tezuka, já estreou e vai na sua quarta semana em cartaz. Tanto Budha, quanto Paradise Kiss, foram publicados aqui no Brasil pela Conrad.


Agora uma coisa que eu notei olhando a imagem acima, o tal Yusuke Yamamoto, que vai fazer o Tamaki em Ouran Host Club, está em Paradise Kiss fazendo o Hiroyuki Tokumori, colega de classe da Yukari. Alguém me explica por qual motivo escolhem esse menino que parece que faz implante de botox nos lábios para fazer os garotos (supostamente) mais bonitos dos mangás? Tem condição? Que coisa mais sem sentido...

As Várias Faces de Orgulho & Preconceito - Parte 4


Como a Quinzena é em homenagem à Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice), por conta do Shoujocast do Dia dos Namorados (*Já ouviu? Já ouviu?*), mais um lote de cenas das quatro produções principais - 1940, 1980, 1995, 2005 - para vocês compararem. Cortei um monte, mas dá trabalho colocar no Youtube, então, não vai entrar tudo de uma vez... Dessa vez, o cartão de visita arrogante e desastrado do Mr. Darcy, quando ele diz que a beleza de Elizabeth "(...) é aceitável, mas não tem beleza o suficiente para tentar-me. Não estou disposto a dar atenção a moças que são desprezadas por outros homens." (“She is tolerable; but not handsome enough to tempt me; and I am in no humour at present to give consequence to young ladies who are slighted by other men."). Obviamente, logo ele mesmo perceberá que não é invulnerável aos encantos da moça... As cenas são curtinhas, mas é uma das passagens marcantes do livro e nunca fica fora das adaptações, além de marcar o tom da interpretação que o ator dará ao Mr. Darcy até o fim da série ou do filme.


Greer Garson é Elizabeth Bennet; Laurence Olivier, o Darcy mais afetado de todos os tempos. Ele me lembra um pouco o Don Diego de Zorro, sabe? Que tinha que fingir que era efeminado para que ninguém soubesse que ele é o herói? Sinceramente? Eu não gosto da interpretação do Olivier. Mas o Bruce Lester, que faz o Bingley, é bem interessante.


David Rintoul faz o Darcy mais frio e rígido de todas as adaptações que eu vi. Depois, ele melhora, mas o tom da primeira parte do seriado é essa aí. Elizabeth Garvie é, talvez, a melhor Lizzie de todas, nesta cena ela não fala, mas mostra todo o seu desconforto na sua linguagem corporal. Osmund Bullock, Mr. Bingley, não me impressiona... Realmente, não gosto dele.


Essa é minha adaptação favorita e eu não discuto se Colin Firtth é o melhor Mr. Darcy... Pois, para mim, ele é único. Jennifer Ehle é uma das melhores Lizzies, não consigo escolher entre ela e a Elizabeth Garvie. Já o Crispin Bonham-Carter é o melhor Mr. Bingley para mim. O mais simpático e bonzinho, competindo com o Bruce Lester, que acho que só perde porque teve muito menos tempo para desenvolver a personagem, e o menos bobão... Vide o tom do filme de 2005 ou de Lost in Austen.


E, por fim, o filme de 2005. Matthew Macfadyen é o Darcy tímido, não consigo vê-lo como orgulhoso. Simon Woods não faz um Bingley simpático e gentil, mas boboca... Não gosto da interpretação. Nas séries de 1995 e 1980, Darcy parece falar sem se importar que Lizzie esteja ouvindo, ou não. Aqui, como no filme de 1940, Darcy e Bingley não sabem que a moça está ouvindo.

É isso. Há outros três posts com passagens comparadas de Orgulho & Preconceito:Parte 1 - Parte 2 - Parte 3. Além disso, temos as enquetes (1 - 2 - 3) e a promoção do Shoujocast. Não deixem de participar!

