terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Fechando os trabalhos em 2013
terça-feira, 31 de dezembro de 2013 at 10:21 PM
Vote no Shoujo Café!
at 7:59 PM
P.S.: Acabei de confirmar que o primeiro ano foi 2009!!!!! O tempo voa mesmo.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Mangá sobre a vida nos tempos da II Guerra estréia na revista Be Love
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 at 9:36 PM
Ranking da Oricon
at 8:19 PM
Paródia de Sayuki em Drama-CD
at 7:39 PM
sábado, 28 de dezembro de 2013
Comentando A Patch of Blue (1965)
sábado, 28 de dezembro de 2013 at 11:24 AM
Anteontem, assisti a um filme chamado A Patch of Blue (1965), no Brasil recebeu o título de Quando só o Coração vê. Acho que não o conhecia, não me lembro realmente de ter ouvido falar dele, mas estava em uma lista de “filmes cabeça” do IMDB que alguém jogou lá no blog da Lola. Bem, não se trata de um “filme cabeça”, no sentido de ser intelectualmente exigente, ainda que eu acredite que qualquer filme ofereça algo para análise, é um filme muito mais próximo do dramalhão do que de um filme árido ou chocante, como outros na mesma lista. A história e a execução são para fazer a gente chorar fácil, fácil, pois a “ceguinha” Elizabeth Hartman e sua vida mundo cão são de destroçar com qualquer um. Fora isso, a película toca na questão do racismo e da intolerância, e contrapõe uma classe média negra educada ao lixo branco que, mesmo vivendo em condições degradantes, moral e economicamente, ainda se sente superior aos negros por conta da sua cor de pele.
Meu marido até debochou dizendo que era muito “mundo cão” para ser levado a sério. No entanto, quando vemos notícia como esta aqui (Mãe que teria vendido virgindade da filha por R$ 50 é procurada no Rio), a crueldade de Rose-Ann é absolutamente plausível. Para se ter uma idéia, ela também vendeu a virgindade da filha, já adolescente, e, no final, é dado a entender que ela pretende prostituir a menina. Sim, é um filme com uma vilã, a mãe monstro, que oprime, explora e castra a filha. Além de Selina, a outra mulher em tela, Sadie (Elisabeth Fraser) é parceira de trabalho de Rose-Ann e não se cansa de ridicularizar e ofender a menina. Bechdel Rule cumprida sem problemas, já que a conversa das duas é quase sempre sobre Selina, ou sobre trabalho.
Primeiro episódio de Hana Yori Dango americano no ar
at 12:17 AM
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Brinde de Madame Petit com a revista Betsuhana
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 at 11:55 PM
Novo mangá de Kaori Yuki
at 11:32 PM
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Prequel da Terceira Temporada de Sherlock está on line
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 at 12:13 AM
Ontem, eu tive o prazer de assistir a prequel da terceira temporada de Sherlock. Trata-se de um episódio delicioso de 7 minutos no qual Lestrade é convencido por um sujeito obcecado por Holmes que o famoso detetive está vivo e voltando para Londres. O cara mostra para o policial uma série de evidências, isto é, crimes resolvidos em várias partes do mundo nos últimos meses, começando no Extremo Oriente e terminando na Europa. Lestrade se mostra cético, mas fica com a pulga atrás da orelha...
Se você está no Rio, não perca essas exposições!
at 12:00 AM
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Presente de Natal: dois mangás da Ribon vão virar anime
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013 at 12:48 PM
Trailer da Segunda Temporada de Silver Spoon e alguns comentários sobre a primeira
at 10:20 AM
Ontem começou a circular o trailer da segunda temporada de Gin no Saji (銀の匙) ou, como é mais conhecido, Silver Spoon. A série animada é baseada no mangá da aclamada autora Hiromu Arakawa, do mega sucesso Full Metal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi/鋼の錬金術師). Campeã de vendas no Japão, eu já desconfiava que o anime não ficaria nos 11 episódios. Mas por que estou comentando sobre essa série? Bem, depois de anos, estou assistindo uma série shounen, neste caso, Silver Spoon.