Ranking da Taiyosha



Com muito atraso de novo, mas eis o ranking da Taiyosha. Como comentei no ranking da Oricon, foi uma semana fraca de vendagens para os mangás femininos, tanto que eu vejo alguns shoujo voltando ao top 10 depois de terem saído... e nem são títulos fortes, por assim dizer. Enfim, esta semana temos um mangá BL entre os shoujo, Megane Café Glass, de Yonezou Nekota. Pelo que li em uma review, é parecido com Ouran Host Club, só que Haruhi é um menino... é um mangá sobre um café no qual todos os garçons usam óculo (megane). A série é da Libre, portanto, BL de verdade, mas não tem sexo, é coisa leve. Há um mangá da revista Aria, Junketsu + Kareshi , uma coletânea de histórias curtas de terror, Mayuri no Kyoufu Houkoku e alguns mangás da Nakayoshi. Sabagebu! ou Survival Game Club, parece ser engraçado, com meninas com armas e um ornitorrinco na capa. ^__^ Watashi ni xx Shinasai tem uma capa perversinha demais para um mangá supostamente infanto-juvenil, e Kamikami Kaeshi é sobre uma menina que ficou trancada por treze anos, ou seja, sua vida inteira, e tem deuses morando em seus cabelos... Esse também me deu curiosidade. Em josei, domínio é de Paradise Kiss, que nem teve republicação com uma capa mais bonita, porque o filme estreou no dia 4 de junho (*acho*). Há três Harlequin, Do Da Dancin’ que não sai do top 10 nem com reza brava (^__^) e Gozen 3-ji no Kikenchitai liderando.

SHOUJO
1. Vampire Knight #14
2. Machi de Uwasa no Tengu no Ko #8
3. Watashi ni xx Shinasai! #6
4. Megane Café Glass
5. Mei-chan no Shitsuji #15
6. Kamikami Kaeshi #1 
7. Junai Labyrinth #4
8. Junketsu + Kareshi #2
9. Sabagebu! #1
10. Mayuri no Kyoufu

JOSEI
1. Gozen 3-ji no Kikenchitai #3
2. Paradise Kiss #1
3. Totsuzen…Kekkon!
4. Itsuari no Kifujin
5. Paradise Kiss #2
6. Paradise Kiss #3
7. Paradise Kiss #5
8. Hiru Sagari no Yuuwaku
9. Do Da Dancin'! - Venice Kokusaihen #9
10. Paradise Kiss #4

sábado, 18 de junho de 2011

Turismo Otaku em alta: Japan Anime Map lançado no Japão



Imagine que você assistiu um anime e viu algum lugar interessante. Tipo a estátua do cachorro de Shibuya que aparece em Super Gals! Kotobuki Ran. Daí, você quer visitar, mas não sabe como... Pois bem a The Japan National Tourism Organization (JNTO) anunciou na sexta-feira o lançamento de um mapa em inglês (*sim, pessoal, em português ainda não tem*) com vários lugares mostrados em animes famosos e como chegar. O mapa tem as dimensões de 60X40 cm aberto e dobrado de 10X20 cm. Segundo o ANN, o mapa recebeu uma tiragem de 10 mil cópias, mas pode, também, ser baixado gratuitamente pela internet. O anime traz lugares reais mostrados em animes como Lucky Star, Summer Wars (*o mangá sai aqui pela JBC*), Suzumiya Haruhi, dentre outros; museus e parques temáticos relacionados ao universo dos mangás e da animação; as melhores lojas, eventos, etc. Vale a pena ter, nem que seja na sua coleção.

Novo mangá da autora de Hanakimi



Segundo o Manga News (*via ANN*), a autora de Hanaimi (花ざかりの君たちへ), Hisaya Nakajo, vai lançar um novo mangá. O título da história, que terá dois capítulos, é Wild Kiss. O primeiro capítulo, com 44 páginas, será publicado em 5 de julho, já o segundo sairá em 20 de julho. Nenhuma surpresa, afinal, vem aí mais um dorama baseado em Hanakimi e Hisaya Nakajo fica em evidência. Como promoção do dorama, que estréia no dia 10 de julho, Nakajo desenhará a capa da Hana to Yume #15, na qual estréia seu mangá. Acredito que teremos mais um gaiden de Hanakimi em breve, especialmente se o dorama emplacar. Sobre Hanakimi eu lamento quatro coisas:

1. Da autora não ter conseguido emplacar outro sucesso depois. Assim, Nakajo fica rotulada como mangá-ka de uma obra só. Veja que Natsuki Takaya (Fruits Basket) e Kamio Yoko (Hana Yori Dango) já conseguiram exorcizar isso, mesmo que não tenham conseguido emplacar um mega sucesso de vendas, até porque, isso é muito raro.

2. Que a arte do mangá oscile tanto no final e que a qualidade da história também tenha sido irregular. Nakajo cansou, mas deve ter sido obrigada a esticar. Mesmo caso de Kamio Yoko com Hanadan.

3. Que Hanakimi ainda não tenha tido o seu merecido anime, porque tinha tudo para ser um sucesso, e ainda poderiam tirar muita gordura da história sem perda de qualidade, compensando os problemas (*que eu vejo*) no final do mangá.

4. Que esse mangá não tenha aparecido aqui no Brasil. Isso, sim, é uma grande lástima!

Vídeo com o elenco de Ouran Host Club



Agradecimentos à Lina que desencavou um vídeo com o elenco d eOuran no Youtube. Segundo ela, não é o que está bloqueado no site, não. Aliás, visitem o site da Lina e vejam o post que ela fez sobre o novo dorama de Hanakimi.

Mostra de Animação Japonesa na Caixa Cultural - Rio de Janeiro: O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon



O Matheus Peçanha me enviou um e-mail falando desse evento no Rio de Janeiro. Mostra, palestras, cursos, debate... enfim, parece que vai ser muito legal mesmo. Estou postando o release e espero que o pessoal do Rio de Janeiro possa aproveitar. O link do evento é este aqui. Eis o texto:
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a 3 Moinhos Produções apresenta, de 28 de junho a 10 de julho, a mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” com 18 longas-metragens de animação. Esta mostra, além da cinematografia de Miyazaki, se expande para as obras de Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, ambos também marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá também um curso sobre a obra de Miyazaki, em quatro aulas, e uma oficina de Mangá, ambos com inscrições gratuitas. A oficina pretende abordar noções de desenho, espacialidade e estilo de narrativa através do desenho impresso. Os alunos produzirão os seus próprios mangás durante as aulas, ao mesmo tempo que participarão de um estudo estético de um autor de mangá.

Apesar da animação japonesa ser sempre associada ao termo anime, tal termo hoje não se refere genericamente a qualquer animação produzida no Japão, e sim a um estilo fortemente arraigado e de características marcantes, como os populares olhos grandes e a animação econômica e de movimentos expressivos.

A consolidação deste estilo veio da adaptação da arte aos prazos curtos e pequenos orçamentos das séries televisivas nipônicas. Porém o mesmo processo industrial que criou o estilo anime também gerou insatisfações entre os artistas e correntes contrárias a essa forma de produzir. Esses "transgressores" do sistema japonês optaram pela animação de apelo autoral em longas-metragens cinematográficos para fugirem da massacrante produção de séries televisivas.

A criação do Studio Ghibli, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, que tinha como proposta ser "um vento que varresse a cabeça dos artistas" mostrou que tal forma de trabalho era possível, e criou seguidores. Obras produzidas antes e depois da fundação do Studio Ghibli, como Nausicaä do Vale dos Ventos e Meu Vizinho Totoro abriram caminhos para o surgimento de Akira, o filme fenômeno de Katsuhiro Otomo, e para a breve e bela cinematografia de Satoshi Kon e o seu mundo de sonhos em Paprika.