Não sei se esse sentimento é comum entre os japoneses da cidade, mas o sociólogo Norbert Elias discutiu em um de seus livros (*Se não me engano, o volume 1 do Processo Civilizador*) como o processo civilizador teve como uma das suas vertentes o dissociar o animal, que sangra, que sofre, daquilo que se come. Que da tradição medieval européia de expôr sobre as mesas a caça completa, se vai passando para a apresentação da carne higienizada em pratos elaborados. Não se tratava, claro, de preocupação com o animal, mas de demonstração de refinamento, de colocar em evidência um conceito de educação que estava se constituindo em discursos e práticas. Enfim, até o momento, não há discussão sobre direitos dos animais, a única discussão introduzida foi a de produzir carne sem acréscimo de hormônios e outras coisas. A discussão é travada entre um terceiro anista, defensor da criação de animais livres de químicos, e sua irmã, uma rara personagem feminina obesa, que diz que no mundo moderno e de produção em massa isso é uma utopia. São questões mais que pertinentes, dado o perfil da série.
É isso. Se puder, dê uma olhadinha em Silver Spoon. É legalzinho. Talvez, eu até pegue o mangá. A autora tem outra série com temática rural, o meio auto-biográfico Hyakushou Kizoku (百姓貴族), que é um shoujo mangá. Enquanto isso, aguardo informações sobre o novo anime de Sailor Moon (セーラームーン)...
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Feliz Natal!
terça-feira, 24 de dezembro de 2013 at 11:28 PM
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Revista Da Vinci elege os melhores mangá-kas do Japão
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 at 6:54 PM
Yun Kouga volta a publicar Loveless
at 6:31 PM
domingo, 22 de dezembro de 2013
Jogo de Chihayafuru lançado no Japão
domingo, 22 de dezembro de 2013 at 12:50 AM
Foi lançado no Japão, junto com o volume #23 de Chihayafuru (ちはやふる), um deck com 100 cartas de karuta. Se entendi bem, junto com o jogo vem um guia para iniciantes, ou seja, praticamente toda a humanidade. ^_^
Nyanko-sensei ganha mangá solo
at 12:33 AM
Nova edição especial da Hana to Yume
at 12:20 AM
sábado, 21 de dezembro de 2013
Switch Girl!! chega ao fim na Margaret
sábado, 21 de dezembro de 2013 at 9:59 PM
Shueisha disponibiliza centenas de títulos on line
at 9:46 PM
Terceiro gaiden da Rosa de Versailles em janeiro
at 7:48 PM
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
JBC anuncia o mangá de Sailor V
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013 at 10:06 AM
Ontem, a JBC anunciou o mangá de Sailor V ou code Name wa Sailor V (コードネームはセーラーV). Acredito que foi pelo Twitter, porque não achei informação na página da Henshin. Sei que todo mundo já anunciou, mas, bem, o Shoujo Café está em marcha lenta e o motivo se chama Júlia. :) Voltando ao assunto, não é surpresa que anunciem Sailor V, afinal, a série meio que tem sido lançada em pacote com Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン) em outros países, como os EUA. A série funciona como uma prequel de Sailor Moon e é simpática. A edição deve seguir o padrão de dois volumes dos relançamentos.
O vídeo Diário de Sailor Moon anunciou que Genshiken #6 terá duas capas, uma normal, outra para colecionadores. Imagino que a segunda seja mais cara, só que, normalmente, edições de colecionador tem algo mais do que capa diferente. Sei lá... estou colecionando Genshiken (げんしけん) e Thermae Romae (テルマエ・ロマエ) da editora. O problema é que só encontrei aqui em Brasília - quer dizer, meu marido foi buscar para mim - o volume #1... Imagino que outros já tenham saído, aliás, acabei de confirmar na página da Saraiva... :(
Voltando à Sailor V, saíram as imagens da Figuarts Zero da Sailor Vênus. E, bem, ficou linda. Tem até a possibilidade de colocá-la com a máscara da Sailor V (*foto do S.O.S. Sailor Moon*). O uniforme, vocês sabem, ou saberão, é diferente no mangá da Sailor V e no de Sailor Moon.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Ranking da Oricon
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 at 11:59 PM
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Takara e Sanrio celebram os 40 anos de Hello Kitty
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 at 6:01 PM
































































































